Fundação Iberê Camargo | Um local com arte por todos os lados

Troca de informações sobre destinos no Rio Grande do Sul.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Set 23, 2016 4:30 pm
Imagem

Site: http://www.iberecamargo.org.br

No meio do caminho, indo para a Zona Sul de Porto Alegre, em frente ao Lago Guaíba, está localizado um prédio branco majestoso e cheio de formas: a Fundação Iberê Camargo. O local é destinado para conservar e promover a obra do pintor gaúcho que dá nome a instituição. Se você perguntar para qualquer porto-alegrense sobre a Fundação Iberê, eles saberão informá-lo devido a construção única, que é considerada um cartão-postal da região.

A estrutura do prédio já é uma atração por si só. O primeiro projeto do renomado arquiteto contemporâneo português Álvaro Siza explora lindamente a luz e o movimento. A vista de fora é incrível, independente do lado que se olhe. A fachada é singular e se você se posicionar de costas para o museu, poderá apreciar o lago (chamado de rio pelos moradores).

Imagem

Imagem

Dentro do prédio, a estrutura não deixa a desejar. Com formato de espiral com rampas que ligam os andares, as janelas servem como moldura para as paisagens naturais – ou nem tanto – do que existe do lado de fora. Ficou interessado? Veja um tour virtual clicando aqui.

Imagem

Imagem

O local é perfeito para conservar as obras de um artista tão importante. Para quem não o conhece, Iberê Camargo era um pintor e gravurista, que nasceu em Restinga Seca (interior do RS). Diferente de muitos artistas da sua época, Iberê não se detinha a um estilo fixo. Permeando por diferentes vertentes das artes e por isso, a parte da exposição destinada a ele é bastante diversificada e surpreendente.

Imagem

O artista tinha um “fraco” por autorretratos, algo bastante interessante para observar suas influências diversas. Como a maioria das grandes figuras, ele possui uma história intensa marcada por uma tragédia que teve grande influência em suas pinturas. Depois do ocorrido, suas obras se tornar bastante obscuras e sombrias.

Imagem

Imagem

A fundação normalmente destina um dos andares para as suas obras e os demais andares recebem diferentes exposições. As que estão agora são: “Iberê Camargo: Diálogos do Tempo” e “Arte Moderna: Na Coleção da Fundação Edson Queiroz”

Imagem

Uma dica para aqueles que forem visitar é ir durante o meio da tarde em diante. Assim, depois de se inebriarem com arte, é possível terminar o passeio na Cafeteria Press Café. O ambiente possui uma parede de vidro, onde é possível contemplar as cores intensas do pôr do sol no Guaíba (outro cartão-postal da cidade) enquanto se deliciam com as tortas e café do local. É simplesmente indescritível!

Imagem

Imagem

Imagem

Informações práticas:
- A fundação está localizada à beira de um lago, o que significa que pode fazer frio, principalmente no inverno: leve um casaco. Lá costuma ventar bastante independente da hora em que você for;
- O estacionamento, no subterrâneo do prédio, é gratuito por uma hora para os visitantes. Assim, você poderá curtir tranquilamente;
- Existe muitos ônibus que passam em frente ao local, com parada próxima. Outra opção é utilizar as bicicletas do Bike PoA, disponível para alugar em diversos pontos da cidade;
- Seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo das 12:00 às 19:00, com entrada gratuita. Sendo que o último acesso ocorre às 18:30;
- O endereço é Av. Padre Cacique, 2000.

Bom passeio!

Texto e fotos: Joana Barboza.

E você, conhece a Fundação Iberê Camargo? Gostou do passeio? Foi a Cafeteria Press Café? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

GauchoPOA Mensagens: 105
Sex Set 23, 2016 5:11 pm
Cuidado com os horários, pessoal. Os gênios locais encurtaram os dias de atendimento também.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/arte/noticia/2016/08/fundacao-ibere-camargo-demite-e-reduz-horario-de-funcionamento-a-dois-dias-por-semana-7326713.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Set 23, 2016 5:24 pm
Não conhecia. Boa opção de passeio.

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Set 24, 2016 11:34 am
Não conhecia. Parece bem interessante.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Set 26, 2016 2:31 pm
Vou para Porto Alegra e não conhecia a Fundação Iberê Camargo, já entrou no roteiro!!! :)

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Rio Grande do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio