TAM cancela voo e não devolve taxa

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade TAM Fidelidade, da TAM.
rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 11:06 am
@bigshot Obrigado. A "querida" da Tam Viagens havia informado que essa taxa só seria devida quando eu fosse remarcar o bilhete. Perdi a oportunidade de ter essas milhas de volta brevemente por pura falta de informação da cia.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 26, 2015 11:21 am
No final é os R$ 130,00 referem-se mesmo a taxa de cancelamento da viagem.. e não remarcação..
Quando vc fala que os pontos ficaram congelados significa que, assim que pagasse a taxa de R$ 130,00 eles voltariam, como voltaram...
O primeiro cancelamento feito por vc.. a multa é devida (ainda que o valor não seja justo)...
Apenas haveria injustiça no caso do primeiro cancelamento (que vc tomou a iniciativa de fazer) fosse por causa de alteração do voo pela TAM, e ainda assim vc pagar os R$ 130,00...o que me parece não ser o caso..
Mas... no caso da alteração do segundo voo, feito pela TAM, entendo que, não bastaria apenas ela te devolver os pontos e as taxas aeroportuárias... pois ela tomou a iniciativa de mudar/cancelar o voo e isto te trouxe transtornos..
Assim como no primeiro caso, em que o cancelamento se deu por decisão sua e vc foi penalizado com multa de R$ 130,00, entendo que no segundo caso, a alteração/cancelamento do voo se deu por conveniência/atitude da TAM... então, além de devolver os pontos e a taxa aeroportuária, ela deveria ter uma multa compensatória a seu favor.. que bem poderia ser te devolver os R$ 130,00 (que até pode ser insuficiente para cobrir prejuízos materiais e/ou morais que vc tenha tido)..

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Ago 26, 2015 11:23 am
Eu discordo, pois uma ação não tem relação com a outra. Além disto, ele poderia voar em outro voo. Na segunda ação a TAM fez o reembolso total, conforme manda a lei.

rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 11:34 am
@Zardox É exatamente dessa forma que eu penso.

@GabrielDias A cia seguiu a lei mas, no caso de um vôo cancelado pela cia com um cliente fidelidade, poderia ter uma compensação. Isso já aconteceu uma vez em um trecho SSA-GRU e eu aceitei pegar um voo um pouco mais tarde, sem problemas. Nada foi oferecido pela inconveniência. Dessa vez em FOR-SSA, as opções eram vôos que em nada tinham a ver com o meu voo original.

Infelizmente, isso não existiu e é mais conveniente se dar ao risco de ter um cliente fiel insatisfeito - mesmo protegida pela lei - propagando o que houve e perdê-lo de vez em um mercado nacional cada vez mais disputado. Mesmo com práticas não tão saudáveis, Rolim Amaro lutava para fidelizar clientes com um bom apelo de mkt. O seu legado tem sumido a cada ano. Hoje vejo muito pouco do "tapete vermelho" que ele pregava. A impressão que tenho é que a Tam está virando a Gol de alguns anos atrás e vice versa. Azul vem correndo por fora mas ainda com tarifas altas. A Avianca está comemorando por conseguir se organizar e não fechar no vermelho. Existe uma apatia no mercado mesmo com excelentes tarifas, bom serviço e Star Alliance.

Pra não ficar off topic, existem regras e sempre existirão exceções. Considero lamentável o episódio.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 26, 2015 11:51 am
Eu discordo em relação à segunda ação...
Empresas não podem se limitar a alterar/cancelar voos a seu bel prazer....pois isto pode acarretar prejuízos às pessoas...
Não basta oferecer a devolução de pontos e taxas... ainda que isto seja o cumprimento da lei (no caso, atende a uma lei específica, que pode até ser uma Resolução/Portaria ANAC)...mas descumpre outras legislações....
Imagina um médico que vá perder uma cirurgia porque a TAM mudou o horário...de repente, para o paciente não morrer, ela opta por comprar uma passagem aérea em outra Cia, que naquele dia pode custar o triplo do que ele tinha pago à TAM..
Ou ainda, um advogado perder uma audiência num tribunal ... tudo bem que um colega pode substituí-lo, mas existem advogados e existem os "Nilo Batista" da vida (um gênio na área penal... tem doutorado por notório saber)...
Já imaginou perder/chegar atrasado no casamento porque a TAM mudou/cancelou o voo ??? Não dá para desconvidar as pessoas, buffet e a noiva ???... certamente, vai ter esperar com um rolo de pastel na mão.... :D
Enfim...
Se o cidadão/consumidor toma a decisão de cancelar/alterar o voo, paga multa...o que é justo.... se a empresa o faz só vai se limitar a ter que devolver pontos e taxas aeroportuárias ???
Isso não é justiça e certamente qq JEC da vida manda indenizar...
Claro, vai ter que provar o prejuízo material.....o moral, pode ser presumido em função da situação fática...
Não sou crítico em relação à isso... no meu caso, não havendo prejuízo e sentindo que a empresa fez o melhor para sanar a situação, não esquento não...
Mas.. se eu tiver um prejuízo, aí eu não deixo pra lá...
Eu sempre falo do caso da American Airlines...
Já detonou 3 malas minha, em viagens... mas atende a reclamação de forma tão decente, que eu me limito a apenas cobrar o valor da mala...não cobro o estacionamento de ter que voltar ao GIG para levar a mala quebrada, o combustível e o mais caro: o meu tempo...

rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 12:09 pm
Exatamente @Zardoc!! A Tam me puniu pela cancelamento/remarcaçāo e quem pune a Tam agora no cancelamento? Eu acredito que erros sempre vão acontecer. Ganha a minha fidelidade quem presta a melhor solução com excelência. A Tam, infelizmente, perdeu a minha preferência.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Ago 26, 2015 12:11 pm
Não tem punição no Brasil e nem no mundo para isso. Você está querendo inventar algo que não existe. As companhias aéreas fazem ajustes nas rotas o tempo todo e isso não é ilegal.

rbritossa Mensagens: 20
Qua Ago 26, 2015 12:15 pm
@GabrielDias Eu não estou inventando nada. Me refiro a fidelidade e excelência de serviço. Senpre digo que existe um abismo entre hotelaria e hospitalidade. Nenhuma lei enxerga isso. A cia faz a opção de oferecwr o serviço que for melhor para ela.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Ago 26, 2015 12:20 pm
Você vive em outro mundo. Não existe isso. As empresas pesam nela e em seus lucros em primeiro lugar. No Brasil isso é ainda mais evidente.





Booking.com

Voltar para “TAM Fidelidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio