São Paulo - Buenos Aires: A democracia da escolha

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
jvinicius Mensagens: 507
Dom Mar 20, 2011 4:32 pm
Após minha última viagem para Buenos Aires, parei para refletir como essa rota, para os que moram em São Paulo, oferece de opções, de forma que essa se torna uma rota muito democrática para o passageiro.

Identifiquei três grupos distintos de empresas que operam ela:

No primeiro grupo, temos as empresas de baixo-custo, aqui representadas por Pluna e GOL, sendo que a Pluna não oferece vôo direto, porém, tem os menores preços. Seu grande diferencial a todas as demais, sempre foi a possibilidade de descer no Aeroparque, o aeroporto central de Buenos Aires, porém, com a abertura do mesmo para vôos de outros países, esse diferencial fica apenas no preço, que pode não valer muito, quando você adiciona o pagamento do serviço de bordo, além da bagagem. A GOL dispensa apresentações.

Para o segundo grupo, temos as empresas que não tem um perfil definido (se são de baixo custo ou "premium"): São elas, TAM e LAN (farinha do mesmo saco) e Aerolíneas Argentinas.

Por fim, as premiums: Qatar e British, sendo que a British deixará a rota no próximo dia 27... Uma pena para essa rota, porém, a Qatar poderá substituir ela e quem sabe chega mais alguma depois.

Essa variedade contribui para uma coisa: Competição! A diferença de preços, pelo menos nessa última viagem, não foi tão gritante entre as low-cost e as premiums... Aqui estão alguns exemplos:

O trecho Buenos Aires - São Paulo, pela GOL, estava saindo por R$ 727,00, com direito a lanchinho e refrigerante... Na British (minha opção), estava por R$ 650,00, com direito a upgrade para a primeira classe, três refeições, carta de vinho e espaço... Ou seja, paga-se mais para ir apertado, passando fome (dependendo da suas refeições, ao longo do dia), do que ir folgado, no jumbo da British... Tem lógica?

Nossa democracia de escolha é próxima de zero, dentro do país, apesar da melhora... Temos GOL e TAM mandando no mercado como querem e Azul + WebJet correndo por fora, tentando crescer, cada uma em seu modelo.

Eu acredito que o mercado tem espaço para todos os tipos de empresas e serviços... Em termos de low-cost, a WebJet está dando seus passos e somente o tempo dirá se vai ter sucesso. No pelotão temos as duas maiores e no premium... Um vazio... Quem será que vai dar o primeiro passo?

Celso Mensagens: 163
Dom Mar 20, 2011 10:04 pm
Buenos Aires - GRU transformou-se numa ponte aérea e as nacionais que eventualmente investiriam num segmento premium, ao menos inicialmente, optariam por outras rotas para implantar tais serviços.

sds.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 21, 2011 8:23 pm
Saindo do GIG praticamente não há opções. Voei GOL em janeiro. Se tiver que voar novamente, provavelmente será GOL.
Uma pena nào termos melhores opções. Não me importaria em pagar mais para ir de British ou Qatar.





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio