Ataques de tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife

Guias e troca de informações sobre Recife.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Abr 07, 2015 12:00 pm
Imagem

Viajar para lugares de praia com águas mornas é uma das primeiras opções de quem tira férias, afinal, são locais ótimos para quem busca relaxar e se refrescar. Na cidade de Recife está localizada uma das praias mais conhecidas do Brasil, a bela praia de Boa Viagem, onde em diversas áreas há extensos arrecifes, formando piscinas naturais na maré baixa, boas para banho de mar. Porém, na maré alta, a praia fica perigosa para mergulho, pois há mais de 20 anos ocorrem ataques de tubarão na região e infelizmente já foram registrados 58 ataques com 24 mortes.

Quais as causas de tantos ataques no mesmo local? Há diversas especulações, mas até hoje ninguém conseguiu provar ao certo o verdadeiro motivo de tantas ocorrências.

Dentre muitas justificativas, as mais compatíveis são:

- Depois que construíram o Porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho (perto do Recife), uma grande extensão de manguezal foi aterrada (no manguezal é onde ocorre a desova de tubarões e também onde muitos se alimentam por ser rico em nutrientes) causando uma provável migração de tubarões para outros manguezais. No caso, para o rio Jaboatão, que desemboca nas praias do Recife. Com o porto funcionando há uma grande circulação de navios passando por Recife, fazendo com que os tubarões que costumam seguir os navios sejam mais frequentes.

- Sangue descartado por um abatedouro à beira de um rio atrai tubarões.

- Maior quantidade de surfistas nas praias, pois com a água turva e em cima das pranchas fazem o tubarão confundi-los com tartarugas.

- Os ventos e correntes oceânicas específicas do local favorecem a proximidade do animal.

O fato é que existe um desequilíbrio ambiental, pois em lugares com ecossistemas bem equilibrados não há ocorrência de ataques, mas saber o motivo exato é mais difícil ou até mesmo impossível, pois a natureza não é exata.

Imagem

Veja o que está escrito na placa e siga as recomendações.

Evite banho de mar:
- Em área de mar aberto (sem arrecifes).
- No período de maré alta (particularmente durante a lua cheia).
- Ao amanhecer e ao cair da tarde.
- Na foz de rios.
- Em áreas profundas (nível acima da cintura).
- Em água turvas (especialmente em períodos chuvosos).
- Se estiver sozinho.
- Com sangramento.
- Com joias ou objetos brilhantes.
- Se estiver alcoolizados.

Está com viagem programada para Recife? Você vai adorar a cidade e seus arredores, mas lembre-se que mergulho somente na maré bem baixa e na parte de dentro dos arrecifes. Na dúvida, aproveite as cadeiras para tomar sol, beba uma boa água de coco e se banhe nos chuveiros da areia da praia, mas não caia no mar.

Boa viagem!

Texto e foto: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para Recife a convite da Marriott International.

E você, conhece a praia de Boa Viagem? Entrou no mar? Ou ficou com medo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Abr 07, 2015 12:04 pm
A praia de Boa Viagem é cheia de placas avisando que há tubarões. Todo mundo sabe que há tubarões. De vez em quando um banhista é mordido, perde um membro ou até mesmo morre e a imprensa divulga.

Sinceramente, só é comido por tubarão quem quer.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Ter Abr 07, 2015 3:13 pm
Obrigada pela dica!
Não sabia disso, então não vou passar nem perto! Morro de medo de água-viva, imagina tubarão! :shock:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 07, 2015 3:20 pm
Eu tenho mais medo de água viva do que de tubarão! hahaha

Em Recife prefiro ficar na piscina do hotel. Para curtir a praia nada melhor do que Porto de Galinhas.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Ter Abr 07, 2015 3:26 pm
Gabriel, acho que praticamente todo mundo tem medo de água-viva né?! :lol: :lol: :lol:
Pra Recife nunca fui, mas Porto de Galinhas é bom demais!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 07, 2015 3:34 pm
Acho que se combinar a viagem com Porto de Galinhas não tem necessidade de querer entrar na água em Recife, mesmo com a maré baixa.

Eu ficaria tenso ao entrar no mar e acabaria nem aproveitando. Já vi os vídeos dos ataques e é assustador.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Abr 07, 2015 4:21 pm
Eu já entrei na água das outras vezes que visitei a cidade, mas dessa vez, mesmo vendo as pessoas entrando e a água batendo praticamente no tornozelo, achei melhor ficar sentadinha bebendo água de coco.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Abr 07, 2015 5:14 pm
Nao ligo para agua viva.

Ja tubarao..... :lol:

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Abr 07, 2015 5:34 pm
Quem visita a praia tem que ser precavido, então. Muito importante essa informação.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Ter Abr 07, 2015 5:58 pm
Meu amigo mora na frente da praia. Ele não entra não, perguntei porque ele disse que não vale a pena correr o risco, é mais comum do que a mídia mostra.





Booking.com

Voltar para “Recife”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio