15º Festival Gastronômico de Búzios: uma saborosa degustação dos melhores pratos

Troca de informações sobre restaurantes e bares em Búzios.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Jul 05, 2016 11:37 am
Imagem

Site: http://www.festbuzios.com.br

No dia 1º de junho começou o 15º Festival Gastronômico de Búzios! O evento, que irá ocorrer também nos dias 8 e 9 de julho, é responsável por atrair entre 20 e 30 mil pessoas para o balneário na baixa temporada, acarretando em uma ocupação média de 90% da rede hoteleira.

Tal sucesso é justificado, visto que os principais restaurantes da cidade criam pratos especiais para o festival e os servem em uma espécie de versão degustação: são mini porções que nos possibilitam experimentar diversos pratos que o festival oferece. De modo geral, os pratos são preparados à nossa frente, enquanto caminhamos pela Rua das Pedras e seus entornos, tornando a experiência muito mais envolvente! Esse ano, pela primeira vez, o evento também ocorre na Praça dos Ossos, que foi totalmente reformada no ano passado.

Nesta edição, o Falando de Viagem foi convidado para avaliar 10 dos 60 restaurantes presentes no evento e podemos afirmar: cada novo prato que experimentávamos nos surpreendia mais que o anterior. Dessa forma, escolhemos por publicar o TOP 5 da nossa experiência gastronômica e podemos garantir: o primeiro colocado é indescritível!

Ao chegar à Rua das Pedras já notamos a grande multidão, atípica da baixa temporada. Entretanto, logo que sentimos os aromas que exalam das panelas dos chefs, entendemos o porquê.

Ao seguir já vemos aquele que consideramos o número 5 da nossa lista: o Baroque.

Imagem
Quiosque do Baroque e as diversas opções de salsichas oferecidas.

A casa alemã, reconhecida como uma das melhores de Búzios, oferece o “Prato Alemão”, onde o cliente pode montar a seu gosto. Todos os pratos são servidos com um Schweiner (filé alemão) e chucrute, que pode ser de repolho roxo ou branco. Além do Schweiner e o chucrute, o quiosque oferece quatro tipos de salsichas, dentre os quais podemos escolher dois. São eles: Bockwurst, Bratwurst, Debreziner defumada e salsichão artesanal. Para acompanhar as salsichas, eles oferecem mostarda alemã e pão artesanal. Dentre as opções, nossas escolhas foram o chucrute roxo, o Debreziner e o Bockwurst. Uma delícia!

Imagem

Na posição número 4, temos o Carioca Café. O restaurante, apesar do nome, conta com uma equipe de diversos estrangeiros ajudando na cozinha! Uma das principais características de Búzios é a grande presença de nossos hermanos argentinos.

Oferecendo a “Trilogia do mar”, um prato de camarão, polvo e dourado ao molho cítrico de ostras, o qual acompanha um encorpado purê de batata baroa com catupiry e alho, o restaurante se destaca dentre os concorrentes!

Imagem
A equipe argentina do restaurante Carioca Café.

Imagem

No 3º lugar temos uma sobremesa! O restaurante Cigalon oferece o maravilhoso “Le Petit Samu”. A sobremesa tem como base um croustillant de praline de avelãs com gergelim e chocolate, sobre o qual é colocado um biscuit de avelã, um cremoso de chocolate, um biscuit de chocolate e, finalmente, chantilly de chocolate. É a sobremesa ideal para encerrar a comilança da noite!

Imagem

Em 2º lugar, temos o renomado Bar do Zé. Em sua localização privilegiada na Orla Bardot, o restaurante oferece um risoto de camarão com açafrão e aspargos de dar água na coca!

Imagem

O chef prepara o prato em três etapas simultaneamente: em uma frigideira, ele está refogando o alho, em outra, os camarões já estão dourando, e na terceira, o arroz arbóreo é adicionado, juntamente com o creme de leite, manteiga, açafrão e aspargos. A destreza dos cozinheiros é percebida não somente durante o preparo, mas também no sabor do prato. Além do preparo na frente do cliente, o restaurante também oferece algumas poltronas para duas ou três pessoas na beira mar!

Imagem
Destaque para os camarões utilizados, todos de excelente qualidade!

E finalmente, o grande campeão no ranking do Falando de Viagem: o “Acalanto de uma Noite de Inverno”, do Bananaland. O prato do restaurante, que está localizado na rua Manuel Turíbio de Farias, é uma explosão de sabores na boca. Trata-se de um risoto de alho poró, gorgonzola e lascas de filé mignon ao mimo de chutney de peras caramelizadas. O prato por si só é diferente o suficiente para despertar a curiosidade, porém, ao adicionar o chutney, a mistura dos sabores é deliciosa. Além disso, a apresentação do prato é caprichada. Sem dúvidas, é um primeiro lugar merecido!

Imagem

Quem diz que Búzios só é interessante no verão está totalmente enganado. Vale a pena viajar também no inverno, na baixa temporada, quando a cidade está mais vazia, e principalmente nas datas do festival, para curtir um final de semana experimentando o melhor da gastronomia.

Bom apetite!

Texto e fotos: Alessandro Garritano.

O Falando de Viagem participou do evento a convite do Festival Gastronômico de Búzios.

E você, conhece o Festival Gastronômico de Búzios? Gostou? Tem outras dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 05, 2016 11:43 am
Sensacional! Adoro esses festivais e as porcões de degustações são ótimas, permitindo provar vários pratos diferentes na mesma noite. Muito bom!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Jul 05, 2016 5:19 pm
Era tudo delicioso mesmo, mas o risoto do Bananaland é sem comparação.
Até covardia competir com os outros pratos! :lol:

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jul 05, 2016 5:25 pm
Nossa, muito água na boca com essas fotos lindas :o

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jul 06, 2016 8:05 am
Búzios é bom em qualquer época do ano!
Adorei esse Festival! No próximo quero ir.

Avatar do usuário
Bruno Mensagens: 668
Qua Jul 06, 2016 2:49 pm
Jah fui mto, eh show.

http://fdv.im/BrunoUnger" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Onde comer em Búzios”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio