Chicago - Como chegar, sair e andar por lá

Troca de informações sobre Chicago.
jvinicius Mensagens: 507
Qua Jul 28, 2010 7:20 pm
Imagem

Chicago, que fica no estado de Illinois é popularmente conhecida pelo seu basquete (Chicago Bulls), suas histórias sobre gangster, como Al Capone, e como "Windy City" ou "Cidade dos Ventos" (e realmente venta muito e forte), além do Blues.

Para o post não ficar cansativo, vou quebrar ele em duas partes: Na primeira, eu vou falar de como chegar a Chicago e andar por lá. Depois vou falar de onde ficar, o que comer, fazer e passear.

Aproveitando a chegada da primavera, com uma conferência que anualmente é feita lá, resolvi embarcar rumo a essa cidade pioneira na construção de arranha-ceús. Chicago conta com dois aeroportos, o O'Hare Internacional, que recebe a companhias estrangeiras, além de vôos domésticos, sendo o hub da United. O'Hare é considerado um dos aeroportos mais movimentados do mundo, uma vez que diversos vôos para cidades menores nos estados de Illinois, Michigan, Indiana e Wisconsin partem de lá. O aeroporto conta com um sistema de trem para ligação entre os terminais, estacionamento e metrô. Falando de metrô, a linha azul (CTA Blue Line) tem como uma de suas paradas finais o aeroporto, porém, para chegar ao centro de Chicago você irá gastar entre 45-60 minutos (a linha funciona 24 horas, porém na madrugada ela pode sofrer reparos que fazem com que a viagem fique mais longa).

Além de O'Hare, Chicago conta com Midway Internacional, onde a Southwest impera, juntamente com a AirTran. O Midway é mais usado para vôos domésticos, porém, ele tem a vantagem de ser mais perto do centro (usando a CTA Orange Line entre 20-30 minutos), além de preços menores, poucos atrasos e um terminal mais compactado, o que não faz você ficar andando muito.

Uma terceira opção de aeroporto é Milwaukee, no estado do Wisconsin, porém, você irá gastar mais de uma hora entre o aeroporto e a Chicago Union Station de trem (o serviço é operado pela Amtrak), com muito menos opções de horário que o metrô.

Falando de Union Station, outra forma de você chegar a Chicago é por trem. Historicamente, Chicago era um hub ferroviário dos Estados Unidos. Hoje, ela continua sendo, porém com a missão de ligar as cidades dos estados vizinhos. Por fim, você pode chegar à cidade de ônibus usando as empresas Greyhound, Wisconcin Coach, Mega Bus e Indian Trails.

Para andar em Chicago, a dica é comprar um visitor pass que permite viagens ilimitadas de metrô + ônibus operados pela CTA (Chicago Transit Authority). As opções são: 1 dia (24 horas), 3, 7 ou 30 dias. Você usará o passe apenas no embarque, isto é, você não precisa passar o seu cartão na saída das estações. Você pode adquirir o passe em algumas estações (como em O'Hare), antes do embarque, pela internet, casas de câmbio e lojas de conveniência e supermercados (todos os Walgreens vendem). Usar o transporte público de Chicago é uma ótima, barata e relativamente segura opção. Procure ter um mapa do sistema chamado de "CTA L System", para que você tenha uma viagem mais tranquila. O sistema "L" é composto do metrô e o trem "el-evated", daí vem o nome "L", que se pronuncia "El".

Um dos pontos notórios dos trens elevados é na região do centro chamada de Loop, onde os trens literalmente fazem uma volta entre as principais ruas e avenidas e vale ficar atendo que numa mesma estação, numa mesma plataforma, passam trens para diversos destinos, portanto, siga o código de cores das linhas para não embarcar em nenhum trem errado. Fique atendo com as integrações, que muitas vezes envolvem sair da estação (principalmente no Loop), atravessar a rua e entrar na estação do metrô (em especial com a integração da Blue Line e Red Line), comprando o passe ilimitado, você não terá que pagar para fazer essas transferências.

Os ônibus possuem no seu letreiro o número da linha e destino. Não se preocupe em ficar perguntando ao motorista, pois, um sistema de som informa o nome das paradas. Não existe cobrador (ou trocador) nos ônibus. O motorista faz esse papel, porém, tenha dinheiro trocado (eles não dão troco). Nos ônibus operados pela CTA (maioria), basta usar o mesmo passe do metrô, quantas vezes desejar (porém, o passe é individual). Nos pontos de ônibus placas indicam horários para o período da noite, se existem ônibus acessíveis para deficientes físicos, etc.

Já para aqueles que querem andar de táxi, os melhores preços dos Estados Unidos estão aqui. A bandeirada é de $2,25, sendo que cada 1/9 de milhas ou 36 segundos parados custam mais $0,20. O motorista, opcionalmente, pode cobrar mais $1,00 de combustível (chamada de fuel subcharge - a explicação é que devido a alta dos preços do petróleo, foi necessário criar essa taxa) e $1,00 pelo segundo passageiro e por fim $0,50 pelos demais, isto é, se três pessoas usarem um táxi, o motorista poderá cobrar $1,50 a mais no final da corrida. O uso de cartões de crédito é permitido e não existe sobretaxa. Uma gorjeta (tip) entre 10-20% do valor da corrida é bem vinda (e é comum por lá). Pegar um táxi, em especial no centro, é fácil, porém em alguns bairros mais afastados pode ser necessário ter um número de rádio-taxi.

Outras alternativas de transporte são bicicletas (especialmente no centro), o water taxi que comumente se vê no verão correndo pela rio Michigan (o principal da cidade). São baratos e funcionais para andar no centro, além da visão magnífica da cidade que você terá.

Chicago é uma cidade de misturas e isso faz com que o povo seja mais receptivo com os turistas. Se você ficar perdido, não tema em pedir informações para os "Chicagoans" (nome dados aos nativos) que serão prestativos.

Já dando uma prévia para o próximo post, se você está em dúvida de onde ficar, a região do centro (ou downtown), é bem servida pelo transporte público, várias opções para se alimentar (supermercados, lanchonetes e restaurantes para todo e qualquer tipo de bolso).

Para fechar, vou listar alguns sites que irão ajudar em sua visita à Chicago:

CTA (Chicago Transit Authority)
Amtrak (Trem)
Informações sobre vôos nos aeroportos de O'Hare e Midway
Chicago - Water Taxi
Yellow Cab - Chicago (Táxi)
Flash Cab (Outra empresa de Táxi)

E você, já esteve em Chicago? Quer compartilhar informações e dicas sobre a viagem? Deixe seu comentário.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

sheilazoller Mensagens: 4
Dom Jun 10, 2012 4:21 pm
Olá pessoal de Falando de viagem.
Estou aqui novemente precisando de ajuda.
Estou indo para NY dia 17, e depois vou até Chicago. Gostaria de alugar um carro em Chicago. Minha duvida é se vale a pena ou não. Estou indo coma minha mãe, já com um pouco de idade. Passei um email para o hotel e vou pagar estacionamento. Se eu locar vou optar por sem manobrista que é um pouco mais barato ( US 32,00). vcs sabem qto a estacionamento na cidade? É barato? Tem que esatcionar o carro em estacionamento ou pode deixarn na rua como na Florida? Preciso da opinião de vcs.
Obrigada.
Abçs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 10, 2012 11:09 pm
O estacionamento é caro na cidade. Na rua normalmente tem limite de tempo e há horários em que o carro não pode ficar estacionado. É melhor um estacionamento pago para não se preocupar.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Sex Ago 01, 2014 3:16 pm
Chicago é uma péssima cidade para carros. Os estacionamentos são caros, o trânsito muitas vezes é caótico. Prefira o táxi ou o excelente transporte público da cidade.





Booking.com

Voltar para “Chicago”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio