Eurail Pass: o que é e como funciona o passe de trem para viajar pela Europa

Troca de informações sobre meio de transporte na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Jun 04, 2014 10:30 am
Imagem

Visão geral

A Europa é um lindo continente e quem vai para lá dificilmente visitará apenas uma cidade. Muitas vezes nossos roteiros nos levam não apenas a muitas cidades, mas muitos países. A tentação é muito grande e para efetuar esse deslocamento existem basicamente 4 meios de transporte: avião, carro, ônibus ou trem. Nesse texto, falaremos sobre o Eurail.

Consideramos que para nos deslocarmos, principalmente entre as grandes cidades, o trem é a melhor forma. Os aeroportos europeus costumam ser distantes dos grandes centros, é necessário chegar com antecedência para os procedimentos de check-in e segurança e os aviões são apertados. Os ônibus são lentos e não muito confortáveis. A locação de veículos é cara na Europa, assim como o combustível, o estacionamento e os pedágios.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Além disso, o trânsito nas grandes cidades pode ser caótico e tirar seu bom humor bem nas suas férias. Já os trens europeus são rápidos, confortáveis e incrivelmente pontuais. Enquanto que para um voo é preciso chegar com uma ou duas horas de antecedência, além de considerar a distância do aeroporto até seu hotel, para um trem chegar com 15 minutos de antecedência na estação é mais que suficiente, pois você levará sua bagagem consigo. Não existe o risco de extravio e nem demora na restituição.

A grande maioria das estações ferroviárias europeias nas grandes metrópoles pode ser alcançada em menos de 20 minutos por transporte público. Perde-se bem menos tempo. Nas pequenas cidades às vezes são apenas 5 minutos de táxi.

Caso seu roteiro inclua diversas cidades a melhor maneira de aproveitar toda essa praticidade sem gastar muito é adquirindo o Eurail Pass, que é um passe de trem vendido em diversas modalidades que permite utilizar o sistema ferroviário de até 27 países por um determinado período contratado.

Aqui você pode ver quais os países fazem parte do sistema Eurail: https://pt.eurail.com/trains-europe

Aqui você pode ver as modalidades de passes existentes: https://fdv.im/EurailPass

Nós viajamos pela Europa utilizando um Eurail Global Pass, que nos permitia utilizar o sistema ferroviário por até 10 dias a nossa escolha dentro de um período de 2 meses. Com ele nós percorremos 5 países.

Como comprar

A compra pode ser feita no próprio site. Basta escolher o passe que mais tenha o perfil de sua viagem, selecionar a quantidade de passes e inserir o número de seu cartão de crédito. Crianças abaixo de 4 anos viajam gratuitamente.

O envio para o Brasil é gratuito e em poucos dias você estará recebendo seu kit via Fedex.

Ele é composto de um mapa ferroviário, um manual de utilização, a fatura de compra e o passe propriamente dito. Uma grande vantagem é que você pode solicitar seu guia de utilização em português.

Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer

Veja as imagens do kit:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como programar sua viagem

No próprio site Eurail existe uma tabela de horários de todos os trens que fazem parte do sistema. É muito simples utilizar. Basta inserir a data, origem e destino e as opções de trajeto são imediatamente mostradas. Com isso fica muito fácil planejar seu deslocamento com antecedência.

Veja aqui a tabela de horários: https://pt.eurail.com/plan-your-trip/timetables

A próprio sistema explica o tipo de trem e quais comodidades possuem, como vagão restaurante. Ele indica também se o trem precisa ou não de reserva prévia.

Como utilizar o passe

Antes de utilizar o passe é preciso prestar atenção a detalhes importantes.

- Valide seu passe em um guichê de qualquer estação ferroviária dos países signatários.
- Preencha seus dados pessoais na capa do passe.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a data da utilização no campo específico.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a origem, destino e horário do trem que irá utilizar.

A não obediência a esses procedimentos pode ensejar multa na hora da conferência das passagens.

Após esses procedimentos, embarque no trem sem qualquer burocracia. Caso haja alguma conferência de passagens, essa será feita a bordo com o trem já em viagem.

Alguns trens, como o TGV e Thalys, exigem reserva prévia. Ela pode ser feita em qualquer estação ferroviária signatária mediante o pagamento de uma taxa de reserva que irá variar de acordo com o percurso e classe utilizados.

Como são os trens

Existem diversas variedades de trens no sistema Eurail, mas podemos resumir nos três principais tipos.

- Os trens de alta velocidade, como o TGV, Thalys e ICE. São muito velozes, confortáveis e contam com vagão bar. Quem estiver viajando em primeira classe no TGV Lyria, por exemplo, terá direito a um serviço de bordo semelhante ao de uma companhia aérea em classe econômica.

Veja algumas fotos do TGV Lyria:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Os trens convencionais, como o IC. Não são tão rápidos como os de alta velocidade, mas ainda assim viajam a uma velocidade média superior a 160 km/h. São mais espaçosos e confortáveis que os de alta velocidade. A grande maioria está equipada com vagão restaurante completo. Os ICs operados pela empresa austríaca OBB, por exemplo, oferecem Wi-Fi gratuito.

Conheça o interior de um trem InterCity:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Os trens regionais, como o TER. São um pouco mais lentos, mas usados para ligar cidades pequenas aos hubs em percursos inferiores a uma hora, em geral.

Veja a foto de um TER:

Imagem

Conclusão

Adoramos atravessar a Europa de trem. Foi uma excepcional oportunidade de ver paisagens belíssimas enquanto nos deslocávamos entre as cidades de nosso roteiro. O conforto era tão grande que mesmo após horas de viagem não chegávamos cansados.

Vale muito a pena optar pelo trem para conhecer a Europa. Como o Eurail Pass o custo deste deslocamento ficará bem mais razoável.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

E você, já viajou de trem pela Europa? Utilizou o Eurail Pass? Em qual modalidade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 04, 2014 10:51 am
Sac------ Fábio... eu pensando que ia andar de Maria Fumaça na Europa... com aquele cheirinho de lenha e o apito fiuiiiii quando, depois de 275 horas de viagem, entre Paris / Roma....
Aí tu me vens que este tópico de trem bala....
Quem mora no Rio treme de medo de qualquer coisa que tenha "bala" no nome... :lol: :lol:
Show a reportagem, perfeita.. parabéns..
Vai me ajudar em muito no meu planejamento para o ano que vem... ;)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 04, 2014 10:57 am
Dúvidas:
O passe que vc comprou, 10 dias, no período de 2 meses...
- Se eu saio de uma cidade à noite e chego noutra no dia seguinte, tendo a viagem durado apenas 8 horas... eles vão considerar 2 dias (saída num dia, chegada noutro) ou apenas 1 dia (8 horas, são menos que 24 horas ) ???
- O número de países deste teu passe é ilimitado ???
- Dentro do mesmo dia, eu posso viajar por várias cidades, tipo chegar em Roma num dia e neste mesmo dia partir para Veneza (se em Veneza for servida por estes trens) e eles vão considerar 1 dia apenas ???

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 04, 2014 11:00 am
Eu ainda não viajei de trem pela Europa, mas cada vez tenho mais vontade. Ficou bem completa a matéria!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 04, 2014 11:02 pm
Sou frustrada por ainda n ter tido a experiência de viajar de trem pela Europa!

Achei um mááááááximo esse! outro nível em....

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 05, 2014 12:12 am
Zardox, respondendo suas perguntas.

- O que vale eh o horario de partida. Se voce saiu as 23:59 de 5/6 deve marcar 5/6 e isso valera ate o fim daquele trecho. Mas se voce for fazer uma conexao para prosseguir viagem tera que marcar 6/6 ao pegar o trem seguinte.

-Existem diversas modalidades de combinacao de paises. No meu caso a limitacao era de 10 dias em um periodo de 2 meses, mas sem limite de paises.

-Ao marcar 5/6 voce podera usar quantos trens desejar naquela data. Para ir de Munique a Annecy eu tive que pegar 4 trens.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 05, 2014 8:12 am
Vlw Fábio...
Parabéns pelo tópico... trabalho de profissional...
Eu tentando conciliar as férias da família para ver se em jul/ago do ano que vem nós façamos uma turnê pela Europa...
A "pesquisa de opinião" com as 5 pessoas da família, estava em 4 x 1, sendo o 1 meu voto por viajar de avião...
Mas.. a sua reportagem está me fazendo refletir melhor.. de repente, trajetos noturnos, inter países, nós consigamos maximizar os dias da viagem... deve ser uma coisa maravilhosa vc começar o seu primeiro gole de café da manhã num país, e terminar o último em outro.. com a paisagem ao fundo...
Só uma última dúvida: os trens balançam por causa da velocidade ou rolam suave ???

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 05, 2014 9:16 am
Obrigado Zardox .

Eu acho melhor optar por um roteiro entre paises contiguos e nao precisar passar a noite em trem. Se voce elaborar um roteiro inteligente passara poucas horas por dia em um trem. No meu caso, meu roteiro era determinado pelas parcerias que precisavam ser visitadas e por isso alguns trajetos longos demais.

Exemplos de distancia:

Paris - Bruxelas : pouco mais de uma hora
Munique- Zurich : 3 horas
Budapeste - Viena : 2 horas
Geneve - Paris : 3 horas

E isso eh distancia de centro a centro. Voce embarca e desembarca em regioes centrais das cidades.

Quanto ao balanco, em algumas curvas eh possivel sentir algum balanca, mas em 99% do tempo eh bem estavel e nunca vi caso de pessoas enjoando.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 05, 2014 10:02 am
No tempo em que morei na Suíça viajava de trem praticamente todo final de semana.

É uma viagem gostosa de fazer. Além do conforto, que é maior que em um avião, pode-se apreciar a paisagem.

Eu não faria Lisboa-Viena de trem... é muito chão... mas distâncias como Genebra-Paris são totalmente factíveis. De avião leva-se 1h10min entre essas duas cidades, mas se somarmos a isso o tempo que gastamos chegando mais cedo no aeroporto para fazer check-in, despachar bagagem, taxiar no pátio, ir do CDG ao centro de Paris e possíveis atrasos do vôo, mais do que compensa gastar 3 horas em um trem.





Booking.com

Voltar para “Transporte na Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio