Mergulho em Fernando de Noronha: Dicas pra tornar sua viagem à ilha ainda mais divertida

Guias e troca de informações sobre os destinos da ilha Fernando de Noronha
Emanuel Mensagens: 369
Qui Out 31, 2013 9:50 am
Mergulho em Fernando de Noronha: Dicas pra tornar sua viagem à ilha ainda mais divertida

Imagem

Imagine a emoção que você sentiria se o seu time de futebol de fim de semana fosse convidado pra estrear no novo Maracanã. Foi essa a sensação que senti quando fiz o primeiro mergulho em profundidade, após o curso básico, em Fernando de Noronha, um dos locais com melhor visibilidade, riqueza de cenários (como naufrágios, por exemplo) e diversidade de vida marinha do mundo. Mais ou menos como sair da escolinha de tênis pra jogar em Roland Garros.

É impressionante como aquela ilha consegue ter tanta beleza tanto acima como debaixo d'água. E o que é melhor, dependendo da época do ano, não é preciso nem saber nadar pra apreciar as belezas subaquáticas do local, basta colocar um colete salva-vidas, a companhia de um guia habilitado e se deleitar com um visual de encher os olhos e a máquina fotográfica.

Imagem

Imagem

Imagem

Além do mergulho com snorkel, é possível fazer o mergulho autônomo (com cilindro) de duas modalidades, o batismo e o credenciado, como eles chamam por lá. O batismo pode ser feito por qualquer pessoa independente de habilitação ou curso anterior, dura em média de 20 a 35 minutos, desce a uma profundidade de até 12 metros e você sempre terá um instrutor lhe segurando durante todo o mergulho, por isso é bastante seguro. Algumas informações básicas são demonstradas no barco durante o trajeto até o ponto de mergulho.

Imagem

Já o mergulho credenciado exige um curso anterior (boa notícia: você pode fazer o curso lá mesmo em Noronha, nas agências especializadas que fazem os mergulhos profundos), normalmente são dois pontos de mergulho por saída e cada mergulho dura cerca de 40 a 50 minutos. A profundidade varia com o credenciamento do mergulhador e em Fernando de Noronha tem mergulho pra todos os gostos e experiência, como mergulhos noturnos e até mergulhos com mistura de ar que lhe permite atingir profundidades de até 60 metros. Ufa!

Fiz o curso básico da PADI (umas das certificadoras, existem outras com critérios diferentes) antes de ir para a ilha. O curso me credenciava pra descer à profundidades de até 18 metros. Pode ter certeza que me diverti bastante. Fizemos duas saídas com 2 mergulhos cada, conhecemos a Gruta do Buraco do Inferno, a Ilha Cagarras e a Ilha do Meio.

Vimos de tudo, lagostas, tartarugas, arraias, moreias, um tubarão-limão que parecia que estava nos esperando pra posar pra nossas fotos, sem contar com a infinidade de cores e formatos de peixes. Existem ainda uns paredões de pedra que tornam o visual ainda mais bonito.

No primeiro mergulho éramos somente 3 pessoas, tínhamos um guia a nossa frente, bem perto, e uma fotógrafa que nos acompanhava. No mergulho do outro dia, o grupo tinha 8 pessoas, então nos acompanhavam um guia principal, o Bode, uma figuraça, boa parte da diversão foi por conta dele também, um guia que ficava após o último mergulhador e ainda um terceiro que estava acima do grupo todo. Foi uma experiência fascinante, pena que a câmera não conseguiu retratar com fidelidade as cores e cenários que pudemos apreciar nos mergulhos (à medida que se aumenta a profundidade, a luz branca vai sendo absorvida e perdendo alguns tons, a começar pelo vermelho e por último o azul, por isso que nas fotos dos mergulhos profundos o azul predomina).

Veja algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Resumindo:

- Em Fernando de Noronha há três agências que fazem o batismo e o mergulho credenciado, são elas: Águas Claras, Noronha Dive e Atlantis. Pelo que pude observar, tanto os preços, a estrutura e os locais de mergulho são muito semelhantes.

Na época que viajei (outubro de 2013) os preços eram os seguintes:
- Batismo: R$320,00.
- Credenciado: R$390,00 com material todo incluso e dois mergulhos por saída.
- Curso Básico de Mergulho com credenciamento PADI: R$1.920,00.

Pechinche bastante! Se pagar em dinheiro e/ou fizer vários mergulhos você poderá ter descontos bem interessantes.

- Caso queira, é possível fazer o curso básico (se não me engano também o de mergulho noturno e ainda o de ar enriquecido) em Fernando de Noronha e já aproveitar por lá e ainda sair credenciado.

- A melhor época pra mergulhar em Fernando de Noronha são os meses de setembro e outubro, quando o mar de dentro parece uma piscina e é quando a visibilidade pode passar dos impressionantes 30 metros!

- O aluguel da câmera fotográfica subaquática custava R$50,00/dia e ia diminuindo conforme a quantidade de dias que alugava.

- Se você quiser só relaxar e não tirar fotos, existe ainda a possibilidade de comprar as fotos com a própria operadora de mergulho e até fazer filmagens.

Caso o mergulho de profundidade não seja a sua praia ou até mesmo não saiba nadar, não se preocupe, existem visuais belíssimos e um monte de peixes, tartarugas, arraias e até tubarões, em mergulhos com snorkel e colete na Praia do Sueste (recomendo a companhia de um guia, pelo menos no primeiro mergulho, pois eles sabem, literalmente, o caminho das pedras e dos peixes) ou curtir os cardumes da Praia do Sancho, Baía dos Porcos e Atalaia. O que não vai faltar é desculpa pra colocar o rosto na água!

Vamos ver mais fotos?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já que mais de 2/3 do nosso planeta está coberto de água, vamos aproveitar!

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Out 31, 2013 9:52 am
Que demais! Sempre tive vontade de mergulhar, mas nunca tomei a iniciativa. Deve ser uma experiência única.

Parabéns pela matéria! :D

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Out 31, 2013 9:57 am
O mergulho em Fernando de Noronha é sem dúvida o melhor de lá. Água quente com visibilidade incrível, mas é bom ir sempre nos meses indicados, pois em determinados meses o mar fica muito mexido e compromete a visibilidade, eu fui em novembro e estava ótimo.

Vale a pena tbm fazer o mergulho noturno lá, onde algumas espécies estão mais ativas.

viajante Mensagens: 1090
Qui Out 31, 2013 9:59 am
E se o tubarão estiver mais ativo? rs

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Out 31, 2013 10:15 am
Hehe, lá eu só vi tubarão-lixa, como o da foto aí de cima. Eles não mordem, mas confesso que quando ele nada na sua direção dá um baita medo, rs.

Avatar do usuário
Pobretao Mensagens: 129
Qui Out 31, 2013 10:15 am
Lindas Fotos!

Que máquina era? com caixa estanque? Você alugou lá ou levou?

Emanuel Mensagens: 369
Qui Out 31, 2013 12:11 pm
Oi Pobretão, obrigado!

Aluguei a máquina por lá mesmo. Era uma Sony (não sei o modelo) com uma caixa estanque.

Abraço.

ECouto

Avatar do usuário
Telmo Mensagens: 353
Sex Nov 01, 2013 9:17 am
Muito legal seu relato!
Consegui uma folga pra ir no início de abr/14. Vamos aproveitar o que pudermos, com certeza.

Emanuel Mensagens: 369
Sex Nov 01, 2013 10:22 am
Vai lá, Telmo!! Vc vai gostar muito!

Se eu pude ajudar com alguma dica, é só perguntar.

Abraço :D

Adriana Mensagens: 2231
Seg Nov 04, 2013 11:28 am
Amei Fernando de Noronha.
Mergulhar lá é sem dúvida uma experiência maravilhosa, um dos lugares mais lindos que eu já mergulhei.
A diversidade é incrível, o pessoal super profissional.
Já faz alguns anos, mas quero muito voltar.





Booking.com

Voltar para “Fernando de Noronha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio