Cuidado com os voos Code-Share

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
leocnf Mensagens: 12
Qua Out 03, 2012 6:13 pm
Para quem ganhar milhas é um esporte, o que é o meu caso, quando se compra uma pasagem deve-se ficar atento às condições de acúmulo de milhas.

Existe basicamente duas modalidades de voos oferecidos por uma companhia aérea. O voo próprio, chamados de 'puros' ou os voos em code-share, em que há o número do voo próprio, mas operado por outra companhia.

Nos voos puros as regras são simples. É só olhar a tabela de acúmulo de milhas no seu programa de fidelidade e pronto. Será pontuado se for uma classe que pontua.

---

Nos voos code-share, a questão é um pouco mais complexa. Além da tabela de acúmulo de milhas, deve-se observar se o voo é elegível ao acúmulo de milhas.

Normalmente não se tem problemas quando se está pontuando na companhia aérea que vendeu o voo.
por exemplo:
Comprou o voo Tam GRU/MUC operado pela LH. O número do voo é JJ82XX. Irá pontuar normalmente no Tam Fidelidade ou no Mileas and More da LH.

Quando deseja se pontuar em companhias na mesma aliança, também é muito raro encontrar problemas.
por exemplo
Comprou o voo Tam GRU/MUC operado pela LH. O número do voo é JJ82XX. Irá pontuar normalmente no Mileage Plus da UA, pelo fato de ambas as companhias serem membros da *A.

O grande problema é quando o voo possui o código de uma companhia mas é operado por outra cia que possui acordo bilateral mas não é membro da mesma aliança.

por exemplo
Comprou o voo South African JNB/SYD. O número do voo é SA7700. Irá pontuar normalmente nos programas da SA ou da QF. Não irá pontuar nos programas de outras cias da *A nem da OW.

Resumindo: Para pontuar em voos code-share o número de voo e o avião que está operando (chamado de 'metal) têm que ser de uma cia parceira do seu programa de fidelidade.

Fiz recentememte GRU/JNB/SYD com a SA e somente a ida e volta Brasil/África pontuaram no Mileage Plus da UA. Os trechos África/Austrália não pontuaram por serem com metal QF.

Nishan Mensagens: 1627
Qua Out 03, 2012 8:19 pm
Fiz em Julho Rio-Miami de American e Miami-Londres-Roma com a British Airways na mesma reserva. A GOL só aceitou os pontos dos trechos voados com a American Airlines. Os demais que fiz com a BA, apesar de terem o código de vôo compartilhado com a AA não foram aceitos.

bizRG Mensagens: 444
Qua Out 03, 2012 10:23 pm
Eu particularmente evito esses tipos de vôos, pois, eu sei que dá dor de cabeça depois. Se não for parceira de aliança ou programa de milhagem só em último caso.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Qua Mai 07, 2014 2:34 pm
Pessoal, desculpem reativar este tópico, mas estou com uma dúvida.

Tenho o Aadvantage.

Se viajar pela TAM, pontuo no meu AA, ok.

Se eu viajar pela TAM, mas em um voo operado pela Lufthansa, que não faz parte da oneworld, eu pontuarei???

bizRG Mensagens: 444
Qua Mai 07, 2014 4:18 pm
Não. A pontuação da aliança é pelo "metal" que você voa, ou seja, voar em aeronave (metal) TAM é válido, já no metal LH não.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
brunopiruka Mensagens: 1042
Sex Jan 22, 2016 10:14 am
Pessoal,

Desculpe ressuscitar o tópico, mas surgiu uma dúvida.

Num voo da Tam, por Exemplo, o trecho code share, sendo mesma aliança, eu pontuo pela tabela da Tam ou pela tabela da Parceria?
Tipo um trecho voado LAN na tarifa mais baixa, pontuo 100% como sendo TAM ou 50% como sendo LAN e pedido para pontuar na TAM.

Não sei se ficou claro :?

Em resumo, se é operado em code-share vale a regra de quem vendeu? ou é equivalente a ter comprado em uma e pontuado em outra...

Valeu!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 22, 2016 10:22 am
Vale a regra do programa onde você decidiu acumular as milhas.





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio