Como se proteger do frio em um mochilão pela Europa no inverno?

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Fev 20, 2017 10:45 am
Como se proteger do frio em um mochilão pela Europa no inverno?

Imagem

Para quem não gosta muito de frio – como eu - a única vantagem de ir para a Europa no inverno são os preços serem bem mais baixos. Entretanto, não vou mentir, eu sofri sim com o frio. Se você não tiver outra opção de data, óbvio que é sempre melhor viajar do que ficar em casa, mas se você puder escolher outra época, eu aconselharia. Não só pelo frio, mas também pelos dias curtos e quase sempre nublados. Normalmente em um mochilão você não fica muitos dias em um só lugar, e dependendo do país amanhece às 8:00 e escurece às 16:30, então são poucas horas de luz do dia para conhecer parques e andar pelas ruas.

Mas considerando que essa seja sua única opção (como foi a minha), como se proteger do frio para aproveitar melhor?

Como em uma mochila não dá para botar muita coisa, a dica aqui é levar as coisas certas. Na minha mochila tinha que ter roupa para 16 graus e -11 graus, o que é uma diferença muito grande, mas é possível sim escolher roupas que atendam a todas às necessidades. Então vamos às dicas:

Aqueça as extremidades

Geralmente, os locais que as pessoas mais sentem frio são as mãos, os pés e as orelhas, então vale a pena investir em acessórios que vão realmente aquecê-los. Leve gorros, tapa orelhas, luvas, meias térmicas e botas bem quentinhas. Na minha opinião, tudo que tem pelinhos aquece bastante, mas se você não tiver uma bota revestida de pelos, existem palmilhas com pelo de cabra que são igualmente eficazes. Em relação à mão, é muito desagradável ter sua mão quase congelada para tirar uma foto. Uma dica é comprar uma luva touch screen e usar embaixo de uma luva mais grossa, pois as luvas touch screen do mercado não são tão boas para realmente deixar a mão quentinha. Mas vale a pena ter, para que na hora da foto você não tenha que ficar com a mão diretamente exposta.

Leve hidratante e protetor labial

Quando você viaja para o frio, os hidratantes são seus melhores amigos, principalmente na Europa, onde alguns países têm um clima bem seco. O frio realmente dá a sensação da pele craquelando, podendo até abrir feridas (como aconteceu com o meu dedo da mão e me fez até comprar uma pomada). E o banho fervendo que tomamos também não ajuda. Leve sempre hidratante para o corpo, mãos e principalmente para o rosto, pois é uma área que inevitavelmente fica mais exposta ao frio. Leve sempre também um protetor labial e não esqueça de repassá-lo constantemente, a boca é uma das primeiras a rachar com o frio.

Leve uma balaclava

Confesso que eu saí do Brasil com muita vergonha dizendo que não ia usá-la de jeito nenhum, mas quando cheguei no frio, eu nunca amei tanto uma peça de roupa. A máscara de ninja é ótima para quem é muito friorento (como eu). Ela salvou minha vida nessa viagem e melhorou em 100% minha qualidade de vida no inverno, ela realmente alivia muito a sensação ruim que o frio provoca.

Leve apenas um casaco

Em um mochilão, o objetivo é levar pouca roupa para não carregar muito peso. Eu levei dois casacos e me arrependi muito. Você não vai sair com os dois casacos ao mesmo tempo, então um sempre estará apenas ocupando espaço na mochila. Faça uma escolha inteligente, pense na cor, tamanho, se realmente esquenta e leve apenas um – de preferência o mais quente e que combine com tudo.

Invista nas meias e blusas de lã

Eu, particularmente, odeio segundas peles, e por isso não uso. Prefiro levar meia calça de lã e colocar embaixo da jeans. Juro que esquenta muito mais! Esquenta não só as pernas, como os pés também. E faço o mesmo com as blusas. Levo blusas de lã menores, e mais apertadas, e boto por cima outra blusa de lã mais larga, que fica como um suéter. Assim não passo frio no corpo nunca! E o bom disso é que tudo é que não ficam aquelas segundas peles ocupando espaço na mala à toa. Na Alemanha, República Tcheca e Holanda eu usava as duas blusas juntas porque era muito frio. Já em Portugal e na Espanha, as minhas opções dobravam, porque eu podia sair só com uma blusa – mas não poderia sair só com a segunda pele.

Conclusão

O seu mochilão será incrível independente da época em que será feito, mas o inverno exige umas preparações básicas para que você não sofra com o frio. Com essas dicas você vai tirar de letra! E só mais uma coisa: os dias no inverno europeu são muito curtos e a gente tem que aproveitar cada segundo. Não dá para dormir em euro! Mesmo que você não esteja acostumado, que odeie mais do que tudo acordar cedo, que não funcione antes de 10 da manhã, faça um esforço e se planeje para sair do quarto junto com o sol, ou seja, aproximadamente 8 da manhã. Assim você pode dizer que aproveitou realmente tudo que podia aproveitar. Com as roupas certas e os acessórios certos o seu tempo no frio será o mais agradável possível.

Boa viagem!

E você, já foi para a Europa no inverno? Tem dicas de como se proteger? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Fev 21, 2017 10:53 am
Frio pode estragar uma viagem se você não estiver bem protegido! Pra mim, boas meias é o mais importante! rs Se meu pé está gelado eu fico toda gelada!

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Fev 24, 2017 10:12 am
Vídeo: Mochilão pela Europa 2017 http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=10&t=14484" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio