Aeroporto do Galeão - Observatório

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jan 29, 2011 7:00 pm
Aeroporto do Galeão - Observatório

Descobrimos hoje, por acaso, um observatório no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Ele está bem próximo ao posto da Polícia Federal, onde fomos renovar nosso passaporte.

Não há placa nenhuma no aeroporto avisando sobre ele, então é provável que muitas pessoas não o conheçam, visto que fica em um local onde só vai quem está querendo renovar o passaporte.

A foto abaixo é da única placa que vimos falando sobre ele.
Imagem

Chegamos lá e estava vazio. Será que alguém sabe que ele existe?
Imagem

De lá você conseguirá ver os aviões que partem do Terminal 1. Como estava cedo, alguns ainda estavam longe. Você poderá ver também o pouso das aeronaves. Enquanto ficamos lá vimos mais de 4 pousos em alguns poucos minutos.

Repare nos três aviões da American Airlines. Havia ainda um avião da Air France e outro da Delta.

Bem pertinho estava o avião da Continental.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fizemos um pequeno vídeo, que mostra o local e um pouso de um avião da LAN.

[html]

[/html]

É um local ideal para os apaixonados para aviãção. Recomendamos!

E você, conhece o observatório do Galeão? Gosta de ver os aviões? Conte para nós a sua experiência!


[html]


http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=gmdias" class="addthis_button_compact">Compartilhe


RABUGENTO Mensagens: 1902
Ter Jul 03, 2012 2:55 pm
Só estive lá para observar a decolagem do Concorde há mais de 30 anos....

Nishan Mensagens: 1627
Ter Jul 03, 2012 4:19 pm
O terraço panorâmico existe desde 1978 no aeroporto. Não peguei a fase em que não havia teto nele. Comecei a frequentar nos anos 80's quando não havia o vidro abafando o som das turbinas e o cheiro de querosene. Hoje em dia apenas o terraço do setor A (verde) e C (vermelho) permanecem na configuração original. A parte do setor B(azul) sofreu alterações por causa da praça de alimentação. Ela foi encolhida e mais distante da parede. Antigamente era possível cruzar o aeroporto de ponta a ponta pelo terraço. Após 1992 isso acabou.

Eu realmente espero que essas obras no TPS-1 não acabem com o terraço. Vi uns projetos e se forem alterar o terminal do jeito que querem é a sentença de morte para o terraço. Talvez só (mal)restará a parte do Air Café.

Na vinda do 777 da Emirates em Janeiro e depois na vinda do A380 pela 1°vez no GIG os terraços estavam lotados. Deu gosto de ver.

ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Jul 03, 2012 4:23 pm
Se não me engano, qdo eu era pequeno os embarques eram na pista (sem os "fingers") e as pessoas iam para o terraço para acenar para os parentes que embarcavam.

Fui muitas vezes para ver os aviões saindoi e chegando.

Ze Pequeno

Nishan Mensagens: 1627
Ter Jul 03, 2012 4:36 pm
Os embarques eram na pista no Galeão Velho. O TPS-1 começou com as passarelas.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jul 03, 2012 5:15 pm
Sempre que passo por la esta fechado . Uma pena , pois seria legal ver os avioes sem o vidro da praca de alimentacao.

Nishan Mensagens: 1627
Ter Jul 03, 2012 6:00 pm
Eu sempre passo e está aberto. Tanto no setor A quanto no setor C.

luciomarcon Mensagens: 913
Ter Jul 03, 2012 6:26 pm
Em BSB tinha um terraço também. Lembro-me de ir ver o embarque e os aviões decolando.

Com a inauguração dos fingers ele perdeu grande parte de sua movimentação. Em 2003 o terraço tornou-se o aeroshopping. Para isso foi fechado com vidros, porém mantiveram a parte alta aberta para ambientação (som das turbinas e cheiro de querosene). Contudo, a maioria das lojas continuam fechadas até hoje (sinal dos alto valores cobrados..). Os cinemas fecharam alguns anos depois por falta de alvará. Apenas a praça de alimentação vingou.

Avatar do usuário
KaduDF Mensagens: 118
Ter Jul 03, 2012 6:41 pm
Conheço o observatório do Galeão, acho muito legal e nunca está cheio, o ZePequeno lembrou bem, me deu até um flashback :D, eu ia lá acenar para parentes viajando quando criança!

Kadu
Nishan Mensagens: 1627
Ter Jul 03, 2012 9:42 pm
luciomarcon escreveu:a maioria das lojas continuam fechadas até hoje (sinal dos alto valores cobrados..). Os cinemas fecharam alguns anos depois por falta de alvará. Apenas a praça de alimentação vingou.
Controlado por quem é, eu não me surpreendo em nada com isso.





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio