Carrinhos do Galeão passarão a ser pagos

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Set 02, 2014 10:53 am
Carrinhos do Galeão passarão a ser pagos

Como você sabe, o Galeão agora é administrado por um consórcio. Com isso, várias mudanças estão sendo realizadas, como sempre para pior. O estacionamento já aumentou, os ascensoristas foram demitidos e agora estão dizendo que os carrinhos começarão a ser cobrados.

Ao que parece, antes de resolver o caos e colocar o aeroporto confortável e seguro para os passageiros, o consórcio quer lucrar imediatamente, de todas as formas.

Os carrinhos pelo menos são novos, pois foram trocados recentemente.

Quanto será o aluguel? R$10,00? R$15,00? Façam as suas apostas!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Set 02, 2014 11:12 am
Demissão de ascensorista acho bem corrente. Nunca entendi a razão de esse profissional existir.

GJulio Mensagens: 243
Ter Set 02, 2014 12:06 pm
"... mudanças estão sendo realizadas, como sempre para pior"
Muita calma nessa hora.
GIG sempre foi um dos piores aeroportos internacionais brasileiros nas mãos da Infraero. Quem já pousou lá em um dia extremamente quente com o ar condicionado quebrado ou já pegou filas enormes para embarque e desembarque por causa da desorganização sabe bem disso.
O único setor que funciona bem em GIG é a alfândega para quem chega de voos internacionais.
É difícil, muito difícil piorar GIG.
Demitir ascensoristas é uma forma legítima de cortar custos sem interferir na vida do passageiro. Afinal mesmo a maior parte dos deficientes físicos, visuais, idosos ou gestantes não tem qualquer problema em apertar um botão, então trata-se de um luxo desnecessário.
Quanto ao carrinho pago, em parte significativa do mundo civilizado é assim que funciona e vocês sabem bem disso. Eu prefiro pagar por um carrinho somente se precisar utiliza-lo e ter (ainda que no futuro) um aeroporto confortável do que ter um carrinho de graça (de graça não, pois o preço de manutenção está embutido nas tarifas) e ter uma péssima infraestrutura.
Se as mudanças de uma administração privada fossem "sempre para pior" não se leriam tantos elogios, por exemplo, ao novo terminal 3 em GRU.
A administradora que assumiu o Galeão controla um aeroporto de Cingapura que foi premiado por quatro anos diferentes como melhor do mundo. Teoricamente eles sabem o que estão fazendo e tem um bom histórico.
Assumiram o aeroporto de fato apenas agora, no dia 12/08/2014. Creio ser muito cedo para começarmos a tacar pedras.

mrhizzo Mensagens: 794
Ter Set 02, 2014 12:33 pm
Esse é o problema do Brasil e do brasileiro (um deles, claro).
As pessoas aceitam pagar por algo, se esse algo funcionar (bem ou mal), e é assim que se enfiam mais cobranças goela abaixo.

Pode ser um boato apenas, mas não é difícil de ocorrer.

Agora, agora realmente DIFÍCIL de ocorrer, é um aeroporto ou serviço qualquer do Brasil, se equiparar ao de algum de Cingapura.
Quem esteve lá sabe o que digo.

É óbvio que não chegará nem aos pés. Sempre foi assim e continuará sendo enquanto as pessoas que utilizam os serviços (pelos quais pagam), não exigirem contrapartida proporcional.
E claro, teremos cada vez mais tarifas mais e mais caras.

GJulio Mensagens: 243
Ter Set 02, 2014 12:46 pm
mrhizzo
As pessoas estão sempre pagando, nada é de graça.
Então sim, é melhor pagar (ainda que seja mais) e funcionar melhor do que pagar o mesmo e continuar a mesma porcaria. Claro que se existisse a ínfima possibilidade de que o Estado brasileiro e as estatais, do dia para a noite, ficassem livres de corrupção e passassem a administrar seus serviços de forma eficiente, seria fantástico. Mas sabemos que isso não acontecerá. Então precisamos admitir e tomar medidas, como grande parte do mundo já admitiu (inclusive em países extremamente menos corruptos).
Quanto aos padrões do aeroporto, possivelmente não chegarão perto dos de Cingapura. Mas o fato de a empresa administrar aquele aeroporto e ser premiada evidencia que ela tem competência para administração em geral. Não estamos falando de amadores.
Por fim, um ponto que poucos param para pensar: porque alguém que viaja com apenas uma mala e não costuma utilizar os carrinhos precisa pagar pelos que usam? Não seria razoável que quem usa o produto/serviço carrinho pague por ele e quem não usa não pague? Porque embutir isso nas taxas de embarque de todos, se não são todos que usam?

mrhizzo Mensagens: 794
Ter Set 02, 2014 12:53 pm
Sem dúvida estamos sempre pagando e continuaremos. Só que pagar no padrão norueguês para receber um serviço somali, não me encanta. Lixo por lixo, que seja barato.

V. realmente sonha que, pelo fato da administradora do aeroporto ser premiada (uma grande balela, diga-se de passagem, pois essas premiações e certificações dificilmente auferem a real qualidade de serviços), vai nos oferecer serviços decentes?!
Ora, temos empresas nem um pouco amadoras no Brasil. Quer exemplos?

Telefónica e Tim (espanhola e italiana), e nem de perto nem de longe prestam serviços iguais aos de suas respectivas sedes.

Esperar qualidade no Brasil por uma premiação, é o mesmo que dizer que Deus é brasileiro.

Tudo no Brasil é caro e está ficando cada vez mais. E o retorno não só é muito ruim, como continuará sendo.
Então, como as pessoas continuam propensas a pagar mais, vão continuar cobrando mais e mais, até que alguém se toque (ou não).

E digo mais, devemos pagar pelos elevadores também, afinal, porque todos pagam, já que eu uso escada?!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Set 02, 2014 12:58 pm
Não acho que é cedo para tacar pedra... mas acho que é muito cedo para se querer elogiar..
- De imediato aumentaram o preço do estacionamento... não fizeram nenhuma melhoria no estacionamento, que é um LIXO... sujo, mal iluminado... então, primeiro gasta algum com a melhoria, depois apresenta a conta... (esta parecendo a rodovia Rio->Vitória....há uns 8 anos o governo fez uma melhoriazinha na rodovia... depois privatizou... bateu no peito falando que era "concessão" e não "privatização"... a "concessionária", não fez p---- nenhuma e cobram o pedágio na maior cara de pau...)
Quer aumentar o estacionamento ??? Então, lava aquele nojo... pinta faixas, recompõe o pátio, ilumina, coloca mais postos de entrada/saída para eu não ficar perdendo tempo...aí, quando fizer isso tudo (que para uma empresa privada é mole).. aí aumenta.. (isto se o valor já não estiver adequado)...a coisa foi tão nas coxas, que nos 2 primeiros dias não tinha gente suficiente para controlar e tiveram que abrir o estacionamento e liberar geral, sem cobrar...
- Quer cobrar o preço do carrinho ??? Ah.. no mundo civilizado se paga por isso ?? Tá, mas cada macaco no seu galho... não dá para querer comparar o que LHR, CDG, e outros aeroportos aí pelo mundo cobram para querer que GIG ou GRU cobre o mesmo... o poder aquisitivo da galera destes países é muito superior à nossa.. se for assim, então cobra US$ 2,50 de tarifa, que nem todos os aeroportos AMERICANOS...
Então... nós já morremos numa grana preta em tarifa em voo doméstico e em voos internacionais.. com estas tarifas o carrinho é para ser de graça, o estacionamento idem...
- demitir ascensoristas... acho que é uma medida adequada... ascensorista era muito bom para a empresa que prestava serviço para a Infraero... locação de mão de obra realmente desnecessária..mas deve vir acompanhada de contratação e treinamento do pessoal de limpeza/abastecimento dos banheiros, e aumento significativo da disponibilidade de banheiro feminino....aliás, isto não é privilégio do Brasil.. não entendo como é que os caras que planejam locais de grande circulação, conseguem planejar tão mal os banheiros.. impressionante... o cara faz 1 banheiro para família (1 único local), 1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino.. o detalhe é que os banheiros masculino e feminino são do mesmo tamanho.... aí a gente acaba vendo aqueles absurdos... banheiro masculino, em 1 minuto vamos lá fazemos o nº 1.. lavamos a mão, secamos e tchau.. banheiro feminino... fila em que elas ficam de 5 a 3 minutos na fila.. eu vi isto no Outlet da International Drive... verdadeiro absurdo....
Então, já que o tema é banheiro, a empresa "privada" que assumiu o Galeão, pode simplesmente ter um pouco mais de "inteligência" e alterar a configuração dos banheiros...para cada 4 banheiros, que sejam 2 para mulheres, 1 para família e 1 para homens...bem.. a galera do GLBTSXZH fica para uma próxima privatização ou isto entra na regra de renovação da privatização.. perdão governo.. regra de renovação da "concessão"...
Empresa privada é para dar lucro... show... gostamos disto.. a Vale do Rio Doce está aí para provar como isto é correto... era uma estatal que mamava recursos financeiros do contribuinte e, desde que foi concedida (perdão PSDB, foi privatizada), passou a recolher impostos...
Mas... nem por isso, GIG deve começar com a inversão da lógica...
Então.. primeiro mete a mão no bolso do empresário, faz os melhoramentos.. depois, aumenta (ou até diminui), pois tarifas e preços em GIG, GRU já são extorsivas...
Mas.. se tiver que aumentar.. então deixa pra meter a mão no nosso bolso pra depois...
Quanto a ser difícil piorar GIG, já começaram mostrando que tem talento para isto... prestam a mesma mer-- da serviço e aumenta preço.. isto para mim é piorar... ou então, como agora é empresa PRIVADA, talvez seja mais bonitinho e politicamente correto o pessoal do marketing da empresa falar que "melhorou para pior"...

GJulio Mensagens: 243
Ter Set 02, 2014 1:04 pm
Você contrataria uma empresa sem histórico nenhum ou uma empresa premiada em engenharia para construir a casa sob a qual seus filhos dormiriam?
As duas podem fazer um trabalho ruim? Sem dúvida !!! Mas se você tem a chance de selecionar as mesmas baseadas na sua história de mercado, você espera um trabalho melhor da segunda.
O fato de as coisas no Brasil estarem cada vez mais caras tem muito pouco a ver com a iniciativa privada, e sim muito a ver com a falta de concorrência e formação de oligopólios e excesso de regulação e tributação em cascata por parte do Estado. Um belo exemplo de país que apostou na desregulação e na iniciativa privada e tem dado muito certo é... Cingapura !!!
Quanto aos elevadores são uma questão de acessibilidade, inclusive são uma obrigação legal. Não se trata apenas de "uma alternativa que eu uso se eu quiser", e sim algo que por obrigação legal precisa estar ali e ser gratuito. Então não é passível de comparação (a não ser que alguém crie a "lei do carrinho gratuito", o que, vindo do Estado brasileiro, não me impressionaria).

mrhizzo Mensagens: 794
Ter Set 02, 2014 1:09 pm
Prestígio para mim não diz nada, além do mais aqui. E quem entra aqui, entra para lucrar de forma selvagem, sem as contrapartidas.
Vou citar apenas um nome, já que V. citou imóvel: Encol.

Nem vou me prolongar, pois visão cega, principalmente de pessoas como as do fórum, que viajam e conhecem uma realidade completamente diferente, não me apetece.

zardox, impecável raciocínio. Não tenho mais nada a declarar.

GJulio Mensagens: 243
Ter Set 02, 2014 1:21 pm
zardox
Concordo que há inúmeros pontos em que são necessárias melhorias ali. Acho inclusive que o Galeão é um daqueles lugares que provavelmente seria mais fácil demolir tudo e reconstruir para que ficasse realmente bom.
Entendo que, como consumidor, quem passa por ali tem o direito (e dever) de exigir melhorias imediatas. E mais ainda quando os preços aumentam e os serviços parecem continuar os mesmos, é perfeitamente legítimo.
Por outo lado, é preciso ver qual foi o contrato assinado entre concessionária x Governo.
Se o contrato prevê que a concessionária não é obrigada a fazer investimentos imediatos nesses pontos (melhoria de acessibilidade, aumento e reforma dos banheiros, sinalização, melhoria no estacionamento) mas pode já desde o primeiro dia começar a captar recursos explorando, por exemplo, os carrinhos, é compreensível, da perspectiva de um empresário que assume uma empresa já andando, que ele primeiro otimize os processos e capte recursos para apenas depois investir nas melhorias.
É o melhor tipo de contrato para o usuário do aeroporto? Sem dúvida não, pois ele vai pagar mais na etapa de transição e vai ter um serviço igual. Mas aparentemente é o contrato que foi assinado pelo governo.
As coisas podem piorar em um princípio e continuar piorando ou podem "piorar no começo" e depois melhorarem. Eu realmente tenho fé que, nesse caso em específico, a segunda opção vá ocorrer.
O tempo nos responderá.
Enquanto isso, acho que seria salutar se perguntássemos à nova administradora, por exemplo, se ela pode divulgar um plano e cronograma de melhorias, perspectiva de tarifas, e etc...





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio