Mochilão na Europa | Como começar a planejar sua viagem

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Jan 04, 2017 12:00 pm
Imagem

Viajar é uma das minhas grandes paixões e me aventurar não fica muito para trás! Eu adoro fugir da rotina, experimentar coisas novas, me desafiar e expandir meus horizontes. Confesso que nas minhas viagens – até agora – nunca passei por perrengues porque na maioria das vezes estava com os meus pais. Mas agora tudo mudou!

O meu namorado vai fazer intercâmbio, pela faculdade, em Portugal, então pensamos: “Por que não fazer um mochilão pela Europa antes das aulas começarem?”. Dito e feito. Corremos atrás desse nosso sonho e em breve tudo se tornará realidade. O único porém é que como a gente que inventou essa viagem, nós mesmos que vamos pagá-la! Você já deve estar imaginando então como o nosso orçamento está bem apertado, né?! Ah, e tem mais! O resultado do processo seletivo do intercâmbio só saiu em dezembro, ou seja, tivemos que planejar tudo muito em cima da hora! Uma verdadeira loucura!

Dentro desse contexto, separei algumas dicas de planejamento para quem quer fazer um mochilão e assim como a gente tem um orçamento super apertado.

1. Escolha os países que você quer conhecer

Analise quantos dias você tem disponíveis para a viagem, quais países você quer conhecer e quantos dias deseja passar em cada um. Acho importante tomar cuidado para não ficar pouco tempo em algum lugar, não conseguir aproveitá-lo e sair de lá meio arrependido. Na verdade, ainda não sei se irei me arrepender de algo assim, mas isso eu conto depois, ao longo da viagem.

O nosso roteiro está assim:

Chegada: Lisboa - vou no mesmo dia para Madrid.
Madrid- 3 dias.
Barcelona- 4 dias.
Munique- 3 dias.
Praga- 2 dias.
Berlim- 4 dias.
Amsterdã- 4 dias.
Faro- 8 dias (A faculdade é em Faro. Ficaremos esse tempo todo por lá porque era o dia que a passagem por milha estava mais barata. Pretendemos conhecer outras cidades do Algarve durante esses dias).
Volta: Lisboa.

Total: 32 dias de viagem.

2. Planeje tudo que possível com antecedência

Se você começar a pesquisar passagem cedo, com certeza os preços não estarão tão altos. No nosso caso, compramos com menos de um mês de antecedência, então o preço não foi dos melhores. Por sorte eu consegui transferir meus pontos do cartão de crédito American Express para a Azul Linhas Aéreas, então consegui tudo por milha! Assim que fechamos a passagem, corremos contra o tempo e começamos a planejar todo o resto.

3. Faça roteiros

Pesquise muito sobre as cidades que você vai conhecer e veja tudo o que tem para fazer lá, assim como os preços das atrações (o Falando de Viagem me ajudou muito nessa parte). Caso você tenha poucos dias - já que todo mochilão é uma viagem corrida - coloque as atrações em ordem de prioridade e também de proximidade, pois isso vai otimizar muito o seu tempo! Eu pesquisei todos os lugares que gostaria de conhecer, coloquei no Google Maps e esquematizei mais ou menos o que eu pretendo fazer em cada dia!

4. Fuja do comum para economizar

Eu não sei se foi porque estava muito em cima da hora, mas achei os preços dos trens altíssimos. Fora que fazer mochilão de trem todo mundo faz, então gente resolveu inovar (mentira, foi o orçamento nos obrigou! rs). Vamos nos locomover de um país para o outro de ônibus e avião! A Europa tem várias companhias low costs com voos bem baratinhos (menos de 50 euros), e ônibus então nem se fala! Uma passagem de trem estava em média 85 euros e o mesmo trecho de ônibus saindo por 15 euros. Pode até demorar mais e não ser tão bacana, mas com o budget limitado essa foi nossa saída.

Quem tem cidadania europeia (como eu) tem um desconto significativo no passe de trem que você pode andar por vários países, o Interrail Global Pass. Mas ainda assim no nosso caso saía mais caro do que comprando cada trecho separadamente. Compramos todas as passagens no site Go Euro, que eu recomendo muito! Ele compara os preços dos trens, ônibus e voos em uma só busca!

Nossos trechos serão feitos assim:
- Lisboa- Madrid: Ônibus (28 euros).
- Madrid- Barcelona: Avião (47 euros).
- Barcelona- Munique: Avião (47 euros).
- Munique- Praga: Ônibus (15 euros).
- Praga- Berlim: Ônibus (19 euros).
- Berlim- Amsterdã: Trem (39 euros).
- Amsterdã- Faro: Avião (66 euros).

5. Compre um mochilão e leve pouca bagagem

A maioria dessas companhias aéreas low cost não aceitam despachar bagagem e todos esses serviços “extras” podem ser cobrados, tais como: check-in, mala de mão, comida e etc. Então é importante que você leia bem os termos e condições antes de comprar sua passagem! Eu escolhi voos em que para despachar mala é preciso pagar uma taxa quase do mesmo preço que o voo, mas que bagagem de mão é permitida. Estou rezando para a mochila contar como bagagem de mão, rs. Fora isso, a graça de fazer mochilão é ir de mochila mesmo, né?

Você encontra mochilas nesse modelo em lojas de departamento ou lojas de artigos de esportes e a faixa de preço é bem variada! Algumas são mais completas, têm mais compartimentos, regulações para as costas e para a altura, capa de chuva, e outras são mais simples. Veja o que é melhor para você de acordo com o quanto quer gastar. Escolher uma boa mochila é um investimento. Fora isso, o mais importante é: leve apenas o extremamente necessário para não ficar carregando muito peso à toa. Faça a mala com calma e em etapas, procure levar coisas que não amasse e que poderá usar várias vezes. Artigos para nécessaire em tamanho pequeno também é uma ótima pedida.

6. Procure hospedagem barata

O que não faltam na Europa são boas opções de hostels e albergues por um preço bem atrativo. No quesito hospedagem eu sou talvez um pouco mais exigente e preferi ficar em acomodações privativas - e não naqueles quartos com 16 pessoas para dividir 1 banheiro - que são bem mais baratos! Mesmo assim não saiu caro. A única coisa que me preocupa é que nenhum dos hostels é no centro da cidade, então eu vou sempre demorar pelo menos meia hora para chegar a qualquer atração. Fora o dinheiro com transporte (em alguns casos terei que pegar mais de um ônibus para chegar ao centro). Então ainda não posso confirmar se o custo-benefício vai valer a pena. Mas resolvi arriscar e depois conto aqui como foi.

7. Organize seu dinheiro

Eu ainda não posso dizer que deu certo né, mas em relação ao dinheiro vou fazer assim: peguei todos os meus euros, que economizei nos últimos meses, e dividi pelo número de dias, o que deu aproximadamente 50 euros por dia para tudo: transporte + refeições + atrações. Vou ter que levar tudo em espécie mesmo, porque fui a vários bancos e todos descontinuaram aquele cartão pré-pago internacional, que você recarregava aqui e pagava o mesmo IOF do dinheiro em espécie. Como a regra mudou e o IOF desse cartão agora é o mesmo do cartão de crédito, não tem mais sentido levar um.

Ah e não pretendo fazer compras na viagem! Caso o dinheiro não seja suficiente para toda a viagem, levarei um cartão de crédito de emergência, mas realmente pretendo não usá-lo!

Então é isso gente! Assim foi toda minha organização e planejamento pré-viagem. Dia 5 eu embarco e rumo ao meu tão sonhado mochilão pela Europa! Estou muito ansiosa e feliz com essa viagem!

Espero que vocês tenham gostado das dicas e se animem também! Ah, e quem tiver dicas ou relatos de experiência para me dar, será ótimo! Quanto mais, melhor! Tomara que dê tudo certo. Torçam por mim!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 04, 2017 12:15 pm
A fase mais intensa de minha vida de viajante foi com uma mochila nas costas!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 04, 2017 12:18 pm
Que máximo seu mochilão, Maria!

Realmente eu acho que todo jovem tem que se jogar assim e fazer uma viagem dessa! Experiência única de vida!

Vou acompanhar sua viagem! Pra mim os maiores desafios seriam me manter com 50 euros por dia e fazer a mala, ou melhor, a mochila

Vai nos atualizando aqui! Boa viagem!!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 04, 2017 1:02 pm
Viagem bem planejada como a sua tem tudo para dar certo. Claro que imprevistos acontecem, mas achei muito bem montada a viagem.

Boa viagem :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 04, 2017 1:34 pm
Acho que 50 euros/dia/pax dah para levar. Eu gostaria era de saber mais da experiencia de hospedagem e os custos.

Minha maior dificuldade seria mesmo colocar em uma mochila tudo para um mes de viagem.

Minha experiencia como mochileiro eh nenhuma.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Jan 04, 2017 1:44 pm
Primeira vez que fui para a Europa foi assim de mochilão, a segunda fui de motorhome.

Boa viagem @Marysimoes, seu post me deu saudades daquela primeira viagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 04, 2017 1:48 pm
Minha maior dificuldade seria mesmo colocar em uma mochila tudo para um mes de viagem.
Fabio,

Levam-se roupas para 10 dias e vai-se lavando/secando ao longo da viagem.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 04, 2017 2:04 pm
Baran, mesmo isso seria um problema para mim. Alem de outros itens que nao podem ser levados em bagagem de mao de avioes como tesoura de unha e sacarrolhas.

Quando viajo soh com a roupa do corpo para os USA eh porque vou para a casa do meu irmao, onde jah tenho ateh meu proprio armario. Para a Europa, onde tudo eh mais caro, sempre levei tudo. Meu recorde de permanencia no Velho Mundo eh de 18 dias.

Por isso serah otimo ler o relato apos a viagem.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 04, 2017 2:09 pm
Eu sempre despachei minha mochila.

Mas, cada pessoa, em cada fase da vida, tem suas necessidades. Eu corto minhas unhas com cortador de unhas, que pode vir na bagagem de mão. Nunca precisei de um saca-rolhas em uma viagem, mas quando se tem vinte e poucos anos uma caneta Bic sem carga dá conta do recado. :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 04, 2017 2:20 pm
Despachando eh tranquilo. Ateh porque dah para despachar uma grande e levar uma menor a tiracolo.

No caso minha duvida eh porque ela nao pretende despachar.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio