Passagem aérea - Diferença de preço entre os consolidadores e a companhia

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Sáb Jan 12, 2013 6:45 pm
Hoje resolvi fazer um exercício para verificar a diferença de preços entre os consolidadores mais "famosos" em relação ao preço de uma companhia, e me surpreendi com a diferença que vi.

Primeiramente, o voo que procurei foi GRU - AMS, indo dia 26/07/13 e retornando dia 15/08/13.

Em todos os lugares que eu pesquisei (com exceção, entranhamente, pelo ITA que não achou essa tarifa) a companhia com os melhores preços foi a Lufthansa.

Vamos aos preços (todos os valores em reais, os voos em todos os casos são os mesmos):

Site da Lufthansa: 2535.34 (sem opção de parcelamento)
Call center da Lufthansa: 2657,00 (com opção de parcelamento em 5x)
Decolar: 2628,00 (com opção de parcelamento em 5x)
Submarino Viagens: 2651,75 (com opção de parcelamento em 5x)
Viajanet e Rapi10: 2765,41 (com opção de parcelamento em 5x)

Com isso chego na conclusão que cada site cobra o que achar melhor (e eu continuo achando um absurdo um site cobrar 230,00 apenas pra fazer uma transação eletrônica de emitir uma passagem).

Mas o que me surpreendeu de verdade foi a discrepância de preços entre o site da Lufthansa e o Call Center da mesma (a atendente disse ser normal que as tarifas lá sejam, mais caras, só não quis explicar o porque).

É uma pena que a Lufthansa não ofereça diretamente a opção de parcelamento, o jeito é partir para outra.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jan 12, 2013 6:46 pm
Em 2011 fiz a mesma conta e o resultado foi o mesmo: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=2542" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Sáb Jan 12, 2013 6:46 pm
Nossa Gabriel eu não lembrava do seu tópico (e olha que eu respondi ele).

Enfim, o que deixa mais triste na comparação é a diferença nos preços entre eles em pouco mais de 1 ano.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jan 12, 2013 6:46 pm
Como mudou, né? Aumento mais do que considerável.

GJulio Mensagens: 243
Sáb Jan 12, 2013 6:46 pm
A ciência dos preços é algo muito estranho. Em alguns consolidadores/agregadores internacionais, não raro, as vezes se conseguem preços melhores até do que os da própria companhia aérea. Não sei como fazem isso, se tem algum convênio, enfim. Veja esse vôo da Delta por exemplo, é mais barato na Skyscanner do que no site da própria Delta (GRU-JFK de 05/02 a 20/02, $932 na Skyscanner e $994 na Delta). Todas as minhas passagens para o exterior foram compradas em sites internacionais, e mesmo com o IOF compensou !!! Mas sempre acompanho por pelo menos 2 semanas os preços. Os sites que utilizo são:

http://www.kayak.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.skyscanner.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.orbitz.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.cheapoair.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.bookingbuddy.com/" onclick="window.open(this.href);return false; (permite procura em diversos outros consolidadores e agregadores ao mesmo tempo, incluindo alguns dos citados)

O único ponto desfavorável é se você precisar parcelar, o que não é possível. E não se pode esquecer de colocar o IOF na conta para ver se fica mais caro ou não de fato.

Obs: Se estiver pensando em comprar mesmo, acho um pouco cedo comprar um vôo para Julho agora. Esses preços devem abaixar. Em novembro pesquisei vôos de GRU para AMS no meio de fevereiro e cheguei a encontrar por US$ 850.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Sáb Jan 12, 2013 6:47 pm
GJulio obrigado pelas dicas.

Esse acompanhamento que você citou eu comecei a fazer essa semana. Quanto a esses sites que você passou, eu cheguei a procurar em alguns, mas pelo que eu já vi pelo menos para passagens para a Europa eu nunca achei nada mais barato por eles do que pelos sites das companhias.

Quanto ao adiantamento, tomo por base ano passado. Consegui comprar um trecho semelhante nas mesmas datas em fevereiro por 2150,00, e esse foi o melhor preço que vi até a data da viagem (um amigo comprou em abril e pagou 2450,00).

E para mostrar como os preços flutuam, hoje já tem uma passagem da Swiss por 2452,00 (mas cai no mesmo problema de parcelamento da Lufthansa).

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
GJulio Mensagens: 243
Sáb Jan 12, 2013 6:47 pm
É que Julho também é mês de férias em grande parte do mundo, então eles já devem esperar uma demanda mais alta de partidas e o preço deve ficar mais salgado.
Esse vôo que eu vi de US$ 850 era da KLM. Quase comprei. Mas acabei mudando de destino na última hora.

Boa sorte com a passagem e boa viagem quando chegar a hora. O importante é viajar.

Um abraço.

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Sáb Jan 12, 2013 6:48 pm
Sim, tem muita diferença!
Emiti ontem um trecho GRU-EZE pela Turkish para 15/3 com retorno com 17/3.
O preço para 2 pessoas era variava de R$1200 a R$1300 nos consolidadores nacionais. Tentei efetuar a compra no decolar e não consegui por erro no servidor.
Fui fazer compra no próprio site da Turkish e o preço era similar, cerca de US$600.
Estava procurando outros consolidadores para fugir do IOF, e acabei encontrando no Orbitz o exato mesmo trecho por US$430!! Era o único de todos que o valor estava bem abaixo dos demais.
Mesmo com IOF valeu muito a pena!

Ou seja, nao se limite a um único buscador antes de emitir :)

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Sáb Jan 12, 2013 6:48 pm
Gosto muito de usar o Matrix da Ita Software para buscar voos internacionais, mas ele tem ficado meio louco.
Desculpe Matrix eu que estou ficando doido, procurando BSB-FLL non-stop que é claro não existe, só foi mudar para 1-stop que econtrei passagens ida-volta em janeiro e fevereiro por R$ 1.390,00 com taxas.

Em dezembro passado, procurando passagens de BSB para a Flórida, vi por meio dele que a melhor opção era o voo BSB-BOG-FLL e FLL-BOG-BSB. A pesquisa fiz colocando apenas BSB-FLL (Fort-Lauderdale).
O único porém era o tempo de espera na ida entre Bogotá e FLL (18 horas), isto é, teria que dormir em Bogotá.
Fiz a compra no Expedia BR com multicidades e o preço saiu o mesmo do Matrix (por isso ele é bom).
Só que agora, podem testar se pesquisar BSB-FLL em qualquer data diz que não há voos, o que não é verdade porque no Expedia continua existindo por R$ 1.816,00 com taxas em fevereiro/2013.
Não é mais verdade, eu que pirei.

Alguém mais notou diferenças de comportamento do Matrix? Ele é meio temperamental, tem dias que é incrível e há dias que não informa os voos de forma correta.

Só para complementar, tentei comprar pelo call-center da TACA que faz BSB-BOG-FLL e eles me ofereceram para a mesma data voos para FLL pela United pelo dobro do preço. Ensinei a atendente quais os trechos davam a melhor tarifa e ela achou a tarifa TACA/Avianca que eu queria. No final optei comprar pelo ExpediaBR que cobra em reais convertendo pelo dólar comercial. Pelo callcenter seria dólar do cartão + IOF.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Sáb Jan 12, 2013 6:49 pm
Realmente, nos últimos dias o ITA esta mostrando um comportamento estranho, as vezes dá erro no site, as vezes não acha as tarifas mais baixas...

Quanto ao ExpediaBR, o problema nas pesquisas que eu fiz é que eles apenas aceitam Visa e Mastercard, não parcelam e cobram taxa de emissão, então ficou elas por elas com o preço do Decolar.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012




Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio