[Reflexão Aberta] A GOL irá pra alguma aliança?

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 11:56 am
Bom, esse assunto vem ficando cada vez mais quente de uma forma geral. Com a anúncio da fusão da TAM + LAN, a grande questão que ficou no ar foi "para qual empresa a nova companhia irá, uma vez que a LAN é OneWorld e a TAM é Star Alliance?".

A LAN é membro antigo da OneWorld, já a TAM é novata, completou um ano de aliança à poucos dias. Efetivamente, a TAM tenta substituir a VARIG que foi expulsa da aliança pela Lufthansa nos seus últimos dias de vida. Claro que a Lufthansa não é nada boba e já vinha conversando com a TAM (até mesmo pela possibilidade da fusão TAM + VARIG). Com a LATAM, a empresa correu atrás de Copa, Avianca e Taca para que elas façam parte da aliança, uma vez que vejo a LATAM seguindo o rumo da OneWorld.

Com as principais companhias do continente se juntando, sobrou a GOL, sozinha e no ritmo dela. Logo, começaram os namoros... O primeiro acordo em si foi há alguns anos com a Copa Airlines, então da SkyTeam e futura Star Alliance. Muitos anos passaram e veio a Air France/KLM (ST), American (OW), Delta (ST) e além de algums acordos com a AeroMexico (ST) e Qatar (sem aliança).

Olhando friamente, a presença de parceiras da SkyTeam é maior do que da OneWorld. Isso seria um sinal? A resposta é NÃO!

Vou voltar alguns anos e falar sobre algumas relações de nossas empresas brasileiras com gringas. Nos idos de 1995/96 a VARIG teve um acordo de code-share com a Delta Airlines. Naquela época a idéia de aliança era uma coisa nova (a *A iria aparecer em 1997). Delta e VARIG ficaram esses dois anos namorando. Por outro lado, a Lufthansa ficava "xavecando" a VARIG, já com a idéia da *A. Chegou 1997, a *A foi fundada e a VARIG que deveria ter sido umas das fundadoras, ficou mais um ano sem ir pra aliança, por n-razões. O namoro com a Delta foi rompido, que anos mais tardes juntaria suas parceiras AeroMexico e Air France pra formar a ST.

Voltando ao passado mais recente, até 2008 a TAM manteve parcerias com a American, Air France, Lufthansa e TAP. Claro que a Lufthansa fez nova influência sobre a TAM e ela acabou indo para a *A. Além disso, a TAP ajudou no casamento.

Em termos estratégicos, a ST pode ser o casamento da GOL, por alguns motivos como: A aliança está desesperada por algum parceiro na América do Sul, ao ponto de ter colocado a Aerolineas Argentinas entre eles, porém, o mercado brasileiro é n-vezes mais forte que o mercado argentino. A diferença é que a Aerolineas tem uma quantidade de rotas internacionais maior que a GOL, que cada vez mais ficam menores. Outro ponto é o acordo entre Smiles e SkyMiles (Delta) e o Flying Blue (Air France/KLM), que já estão digamos "integrados". Outro ponto é a dúvida sobre se a LATAM saíra do papel e pra qual aliança ela vai seguir. Por um lado, a *A inseriu outras companhias deste lado do mundo para garantir uma malha (ainda que menor, já que a TAM tem o mercado brasileiro), enquanto que se a LATAM ficar na OW, a aliança ganha fôlego, porém, ela não deixa de querer falar com a GOL.

Incrivelmente, a GOL se tornou uma joia da coroa para as alianças neste lado do mundo. Particularmente, a melhor relação seria OW + GOL, já que a Smiles seria levado para os quatro cantos do mundo novamente e em termos de relação OW - Brasil, a American Airlines e Ibéria fogem do "quadradinho" Rio-São Paulo, com vôos partindo do norte, nordeste e centro-oeste. Já em termos da ST, a única que busca alternativas é a Delta.

Em termos de hub pra Europa teríamos com a ST Paris e Amsterdam. Com a OW, teriamos Madrid, London, além de algumas alternativas Finlândia e Hungria (Finnair e Malev). Rússia Aeroflot pela ST e S7 pela OW.

Já para os Estados Unidos, teriamos a opção de AeroMexico e Delta pela ST. Na OW, apenas nos sobra a American, porém, com uma quantidade de hubs domésticos maior que a Delta que concentra muita coisa em Atlanta e algumas em New York.

Agora fica a questão... Para onde vocês acham que vão as coisas?

¡hasta luego!

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toddbr Mensagens: 118
Dom Mai 29, 2011 1:04 pm
E a possibilidade da lan largar a Tam?
E a Gol assumir o posto da Tam.
EH forte a conversa.

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 3:51 pm
Todd,

Acho isso menos provável. Primeiro porque o grande interessante da LAN até alguns anos foi a marca VARIG. Como a marca vale ainda, porém, já perdeu muito de sua fama, vejo que não seria de grande valia mais.

Outro ponto é que as estratégias de negócio GOL e LAN são diferentes. Começando por aeronaves. A fronta da LAN é praticamente Airbus (existem uns Boeings 767) enquanto que a GOL é 737 (os 767 serão devolvidos). Outro ponto é que a GOL não tem grandes aspirações para o internacional e a LAN sim, afinal, o mercado doméstico chileno tem demanda, mas, não tente comparar com nosso país. TAM e LAN já fizeram negócios juntas, portanto, já existem um histórico. Vale lembrar também que os herdeiros do Cmte. Rolim Amaro não estão nem aí pra empresa. Eles querem é cuidar de outras coisas e não de cia. aérea.

O fato é que a LAN quer entrar em nosso mercado, via LAN Brasil ou TAM. Se a fusão não der certo por conta das autoridades chilenas, mais sérias que as nossas, a LAN pode até cair pro lado da GOL, mas, acho mais fácil o caminho de a TAM pegar nossa grana no BNDES e comprar a TAP e aumentar sua participação na Trip e a LAN correr pra comprar alguma operação regional menor, mas, com a estrutura mais montada como a WebJet ou Passaredo (que aliás a GOL está demorando pra assinar o cheque...).

¡hasta luego!

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Wilianbc Mensagens: 2075
Dom Mai 29, 2011 6:28 pm
A Gol na minha opinião deveria participar de uma aliança. Mas a morosidade de seus dirigentes e até mesmo o histórico empresarial dos mesmos me dá a impressão de comodismo. Quando surge uma concorrência em determinada rota, imediatamente essa rota é descartada. Não percebe-se um trabalho de planejamento a médio prazo, é sempre o resultado para ontem.

A Gol tem em suas mãos uma grande oportunidade de explorar rotas e incentivar o consumo que é o programa Smiles. Nem tudo está perdido. Mas para fazer parte de uma aliança é preciso algo a mais, porque os parceiros também querem oferecer para seus clientes rotas interessantes para os seus programas de fidelidade. Digamos que um membro do Programa Delta Skymiles queira emitir um bilhete da Gol que opções ele tem?

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Wilianbc Mensagens: 2075
Dom Mai 29, 2011 7:04 pm
Como diz Jean-Cyril Spinetta, "este acordo não é uma reação conjuntural à crise, mas sim um acordo de longo prazo que contribuirá para reforçar nossa liderança na América Latina". No entanto, a chegada da Gol na SkyTeam não é necessariamente imediata: "é uma possibilidade, uma opção que não descartamos", explicou Oliveira, ressaltando que sua companhia já possui acordos de menor envergadura com outros membros da SkyTeam, como a americana Delta Airlines ou a coreana Korean Air.
Mas o presidente da Air France se mostra otimista para uma futura entrada da companhia brasileira na aliança SkyTeam.
Além do futuro acordo com a KLM, Spinetta deseja estender esse acordo à companhia italiana Alitalia: "estamos prontos para ir mais longe com a Gol, mas cabe a eles tomar a decisão".

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 7:11 pm
William, a administração Constantino é de uma empresa de ônibus não de uma empresa aérea. O maior exemplo ficou em Bogotá, rota classica da VARIG que estão tirando, pois, não conseguem fazer um produto descente... O que fizeram pra tirar a rota? A simples pergunta "qual rota tá dando pouco lucro???" e alguém responde: "Bogotá". Pronto! Tira a rota, não tenta-se fazer um plano pra atrair os passageiros, não tenta-se nada, simplesmente tira a rota. A VARIG chinesa ia pra Europa... A GOL com grana não chega nos Estados Unidos.

Claro que, a Constantino está mais rico do que eu, mas, ele poderia ser mais ainda se tentasse algumas coisas novas e com a marca VARIG. No lugar dele eu faria um modelo low-cost com a GOL e oferecia a VARIG em rotas domésticas que teriam demanda, além de todo o internacional, com duas classes de serviço, etc. Garanto que era dinheiro na mão. Eu também compraria a Passaredo, focando em uma aviação regional, concorrente com a Trip (TAM) e Azul. Claro que não precisa ir pra Copenhagem, Tóquio, Barcelona, etc. Entraria numa aliança e deixaria os passageiros no hub do parceiro. É assim que as coisas funcionam, ou você acha que a TAM voa para Frankfurt à toa?

Vamos esperar os próximos passos...

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 7:14 pm
Korean Air também? Nossa! Só falta a Alitalia mesmo, aí só falta a Czech, Kenya, Tarom, China Southern e Vietnam (que não voam pra cá)... Pelo visto, mais uns pontos na possibilidade de ir pra ST.

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toddbr Mensagens: 118
Dom Mai 29, 2011 9:05 pm
exame.com

Sem LAN, TAP é alternativa mais vantajosa para TAM

São Paulo – O imbróglio da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN está longe de um desfecho. No Brasil, a operação segue sem restrições, mas as autoridades regulatórias do Chile estão reticentes quanto à aprovação. O advogado da aérea brasileira, Juan Gumucio, afirmou em audiência no Chile, que a TAM pode buscar outro parceiro caso a fusão com a LAN seja bloqueada. Segundo analistas, a alternativa mais vantajosa seria uma união com a portuguesa TAP.
Aérea brasileira já afirmou que buscará outro parceiro caso fusão com a chilena seja barrada
A operação entre TAM e TAP traria benefícios para ambas as empresas. Para a brasileira, a união seria uma nova porta de entrada para o mercado europeu por meio de Portugal – onde a TAM não opera regionalmente. “A TAM teria mais distribuição na Europa com estrutura de vendas. A parte de malha não seria preciso aumentar, por conta do codeshare”, avalia o consultor André Castellini.

Com maior força no mercado europeu, a brasileira poderia reforçar sua presença também no mercado doméstico. A TAP opera em nove cidades do Brasil para a Europa. Em 2010, transportou 1,4 milhão de passageiros. “A TAP faz de Lisboa um hub importante de lazer para passageiros que querem voar para o nordeste brasileiro”, aponta Castellini. A portuguesa opera em 65 cidades de 31 países da Europa, África, América do Sul e do Norte.

A compra da TAP também blindaria a Latam de eventuais investidas de outras companhias aéreas. “Como o mercado internacional da TAP é o Brasil, há empresas do Oriente Médio, como Emirate e Qatar, que tentariam comprar a portuguesa para reforçar a presença por aqui”, avalia o consultor Respício Espírito Santo. “Grosso modo a TAP seria uma subsidiária da Latam.”

Para Castellini, porém, a TAM enfrentaria uma dura competição. “Operar na Europa é um desafio. A TAM passaria a concorrer com grandes grupos, além de esbarrar nos sindicatos locais que tem regras diferentes do Brasil”, diz Castellini. Dele discorda Respício: “Com a associação, a TAM ganharia mais proximidade com as autoridades regulatórias, mais força na Star Alliance e possibilitaria um intercâmbio de aeronaves entre as empresas”.

A TAM ainda mantém a liderança no mercado brasileiro, mas a diferença entre a Gol, a segunda colocada, vem diminuindo. A TAP é uma alternativa viável para turbinar sua posição – e seria um bom negócio para a portuguesa. “Se a TAP não fizer alguma coisa, ela vai quebrar e o mercado português não seria atendido”, avalia um analista. Para Respício, a TAP continuaria com sua bandeira. “A marca não seria abandonada e a TAM seria um investidor.”

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toddbr Mensagens: 118
Dom Mai 29, 2011 9:07 pm
Zero Hora

LAN pode buscar associação com a Gol
Negociação é posssível de ocorrer caso tribunal chileno vete fusão com a TAM

Caso a fusão com a TAM não seja possível, a companhia aérea chilena LAN poderá buscar associação com outra grande empresa brasileira a Gol. A informação foi dada pelo vice-presidente executivo da LAN, Enrique Cueto, e pelo gerente geral da companhia, Ignacio Cueto, em entrevista publicada neste sábado no site do jornal chileno El Mercurio.

Embora tenha ressaltado não saber se a Gol está disponível e que o grau de internacionalização da empresa não se compara ao da TAM, Enrique Cueto disse que uma possível parceria com a empresa brasileira poderia interessar. Contatos nesse sentido, porém, ainda não foram feitos entre as direções das duas companhias.

A fusão entre a TAM e a LAN está sendo analisada pelo Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC). Na quinta-feira, a corte realizou uma audiência em que ambas as companhias apresentaram seus argumentos sobre a criação da maior empresa aérea da América Latina. Na ocasião, a TAM fez um alerta de que poderia buscar outro sócio se a fusão fosse impedida pelo TDLC.

As duas companhias divulgaram em agosto passado um acordo para unirem operações, mas uma associação de consumidores no Chile protestou, alegando que o acordo afetaria a livre concorrência do setor. O tribunal espera ter antes de agosto uma posição sobre a legalidade da operação.

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 9:32 pm
Todd,

O problema aí está no mercado Chileno, não no mercado brasileiro. Aqui a LATAM está autorizada, porém, a concorrência no Chile está "reclamando", logo uma LAGOL enfrentaria os mesmos problemas por aqui.

A compra da TAP pela TAM é possível, porém, ela precisa ir no BNDES pra isso. José Dirceu vai dar a benção se for o caso. Mas, o rompo na TAP é grande e Europa não é Brasil. Passageiro reclama, passageiro tem alternativa.





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