Um passeio pelo Millenium Park, o oásis de Chicago

Troca de informações sobre Chicago.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Ago 31, 2013 9:43 pm
Imagem

Como toda grande cidade, Chicago é uma verdadeira selva de pedra, com arranha-céus e muito concreto. Mas bem no meio de Downtown está localizado um oásis de paz e beleza. É o Millenium Park, que se tornou o parque mais famoso de Chicago.

Imagem

Construído em uma área antigamente dominada por linhas de trem e por uma triste paisagem industrial, hoje ele é um dos principais cartões-postais da "cidade dos ventos". E mais do que um parque, é um verdadeiro projeto de revitalização. Tudo começou quando, em 1997, o prefeito Richard M. Daley lançou um plano que transformaria a área outrora dominada por uma paisagem deprimente em um espaço saudável de convivência entre os moradores. Com a adesão da iniciativa privada e o envolvimento do renomado arquiteto Frank Gehry, em 2004, Chicago ganhou um de seus melhores presentes: o Millenium Park.

Imagem

Curiosamente, o Millenium fica dentro de outro parque: o gigantesco Grant Park, onde o Presidente Barack Obama fez o famoso discurso após sua histórica vitória nas eleições de 2008. Ainda hoje, é possível ver as linhas do trem, na divisa entre o parque e o Art Institute of Chicago. A transformação foi realmente impressionante!

Quem dera os prefeitos das grandes cidades brasileiras também pensassem assim...

O Millenium Park pode ser dividido nas seguintes áreas:

AT&T Plaza and Cloud Gate: é uma grande praça, onde fica a famosa escultura que se tornou o símbolo de Chicago, projetada pelo artista indo-britânico Anish Kapoor e inaugurada em 2006. Prepare a câmera, pois a Cloud Gate, além de espetacular, oferece oportunidades para belas fotografias. Este é o ponto mais disputado de todo o parque.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leia mais sobre a Cloud Gate aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=117&t=6830

Jay Pritzker Pavilion: uma grande concha acústica, onde ocorrem apresentações de dança e música, concertos, shows e peças de teatro. Quando nós visitamos o parque, havia um ensaio geral para um festival de música clássica. Ouvir as belas sinfonias enquanto admirávamos as paisagens ao redor foi emocionante. Adjacente ao pavilhão, fica o Harris Theater, palco onde os artistas se apresentam.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Wrigley Square: é uma agradável praça, com bancos, gramado, fontes e colunas em estilo dórico. Ideal para sentar e praticar people watching.

Imagem

Lurie Garden: localizado entre a Cloud Gate e o Art Institute of Chicago, é um belíssimo jardim com plantas variadas. Um lugar gostoso para uma caminhada ou para um passeio romântico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Crown Fountain: uma das atrações mais divertidas de Chicago. Em uma grande praça, algumas vídeo esculturas mostram os rostos de diversos cidadãos locais (e de vez em quando, de paisagens). De quando em quando, a pessoa abre a boca, e começa a jorrar água de dentro dela. Um trabalho sensacional de criatividade, tecnologia e interação com a população. As crianças adoram se banhar com a água que sai das telas de vídeo em dias quentes. As fontes só funcionam entre maio e outubro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

McCormick Tribune Plaza & Ice Rink and Park Grill: Durante o inverno, funciona como uma pista de patinação no gelo. No resto do ano, é um restaurante que oferece lindas vistas do parque, chamado Park Grill Plaza.

BP Pedestrian Bridge: uma ponte para pedestres que conecta o Millenium Park com a área adjacente do Grant Park.

McDonald's Cycle Center: um grande centro para ciclistas, com estação para conserto e aluguel de bicicletas, vestiário, snack bar e espaço para skatistas e corredores.

Boeing Galleries: um espaço para exposições de arte em meio ao parque.

Chase Promenade: uma área do parque que abriga festivais e eventos especiais, além de poder ser alugada para festas particulares.

Nichols Bridgeway: ponte que conecta o Millenium Park ao Art Institute of Chicago.

No verão, o Millenium Park fica ainda mais vivo, com festivais de dança, música e teatro, pessoas tomando sol, crianças brincando na Crown Fountain... é um dos locais mais agradáveis e bonitos da cidade.

Há banheiros públicos, locais de venda de comida e bebida, além de wi fi grátis em todo o parque.

Mais do que um parque, um verdadeiro conjunto de obras de arte, um espaço de convivência, um paraíso em meio ao centro financeiro de Chicago. Assim é o Millenium Park. Um local que, em pouco tempo, se tornou um dos maiores orgulhos de Chicago - e merecidamente. Um caso de revitalização que deveria servir de exemplo mundial. Seja qual for o seu roteiro pela "cidade dos ventos", ele deve incluir um passeio pelo Millenium Park. Imperdível!

Bom passeio!

E você, já visitou o Millenium Park? Tirou fotos na Cloud Gate? Molhou-se na Crown Fountain? Passeou pelo Lurie Garden? Do que mais gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

ralph114 Mensagens: 5
Seg Set 02, 2013 2:41 pm
Eu já fui. Gostei muito. Não conheci tudo o que parque oferecia, porque estava tendo um festival de música chamado Lollapalooza. Uma dica que gosta de rock.
Voltaria de novo. :)

Parabéns pelas dicas.

leocabral Mensagens: 423
Seg Set 02, 2013 8:26 pm
Fiz intercâmbio em um cidade perto de Chicago, logo ia bastante em Chicago, cidade que acabou se tornando muito especial!

Recomendo muito a visita, e quem tiver com um tempo pode explorar as cidades próximas que também são banhadas pelo lago michigan... é muito bonito.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Set 03, 2013 4:23 pm
Ralph e Leocabral: obrigado pelos depoimentos! Também gostei muito de Chicago, e voltaria facilmente lá, é uma cidade que sempre tem algo novo a oferecer.

Das cidades próximas a Chicago, conheci Milwaukee, no estado de Wisconsin, que é muito bonita.





Booking.com

Voltar para “Chicago”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio