Planejando Orlando de 07 a 14 de outubro 2012

Troca de informações sobre roteiros de viagem para Orlando.
Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qua Ago 29, 2012 2:03 pm
Antes de mais nada me apresento:

Meu nome é Marco Antônio, mas também sou conhecido como Marco Bacalhau. Este apelido vem de uma oura paixão além das viagens, o off-road.

Sou analista de sistemas, consultor e professor universitário. Casado, três filhos (12 e 07 anos e um bebe de 3 meses).

Moro em Belo Horizonte, terra do pão de queijo, das montanhas, da prosa boa e da comida no fogão a lenha.

Adoro viajar, só não o faço mais por falta de tempo e “temp$”.

Bom, estou em pleno planejamento de uma viagem para Orlando em outubro. E para ajudar quem esta na mesma situação que eu, e ao mesmo tempo ser ajudado por todos que já conhecem bem este destino, resolvi criar um tópico para detalhar como estou planejando a viagem.

PARTE I

O início

A viagem a Disney foi uma promessa feita a minha filha mais velha. Mas quando ela já estava quase em uma idade legal para ir, nasceu o irmão e seguramos a viagem mais um tempo. Agora que o irmão já pode aproveitar o passeio nasceu a “rapa do tacho” e quase que a viagem é adiada novamente.

Como não podíamos decepcionar as crianças resolvemos que faríamos a viagem somente eu e os dois mais velhos e marcamos uma segunda ida a Disney quando a caçula estiver maior.

No período de férias de final/início de ano não irá coincidir com a minha disponibilidade e da minha esposa. Optamos por viajar em outubro, quando as crianças terão uma semana de folga na escola e eu consigo queimar algumas horas extras no trabalho.

Inicialmente pensamos na Eurodisney. Pois não seria necessário tirar visto, os meninos conheceriam Paris (e eu adoraria voltar lá). Mas depois de analisar friamente declinamos, pois a mais velha até gostaria de conhecer Paris, mas o de 7 anos certamente vai achar um tédio. Da mesma forma acreditamos que a Eurodisney, apesar de bacana não é a Disneyworld e certamente uma não substituiria a outra. Além de tudo isto, os preços em Dólar são bem mais convidativos que os mesmos em Euro.

Verificamos a possibilidade de compra das passagens com as milhas, mas para o período do feriado a TAM cobra um absurdo 65.000 milhas por trecho e achamos melhor guardar as nossas para uma outra ocasião.

Fechamos em 18/06 a compra das passagens junto a uma agência de viagens que conseguiu BH-Orlando via São Paulo e Miami. O preço das passagens para eu, e meus dois filhos com taxas de embarque ficou em R$ 8.927,19 divididos em 5x (salgaaaaado).

Este sem dúvida é o custo maior da viagem e infelizmente não encontramos nada melhor. E nem tínhamos muitas opções, pois devido a proximidade todos os voos já estão lotados.

Passaportes

Bom. Definido a data da viagem e as passagens, temos que cumprir algumas exigências legais.

A primeira delas é tirar Passaporte para as crianças que ainda não tinham.

Todas as informações estão disponíveis do site da Policia Federal. Basta preencher on-line o requerimento, agendar o atendimento em umas das delegacias da Policia Federal e comparecer no dia portando os documentos.

Algumas informações estão no site mas não custa lembrar:
- Efetue o pagamento da GRU e leve no dia da entrevista
- São necessários vários documentos dependendo do sexo e idade os principais: carteira de identidade, CPF, Título de eleitor e comprovante de voto da última eleição, Doc Militar.
- Se menor de idade: Pai e Mãe deverão comparecer.

Está tudo muito rápido. Solicitei a emissão do passaporte no dia 13 de junho, fomos atendidos dia 20 e o passaporte estava pronto para buscar dia 28.


Imagem
ImagemImagemImagemImagem

[[]] Marco Bacalhau
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Ago 29, 2012 5:49 pm
Marco,

Não estamos autorizando novos tópicos sobre roteiro, mas pela sua organização decidi aprová-lo. Será muito legal se você for detalhando tudo e certamente ajudará muitos. Espero que continue!

Fiz apenas uma pequena edição, pois não permitidos propagandas.

Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qua Ago 29, 2012 9:30 pm
Opa então deixa eu caprichar! hehehehhe
Vai ai a segunda parte

Parte II

A Saga do Visto Americano

Com os passaportes na mão, comecei “A Saga do Visto Americano”.

Pesquisei na Internet e achei muitos sites indicando como é o passo a passo para tirar o visto.

Também encontrei muitas empresas que servem de despachante e ajudam no processo de aquisição do visto.

Retirado da Internet os 6 passos “FÁCEIS” para a retirada do visto.

1 - Preencher o formulário DS-160, disponível no site: https://ceac.state.gov/genniv/" onclick="window.open(this.href);return false;. Em seguida imprima o número de confirmação (código de barra) DS-160 de cada requerente.

2 - Pagar a taxa de solicitação de visto de US$ 160 (taxa única). O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito pelo site do Agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Mais informações no site: usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_fee_payment_options.

3 - Agendar a entrevista pelo site (http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR" onclick="window.open(this.href);return false;) ou pela central telefônica.

4 - Comparecer a um dos centros de atendimento para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Brasileiros acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.
Novos centros de atendimentos foram abertos no dia 7 de maio em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Recife (1), Belo Horizonte (1) e Porto Alegre (1). A ideia é que os novos postos agilizem ainda mais o processo. Confira os endereços neste site usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_asc_information.

5 - Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. As entrevistas serão somente para os novos solicitantes. Não mais para quem renova, a não ser em alguns casos específicos.

6 - Os aprovados na entrevista poderão receber o passaporte com visto em casa ou em local pré-escolhido

Bom, isto é a teoria.

Agora vamos para a prática que é muito burocrática e complicada.

Praticamente gastei uma tarde inteirinha para preencher o formulário de solicitação e agendar a entrevista. Mais uma ida ao CASV e um dia com a entrevista consular.

Primeiro: O formulário DS-160.

https://ceac.state.gov/genniv/" onclick="window.open(this.href);return false;
Na verdade é um aplicativo que você deve preencher e no final imprimir a ficha de confirmação. Porem ele não tem nada de simples e não funciona como deveria. De cara ele já te fala que demora 75 minutos (não é mentira).

Os principais problemas do DS-160

O site fala que grande parte dele foi traduzido e que basta você passar o mouse sobre o texto que irá aparecer a tradução. Bom isto aconteceu só umas três vezes, então desisti da tradução.
Logo de saída você deve selecionar qual escritório consular vai atender seu pedido.

Isto é muito importante. Eu dei preferência para o de São Paulo. Mas depois fui ver que teria que escolher o do RJ para ser possível a coleta biométrica em BH. Resultado, tive que refazer todo o questionário.

Solicitam muita informação sua, mas o questionário é um enigma para quem esta respondendo. Algumas perguntas podem simplesmente inviabilizar o seu visto. Ex. Qual a classe de visto que você deseja? Se eu já não soubesse teria colocado a classe errada. Outra: Qual é seu contato nos EUA? Como assim, se eu acabei de responder que nunca estive nos EUA e não conheço ninguem lá? Dai por diante:

Perguntas rídículas são levadas a sério por eles. Tipo: Você esta indo aos EUA para praticar algum ato de terrorismo? (vê lá se um terrorista vai responder que sim).

É necessário fazer um upload da sua foto também. A minha eu tirei na Webcam. As dos meninos eu digitalizei do passaporte. A qualidade não ficou boa mas o site aceitou.

Ao terminar imprima a ficha de confirmação. Ela será solicitada nos próximos passos.

Segundo: Agendando a entrevista

http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR" onclick="window.open(this.href);return false;
O agendamento da entrevista só é chato devido a pouca informação.

Após fazer seu login no site você deve iniciar o processo de agendamento que consiste em pagar a taxa de emissão de visto. Hoje você paga apenas uma taxa de US$160,00 que inclui todos os valores (inclusive envio do passaporte pela DHL).

Importante lembar que o consultado selecionado deve ser o mesmo selecionado no DS-160 caso contrário a solicitação não poderá ser processada.

No meu caso efetuei o pagamento por cartão de crédito. Você tem que agendar primeiro a entrevista consular e depois a visita a CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) que obrigatoriamente deve ser antes da entrevista consular. Agendei a entrevista consular para o dia 24/07 e a visita a CASV para o dia 23/07.

As entrevistas não são demoradas e no momento da marcação já te permitem atendimento com menos de 5 dias.

Após o término do agendamento você receberá um e-mail de confirmação com todas as informações sobre sua visita a CASV e a entrevista consular.

Terceiro: A visita a CASV

O atendimento na CASV-BH foi super rápido. Estava marcado para 14:30 e me atenderam as 14:15. Na porta eles conferem os documentos e te encaminham para uma fila interna. Você recebe uma senha e aguarda ser chamado (no meu caso nem aguardei).

Você é atendido em um guichê com um vidro onde um funcionário tira uma foto e recolhe digitalmente suas impressões digitais.

Como as crianças são dispensadas somente levei uma foto 5x7 de cada. Os passaportes deles já ficam retidos na CASV e foram enviados posteriormente via DHL. Como o meu exige a entrevista eles apenas fazem uma anotação do DS-160 e me devolvem para que eu o apresente na entrevista consular.

Segundo informações também não é permitido a entrada de telefones celulares dentro da CASV, mas em BH eu vi um segurança apenas mandar um rapaz desligar o aparelho.

Tudo feito em menos de 20 minutos incluindo ai o procedimento para três vistos.

Quarto: A entrevista Consular

A parte digamos mais BURROCRÁTICA.

Se não vejamos. Tive que comprar passagens ida e volta BH-RIO direto ao aeroporto Santos Dumont que fica a alguns quarteirões do aeroporto.

Como a entrevista estava marcada para as 14:30, peguei o voo de 11:32, o que demanda check-in as 10:32 e como o aeroporto de Confins e do outro lado do mundo, sai de casa as 9:10 (manhã perdida).

Cheguei ao Rio as 12:20 e já adiantei o check-in do retorno marcado para as 16:58.
Como no consulado é proibida a entrada de celular procurei o guarda volumes e deixei lá. (R$10,00 e só pode ser aberto uma vez). Na porta do consulado tem um monte de gente com colete escrito "QUARDO SEU CELULAR", eles cobram R$4,00 por aparelho e você tem que confiar de achar o cara depois hehehe).

Como cheguei no consulado muito antes da hora (13:00) não deixaram eu entrar e fui almoçar. Foi a conta de almoçar e as 13:30 deixaram eu entrar. Verificaram meu passaporte e o DS-160. Após entrar entreguei os dois a um funcionário que me encaminhou a uma filha no fim do corredor.
Nesta fila todos aguardam que seus passaportes sejam verificados e se existe alguma pendência na solicitação. Após isto eles devolvem o passaporte e você aguarda um guichê livre para fazer a entrevista.

Chegou minha vez.

Minha primeira impressão: A funcionária muito simpática e com um belo sorriso no rosto me deixou totalmente confortável.

Vou colocar exatamente como foi a entrevista:

- (Funcionária) Boa Tarde!
- (Eu) Boa Tarde!
- (Funcionária) Primeira fora do pais?
- (Eu) Nos EUA sim, fora do pais não?
- (Funcionária) Para onde já foi?
- (Eu) Argentina, Inglaterra e França
- (Funcionária) O que você faz?
- (Eu) Sou Gerente de TI e professor.
- (Funcionária) De nível médio?
- (Eu) Não. Superior.
- (Funcionária) Quanto você ganha?
- (Eu) X
- (Funcionária) Coloque os quatro dedos da mão esquerda sobre o leitor de digitais por favor.
- (Funcionária) Ok. Sua solicitação foi aprovada. Boa tarde!

E foi isto.

Um dia de serviço. R$800,00 de passagem, estacionamento, alimentação, guarda volumes e água para 5 perguntas que poderiam ser feitas na CASV em BH.

Sai do consulado frustrado com tudo aquilo. Concordo que os americanos sejam receosos quanto a quem visita seu pais, afinal temos um histórico de imigração ilegal. Mas os tempos são outros e os governantes estão demorando demais para encarar isto.

Ao todo gastei mais de US$1000,00 para conseguir três vistos. Este dinheiro poderia ser gasto na viagem.

[[]] Marco Bacalhau
Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qua Ago 29, 2012 9:43 pm
Fala Admin...

desculpe se pareceu como "propaganda" só queria deixar um caminho.
Mas, apesar do domínio, o site não tem nenhuma conotação comercial.
É apenas para reunir os amigos na NET.

Mas tá valendo "regras são regras". Fique a vontade para editar o que for necessário.

Grande abraço

Jajá mando a terceira parte.

[[]] M@rco

[[]] Marco Bacalhau
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Ago 29, 2012 9:57 pm
Caprichou mesmo! :)

O site do consulado que mudou. Agora é: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qua Ago 29, 2012 10:47 pm
Parte III

Onde ficar em Orlando

Como de costume conversei com a agência de viagens. A funcionária já é conhecida e nos ajudou muito na compra das passagens, pois para o período, estava muito difícil de encontrar voo disponível.

Ela mandou também opção de hotel o que achamos muito barato.

Nos recomendou o Hotel Quality Inn International Drive em quarto quadruplo (Não contei mas minha mãe resolveu nos acompanhar na viagem) por US$ 100,00 por pessoa para 7 diárias iniciando em 07/10 e terminando 14/10.

E ainda pode ser pago com uma entrada de 25% e o restante em 6X sem juros no cartão.

Agora eu entendi porque as pessoas gostam de ir para a Disney e ficar 20 dias. hehehehe

Estamos pagando R$216,00 por pessoa por 8 dias de acomodação.

Conhecer em Orlando

Atrações de mais e tempo de menos.

Chegamos ao momento de resolver, o que vamos ver e o que vamos deixar para uma outra ocasião.

Pesquisando sobre Orlando, facilmente contei mais de 15 parques. Com atrações que agradam a gregos e troianos.

Quando pesquisei o que vale e o que não vale a pena conhecer é que fiquei mais assustado. As impressões para uma mesma atração podem ser totalmente antagônicas. Assim pesquisei mais sobre o que tem em cada parque para tentar visitar o que mais agradaria a mim e a minha família.

Como nosso tempo é curto, uma tarde e noite, 6 dias inteiros e uma manhã. Temos que aproveitar ao máximo, sendo assim eliminei os parques aquáticos, os de animais e os muito rádicais. Assim privilegiei os mais famosos e ditos "imperdíveis".

Como além dos parques, claro que também vamos às compras programei nosso passeio da seguinte forma:

Domingo dia 7/10
-Chegada 9h
-Check-in no hotel
-Wallmart
-Florida Mall
-Premium Outlets
-Downtown Disney – Jantar no Rainforest
Segunda dia 8/10
-Epcot Center
-Almoço no Les Chefes de France
Terça dia 9/10
-Magic Kingdom
-Ainda não sei onde será o almoço
Quarta dia 10/10
-Hollywood Studios
-Downton Disney – jantar no Planet Hollywood
Quinta dia 11/10
-Universal Studios
-CityWalk – Jantar no Hard Rock Café
Sexta dia 12/10
-Island of Adventures
-Downton – Jantar no T-Rex
Sábado dia 13/10
-Sea World
-Florida Mall
-Premium Outlets
-Wallmart
Domingo dia 14/10
-Retorno

Não marquei nada pois temos que deixar o hotel as 12h então fica a manhã para alguma coisa próxima ao hotel mesmo.

[[]] Marco Bacalhau
ferdslobo Mensagens: 123
Qui Ago 30, 2012 8:58 am
Muito legal sua explicação, super detalhada e acho que ajuda muito quem ainda vai tirar passaporte e visto.
Só fiquei com pena da sua mulher que não vai.
Também estou indo em outubro, mas vou dia 22 e vcs já terão voltado. Conte-nos tudo!!! :)

Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qui Ago 30, 2012 9:02 am
Também vou sentir falta da minha companheira de viagem.

Pode deixar que vou colocando tudo aqui.

[[]] M@rco

[[]] Marco Bacalhau
Avatar do usuário
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qui Ago 30, 2012 3:55 pm
PARTE IV

Transporte em Orlando

Sempre que viajo costumo verificar como é o serviço de transporte no meu destino. E para Orlando não foi diferente.

O incrível é perceber que o transporte público lá é péssimo e para determinados lugares inexistente. O que praticamente te obriga a alugar um carro.

Sendo assim, comecei a pesquisar sobre a locação de veículos em Orlando.

De imediato descobri que turista alugar carro em Orlando é quase que obrigatório, ou seja, só quem não dirige ou é meio maluco que não o faz.

Como não temos traslado aeroporto-hotel-aeroporto é imprescindível que o carro tenha muito espaço para as malas. Estando em um grupo de quatro pessoas, a opções de “MUSCLE CAR:roll: e “CONVERSÍVEL DOS SONHOS8-) também já era. Compacto básico? :shock: Esquece! Não cabe nem uma mala direito. Então só nos sobrou um SUV ou Minivan.

Verifiquei várias agencias de locação de veículo: Hertz, Alamo, Budget, Sixt e etc. O melhor preço que eu havia encontrado foi na Sixt. Pegando o carro no domingo as 9:30 e entregando no outro domingo as 12:30 com seguro e sem GPS (pois já tenho) US$602,00 na categoria "Toyota Sienna, Dodge Caravan, VW Routan".

Cheguei a fazer a reserva pelo site da Sixt. Mas....

Como sei que muitas agências de viagem possuem convênio com agências de veículos, perguntei minha agente de viagens se ela tinha alguma coisa mais em conta. E para minha surpresa ela conseguiu na Dollar por, acredite, US$ 298,00 :mrgreen:, pagos em Reais (sem IOF de 6,38%) e divididos no cartão. O mesmo período e para o mesmo carro.

Show.

[[]] Marco Bacalhau
Galegoo Mensagens: 24
Qui Ago 30, 2012 7:38 pm
Excelente relato. Estou acompanhando todos os passos. Estou aguardando a entrega dos passaportes para iniciar a maratona dos vistos.

Com suas dicas,vá ansiedade do desconhecido diminui.

Obrigado





Booking.com

Voltar para “Roteiros de Viagem para Orlando”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio