Como as coisas no Brasil são difíceis

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Camilo Mensagens: 294
Ter Set 11, 2012 9:42 pm
Já ando há um tempo incomodado com as dificuldades impostas pelas empresas brasileiras, tudo é dificil, demorado e burocrático.

Por exemplo, para atualizar os telefones no cadastro em uma companhia aérea (ou em um programa de milhagens, porque nem eles se entendem) é um sacrifício.
Para reclamar de pontuação que não entrou é outro problema.
Para conseguir resolver problemas nos cartões de crédito, outra dificuldade.

E assim vai nossa vida, porém hoje eu tive total certeza que além de despreparo para atender os próprios brasileiros, estamos muito, mas muito mesmo, despreparados para receber os turistas estrangeiros.

Vamos ao fato ocorrido hoje:
Esta semana vieram a trabalho 4 ingleses para o Brasil, eles vieram para uma troca de experiência e vão passar a semana no Brasil, vieram por GRU. Conseguimos adiantar muito o trabalho da semana neste dois dias (hoje é terça a noite), adiantamos o deslocamento para BH para a visita de uma instalação naquela localidade e a expectativa é de quinta a tarde concluirmos os serviços (conseguiremos fazer em 4 dias o serviço que era para ser feito em 5), e sendo assim, por interesse deles, eles conseguiram mudar a volta para sair por GIG no sábado para conhecer o "famoso" Rio de Janeiro.
Hoje eles me informaram que estavam interessados em alugar um carro em BH e entregar no RJ, algo que eu desaconselhei totalmente (já pensou eles rodarem uns 500km na BR 040, chegarem no RJ sem conhecer nada e ainda pagarem um absurdo de aluguel e taxas para devolver o carro em outra localidade, iso sem contar os perigos envolvidos).
Recomendei que eles comprassem uma passagem aérea de BH para RJ, e abri a internet para mostrar as companhias aéreas e preços praticados. Chegamos a uma companhia que o preço estava 99,90 por pessoa, eles ficaram felizes ao saber que pagariam em torno de 30 libras. Abri o site em inglês e passei para eles preencherem, eis que começaram as dificuldades:
- Quando chegou no ZIP CODE, mesmo eles colocando que moravam em UK, o site não aceitava e falava que faltavam dígitos. (Resolvi colocar o meu CEP)
- Quando chegou em telefone, o site não tinha espaço para colocar o número internacional. (Resolvi colocar o meu telefone)
- Quando chegou em pagamento o site solicitou o CPF!!! MAS COMO ASSIM, O SITE BRASILEIRO VAI PEDIR CPF DE ALGUÉM COMPRANDO INTERNACIONALMENTE! (Lembro que a página estava em inglês!)

Dá vontade de aloprar viu.
Para quem colocou o CEP, telefone, só faltava isto mesmo, pagar para eles... kkk..

"Problema resolvido"

Nishan Mensagens: 1627
Qua Set 12, 2012 12:06 am
A legislação aqui no Brasil também não ajuda. Peça para que esses 4 ingleses tentem comprar um chip pré-pago para utilizarem os celulares deles enquanto estiverem aqui no Brasil. Sabe o que dirão a eles ?? Que eles tem que ter CPF !

Infelizmente as coisas como são aqui vão de encontro com o que vemos ao redor do mundo. Em uma planeta onde se busca praticidade, agilidade e eficiência, nós ainda temos que conviver com leis e procedimentos do início do século XX. É fato que nós temos uma necessidade de acordo com os nossos problemas de se buscar rastrear e monitorar gastos, serviços e uso de celulares pelo país. Contudo, isso acaba por prejudicar um turista que não tem nada a ver com isso e quer apenas usar o seu aparelho de celular por aqui enquanto estiver visitando o país. O pior é que muitos estrangeiros vão a bancos e ao Correio querendo fazer um CPF com a justificativa de comprar um chip para o celular. Como se isso fosse algo simples para um estrangeiro em trânsito por aqui, até porque criar um CPF não é brincadeira.

Com relação ao CEP e CPF na compra da passagem no site da cia. aérea (não sei se era a Webjet, TAM ou GOL), as empresas nacionais não podem ou então parecem não querer buscar o cliente estrangeiro. Eu me lembro que antes o grande problema era que cartões de crédito emitidos fora do país não eram aceitos nos sites das cias aéreas. Esta do CEP eu desconhecia, mas se há é um verdadeiro atestado de burrice.

Porque eles não tentaram comprar em sites internacionais como Travelocity, Orbitz ou outros ?? Tá certo que pagariam mais caro, contudo não teriam essa dor de cabeça. Outra alternativa seria uma agência de viagens no Reino Unidos.

Camilo Mensagens: 294
Qua Set 12, 2012 7:42 am
Chegamos a abrir o Expedia UK, mas a passagem desta companhia não aparecia, só tinha de outra companhia por 2,5x o valor.

viajante Mensagens: 1090
Qua Set 12, 2012 9:03 pm
Agora tenta fazer o mesmo lá fora. Tudo simples e de uma facilidade incrível.
Aonde você já teve que colocar um Social Security em um site americano? Nunca.
Aqui pedem CPF até para entrar em um simples chat. É um absurdo sem tamanho.

Nishan Mensagens: 1627
Qua Set 12, 2012 9:52 pm
Mas, afinal: qual cia. aérea era esta ?

Camilo Mensagens: 294
Qui Set 13, 2012 12:33 pm
Nando, eu não cheguei a generalizar, é porque estes últimos dias estou um pouco revoltado com diversos problemas burocráticos que exitem no Brasil, tanto que comentei no início que a dificuldade ocorre em diversos setores, e utilizei da companhia aérea como exemplo. Mas a necessidade de colocar o CPF para tudo é indiscutível.

Evitei colocar o nome da empresa, mas de fato foi a Azul. E olha que o dono é um "americano com passaporte brasileiro".

Não fiz reclamação formal.

Camilo Mensagens: 294
Qui Set 13, 2012 5:13 pm
Negativo, não foi esta tela não... Vai entender.

Nishan Mensagens: 1627
Qui Set 13, 2012 11:59 pm
Aqui não pediu CPF algum no site em inglês da Azul.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sex Set 14, 2012 9:55 am
Não me lembro de ter colocado meu CPF em aquisição de passagens aéreas.

Que diabos de página foi essa?

Cinthia Mensagens: 328
Sáb Set 15, 2012 8:49 am
E o nosso CPF circulando por aí em qq lugar e site!





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio