Parcelamento de viagem em 2015

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Ago 26, 2015 6:46 am
Parcelamento de viagem em 2015

O dólar está alto. O euro está alto. Até o peso está valorizado frente ao real. O mercado financeiro brasileiro está instável, por isso é impossível prever como estará a cotação do dólar e do euro até o final de 2015. O que isso significa? Que é preciso ligar o alerta ao planejar viagens ao exterior, para evitar uma surpresa desagradável.

Em situações assim o ideal é:
- Parcelar o máximo possível sem juros.
- Pagar tudo no Brasil.
- Ir comprando a moeda desejada aos poucos.

As companhias aéreas estão parcelando as passagens aéreas em até 10 vezes sem juros, como é o caso da Copa Airlines, Alitalia, British Airways e Iberia. Já outras, como a American Airlines, oferecem o pagamento em 5 ou 6 vezes, dependendo da bandeira. Como é sem juros, melhor parcelar o máximo possível.

Com o cenário atual os brasileiros estão com medo de viajar, por isso as companhias aéreas estão abaixando os preços. Isso já não ocorre com hotéis e locadoras de automóveis, pois eles recebem viajantes do mundo inteiro. O valor cobrado precisa ser condizente com o mercado local, não com o mercado brasileiro.

Também é possível parcelar o aluguel de carro, evitando assim a variação cambial e o IOF. A Rentcars oferece essa opção aos seus clientes, nas principais cidades do mundo.

Os hotéis também podem ser parcelados, mas neste caso é recomendável checar sempre com o local as regras, pois variam bastante. O Booking é muito famoso, mas ele não permite o parcelamento e para realizar o pagamento imediatamente é necessário entrar em contato com o hotel. Com isso, você estará sujeito a variação cambial e IOF de 6,38%.

Passeios muitas vezes também podem ser comprados no Brasil, com parcelamento. Em épocas de instabilidade vale a pena pagar antecipadamente mesmo que não haja parcelamento para garantir o valor e evitar o IOF.

Evite gastos no cartão de crédito em moeda estrangeira, pois se o dólar subir você pagará uma cotação ainda mais alta, além do IOF de 6,38%. Já pensou se o dólar chegar aos R$4,00? Por isso o planejamento é importante.

Nossa dica é: Pague tudo no Brasil, em reais, usando o parcelamento sem juros sempre que disponível.

Planejar viagens internacionais em 2015 está mais complicado, mas o Falando de Viagem está sempre buscando alternativas para ajudar os leitores. Ainda tem dúvidas? Pergunte ao Ajudante.

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 26, 2015 10:47 am
Fazer reservas sem pagamento antecipado agora me parece furada, pois o dólar está subindo, então é melhor garantir a cotação para não ter uma grande surpresa depois.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Ago 26, 2015 7:46 pm
Pagar o máximo possível no Brasil é realmente a melhor opção.
Com relação à moeda, compro aos poucos para diminuir o impacto da variação.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Blazak Mensagens: 790
Qui Ago 27, 2015 10:18 am
Objetivando Jun/16, qual seria a melhor forma de proceder para a compra de papel moeda (dólares)?

O que vocês fariam?

"Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados."
Miguel de Cervantes
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Ago 27, 2015 10:23 am
O ideal é ir comprando aos poucos, porque assim você faz uma média. Se você tem um bom valor disponível compre a maioria dos dólares agora, pois está todo mundo prevendo só aumento.

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Qui Ago 27, 2015 10:35 am
Vou lhe ser bem sincero, fazer viagem para EUA e Europa por agora, eu, considero não ser prioridade, mesmo você fechando hoteis/passagem/carro/ingressos em Real, acho que não é o momento.

Pagar R$4,00 no dolar e R$4,60 no Euro? Pra mim é fora de qualquer realidade, por mais que o seu foco de viagem não seja compras. Com esses valores ai desencoraja qualquer um.

Mas cada um que sabe de si né.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 27, 2015 10:39 am
Quando o dolar bater 5 no final de 2016 voce vai se arrepender de nao ter viajado a 4 :lol:

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Qui Ago 27, 2015 10:46 am
@Fabio, com certeza que não. Porque eu viajei com ele a R$1,80/R$2,20/R$2,60/R$3,18.
O que eu sinto falta, foi não ter aplicado em dolar, ai eu não me perdoo.

Então no momento não sinto necessidade de ir pro exterior.

Da para ficar tranquilo por 2 anos.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 27, 2015 10:51 am
Em dois anos eu nem me atrevo a estimar uma cotacao para o dolar.

ludodiniz Mensagens: 1012
Qui Ago 27, 2015 10:52 am
Sempre que não há desconto para pagamento à vista parcelo no máximo possível.
Passagem com as cias aéreas e hospedagem no Hoteis.com, que além de fechar o preço em real ainda ganho uma diária grátis de cada 10 pagas.
Já quanto ao dinheiro, como prefiro o cartão ao cash, que devida a cotação baixa da Caixa, mesmo com o iof acaba saindo praticamente o mesmo preço da espécie.
Para minha viagem do final do ano não estou comprando nada. 1o porque o país é barato e não aceita dólar, então devo sacar dinheiro lá na moeda corrente para não ter de pagar dois câmbios. 2o porque a previsão é de que no final do ano o dólar caia caso o Brasil volte a ter estabilidade política. Caso não se estabilize estará um caos completo.

EU, estou dizendo EU que tenho sangue de barata e confio nas apostas de que o dólar não vai ficar em 4 reais (pode chegar mas não se estabilizará nesse valor), não compraria dólar agora para viajar em julho de 2016.

Agora se for mais conservador, compre 10% do que pretende gastar por mês, assim você terá um dólar médio bem razoável, independente do que aconteça e não terá de dispensar um valor considerável no seu orçamento.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio