Relato: Renovação do visto americano no Rio de Janeiro

Informações sobre vistos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Out 04, 2011 6:51 pm
Imagem

Hoje foi dia da minha renovação do visto americano, aqui no Rio de Janeiro, e darei todos os detalhes sobre. O processo de renovação é praticamente o mesmo do de alguém que esteja solicitando o visto pela primeira vez.

Agendamento: Fiz o agendamento com 6 meses de antecedência, para escolher a data que eu queria. Agendei entre duas viagens, com tempo de sobra para o passaporte chegar. Para renovações é muito mais fácil encontrar datas, mas o horário varia. Tem dias que você consegue agendar de manhã e em outros apenas a tarde. Meu agendamento foi para às 13:00.

Valor: R$38,00.
Dica: Faça o pagamento no cartão de crédito, para ganhar milhas e ter acesso imediato ao sistema.

Formulário DS-160: Mesmo para renovação é preciso preencher o enorme Formulário DS-160. Os campos que aparecerão dependerá das suas respostas. Não é necessário saber as informações exatas, como ano em que se formou ou coisas do gênero. Não haverá checagem dessas informações, então não se desespere se não souber algo e coloque uma informação próxima.

Você deve enviar o formulário para o consulado onde será realizada a entrevista. E ele precisa ser preenchido até 2 dias antes da entrevista. Isso é muito importante, tome cuidado!

Lembre-se que o tempo de preenchimento é de 20 minutos. Anote a informação abaixo, senão você terá que começar tudo do ZERO.

"Your Application ID is: XXXXXXXXX".

Antes de começar o preenchimento faça o upload da foto, para ver se está de acordo com as exigências. Não há necessidade de ser a mesma foto que você levará no dia.

Dica: Tire uma foto, com fundo branco, com sua câmera digital.

Taxa do Citibank: Você precisa pagar a taxa no Citibank antes da entrevista. Você pode pagar até no dia, se a sua entrevista for a tarde. É necessário levar o passaporte, pois pedirão.

O câmbio para pagamento da taxa é estipulado pelo Consulado Americano.

Paguei a minha taxa dia 03/10 e a cotação era de R$1,80. Você terá direito a comprar dólares com desconto, apresentando o recibo de pagamento da taxa. Neste mesmo dia a cotação era de R$2,01 (muito cara).

Valor da taxa: U$140. Na cotação acima paguei R$252,00.

Dia do agendamento: O agendamento foi marcado para às 13:00, mas cheguei ao consulado às 12:15. Havia um fila que era para solicitantes do visto pela primeira vez e outro, muito pequena, para renovações. Cheguei e a funcionária conferiu a documentação e autorizou minha entrada.

Uma mulher foi barrada, pois a foto dela estava com data. Isso não é permitido. Por perto há vários locais onde é possível tirar uma foto 5x7 na hora.

Ao entrar passei pelo detector de metais. Como já sabia das regras, não levei nada que pudesse dar problemas. Exemplo: Celular, pendrive e fone de ouvido.

Não há onde guardar seus itens dentro do consulado.

O próximo passo é entregar os documentos e pegar uma senha. Não se preocupe com a numeração, pois não há distinção entre primeiro visto e renovação. Para quem irá renovar o processo é muito mais rápido.

Essa senha, em papel rosa, será necessária até nos Correios. Não a perca nem entregue ao cônsul.

Sente-se e aguarde ser chamado. Enquanto aguardava uma senhora foi abordada pelo segurança, pedindo que ela tirasse os óculos escuros.

Demorei apenas 5 minutos da chegada ao consulado até esta etapa.

Entrevista: Para renovações a entrevista PODE ser dispensada. Não há um padrão, então não tenho como te garantir o que acontecerá. Se for dispensada você apenas colocará suas impressões digitais e irá embora.

Essa é a informação oficial:

Os solicitantes renovando vistos ainda válidos ou que expiraram há menos de um ano recebem agendamentos mais rápidos e podem não necessitar ser entrevistados por um oficial consular para completar seu processo de solicitação ao visto.

Hoje a entrevista não estava sendo dispensada. Depois de 15 minutos de espera fui chamado e subi ao segundo andar, onde umas 20 pessoas aguardavam. Perguntei a funcionária e ela disse que havia entrevista e não soube informar porque alguns dias não há.

Essa espera durou 45 minutos. No local só há uma TV, que estava ligada na Globo. Há água e banheiros.

Durante a espera muitas pessoas começaram a reclamar. E descobri que algumas pessoas estavam ali há duas horas. Tinha uma mulher que o horário marcado era 11:45. Muitos reclamavam e a resposta da funcionária era sempre a mesma: 'Reclama com o cônsul quando ele te chamar'.

Às 13:05 um cônsul começou as entrevista. Entrevista? NADA era perguntado. Você chegava, dava 'boa tarde', ele arrumava os documentos e tirava as impressões digitais. O tempo médio era de 1 minuto. Havia 20 pessoas na minha frente e ninguém teve problemas. E ninguém precisou apresentar documentos.

Minha entrevista demorou um minuto. Só disse 'boa tarde' e 'obrigado'.

Tempo total gasto: 1:40.

Envio: O processo de envio do passaporte é realizado pelos Correios. Ao terminar a entrevista você passará no balcão e receberá um mapa informando a localização dos Correios.

Esse é o mapa.
Imagem

Saindo do consulado você irá virar para esquerda e depois esquerda ou direita e depois direita. Não há como errar e tanto faz o lado.

Havia um funcionário dos Correios entregando o formulário na saída. Mas, mesmo que ele não esteja lá, há formulários na agência, então não se preocupe.

Chegando lá o caos começa. Você sai de um local totalmente organizado para um local totalmente desorganizado. A fila começava fora da agência. E o espaço lá dentro era pequeno. Você precisa preencher um formulário, sem erros, senão eles exigem que você preencha novamente. Depois precisa entrar na fila e esperar.

Opções de envio: Sedex e Sedex 10.

Devido a greve o Sedex 10 estava suspenso. E só vale a pena se você tiver MUITA pressa.

Valor do sedex para o Rio de Janeiro: R$21,50.
Apesar dos Correios aceitarem cartões de crédito lá só é possível pagar em dinheiro.

Processo concluído!

Valor total gasto: R$321,50 (com a foto 5x7).

Documentos: Apesar de não ter sido entrevistado levei documentação, como garantia. Vou citar todos os documentos que levei.

- Imposto de renda.
- Contrato social.
- Taxa do Citibank.
- Foto 5x7 com fundo branco e sem data.
- confirmação do envio do Formulário DS-160.
- Confirmação da data do agendamento.
- Passaporte atual.
- Passaporte antigo (com o visto antigo).

Não é necessário levar o Formulário DS-160 impresso.

Agora são 10 anos até a próxima renovação!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
RodMY Mensagens: 660
Ter Out 04, 2011 7:06 pm
É, é mais ou menos como foi o meu aqui em SP... o meu ainda é de 5, tirei 2 meses antes de mudar pra 10 =/

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 04, 2011 7:15 pm
Que falta de sorte, hein? O processo é muito burocrático, então um visto de 10 anos é muito útil. O meu antigo era de 5 anos.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Out 05, 2011 12:10 pm
Não estão mais guardando os celulares na entrada ? Até o ano passado faziam isso .

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 05, 2011 12:34 pm
Faz tempo que não. Só se você foi no início de 2010.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qui Out 06, 2011 12:11 am
Pior foi eu que tirei 1 semana antes deles anunciarem que mudariam para 10 anos :(

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 08, 2011 5:39 pm
Chegou hoje o passaporte. Apesar da greve o serviço de sedex dos Correios está sendo rápido.
Em 2021 eu escrevo um novo relato sobre a renovação! :D

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Out 08, 2011 7:02 pm
Sedex ? Para mim a entrega foi por meio de uma empresa de courier. Eu renovei o meu em Dezembro passado. Nunca havia ido ao consulado americano sozinho e nem dado entrada no processo de visto por conta própria anteriormente. Como não sabia o que ia encontrar, me preparei com todos os tipos de documentos possíveis e imagináveis que eles poderiam exigir e seguindo as recomendações do site deles para a emissão de vistos.

No dia agendado fui ao consulado e fiquei esperando do lado de fora na fila. Pouco tempo depois, uns funcionários (acho que terceirizados) recolheram os passaportes e as fotos e falaram para todos o que estavam com o horário marcado para às 13hs entrarem no consulado. Aguardamos em um tipo de audiotório que há por lá até o relógio marcar exatos 13:00hs. O resumo da história é que eu levei mais tempo aguardando o processo de renovação se iniciar do que os procedimentos necessários para a sua efetivação. Do momento em que tive que aguardar na fila para marcar as digitais, até fazer o pagto não se passaram mais de 15min. Foi tudo tão fácil e tranquilo que até me surpreendi. E o melhor é que não tive que fazer entrevista. Mas caso precisasse, estava com todos os comprovantes necessários para comprovar vínculos com o Brasil.





Booking.com

Voltar para “Vistos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio