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 Título: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 25, 2010 10:29 pm 
Mensagens: 521Brasil
Esse, eu poderia dizer que é o caminho mais rápido (e bem mais rápido) para resolver seus problemas com o TAM Fidelidade... :idea:

Em julho, fiz um vôo entre Asunción e São Paulo (operado pelo TAM Mercosul - a famosa PZ), na executiva deles. Pois bem, notei que o fidelidade não foi "anotado" no bilhete. Entrei no site, coloquei os dados do vôo, anexei o cartão de embarque e mandei pra TAM (já estamos no final de julho aí).

Lá pro dia 15 de agosto, chega um e-mail dizendo que o caso já estava em andamento para a área responsável, blah, blah, blah... E que o prazo era de trinta dias corridos... Lá pra metade de sempre, liguei pra TAM pra saber como as coisas estavam e atendente me disse que não existia nenhum processo aberto em minha conta... :shock:

Refiz o trabalho de passar os dados pra ela e pronto: Lá estava mais um número de atendimento, com prazo de 30 dias corridos ( :roll: ), mas, no final a moça achou meu processo e em alguns dias as milhas foram creditadas, porém ERRADO!!! :evil:

Entrei em contato com a TAM e falei que as coisas estavam erradas e novo protocolo de atendimento para a correção... Segundo as palavras da atendente "o prazo é 30 dias, mas, em duas semanas já vai tá tudo certinho na conta do senhor...", OK! 8-)

Passado mais de 30 dias, o que ocorreu? NADA... :twisted: A pontuação continua incorreta, uma verdadeira zona... Questionei o atendente sobre o prazo e ele foi bem direto "realmente, o prazo já passou... A única coisa que senhor pode fazer é ligar para o Fale com o Presidente e abrir um pedido para tentarem agilizar". Tentar agilizar? Isso é um favor ou serviço? Aquilo foi digamos a gota d'agua.

Pra cair a tempestade de vez, liguei para o tal "Fale com o Presidente" e o atendente pegou minhas informações, o que estava acontecendo e ABRIU um NOVO PROCESSO ( :? )... Se não bastasse os vários números de processo que eu ia acumulando, o novo "não tem prazo para resolução, somente se o senhor precisar viajar nos próximos dias", isto é, se você precisa de um assento pros próximos dias (que dependendo do vôo você não tem esse assento), eles "podem agilizar", senão, fica num limbo, esperando a vontade de alguém fazer o FAVOR de creditar as milhas para você...

OK. Então, resolvi apelar... ;)

Entrei em contato com alguns camaradas que tinham os preciosos contatos dos senhores Libano Barroso (presidente - TAM), Eduardo Gouveia (presidente - Multiplus Fidelidade), Manoela Amaro (diretora de marketing) e Mr. Jaan Albrecht (CEO - Star Alliance)... Em suma, resolvi falar com "o presidente", sem intermediários.

Com esses e-mails em mãos, coloquei o Mr. Albrecht como destinatário e os demais senhores e senhoritas como cópia do e-mail... Com um inglês ajeitado, lá foi o e-mail às 09:30h de uma segunda-feira para esses senhores... Por volta das 20:15h, eu recebo um e-mail do "Fale com o presidente", dizendo...

Citação:
Tomamos conhecimento de seu telefonema ao serviço Fale com o Presidente e soubemos de seus questionamentos com relação a pontuação de sua viagem Assunção/São Paulo de 15/07.

Gostaríamos de informar que a pontuação já foi inserida em sua conta-corrente do Multiplus Fidelidade.

Para mais informações, sugerimos um contato com a Central de Atendimento Múltiplus, pelo telefone 0300 313 7474 (para chamadas nacionais), disponível 24h por dia, diariamente.

Queremos que saiba que permanecemos a disposição para conhecer suas opiniões.


Hummm... Telefonema? A sim, aquele que não tinha previsão para resolver o problema... ;) Vou acreditar nisso... Em menos de 12 horas, o caso de quase 4 meses foi resolvido, num click.

Pouco mais de uma semana depois, me chega um e-mail, como sendo enviado para Mr. Albrecht, falando sobre o problema com a TAM... Reproduzo a carga abaixo e faço a tradução...

Citação:
Dear MR. Corrêa,

Thank you for your email in which you brought to my attention your disappointment regarding service deficiencies with your Fidelidade mileage account. I am very sorry to learn about the inconveniences caused to you by TAM Airlines.

Obrigado pelo seu e-mail, onde você chama minha atenção para sua insatisfação com os problemas do Fidelidade. Eu gostaria de pedir desculpas pelos inconvenientes causados a você pela TAM.

In the meantime we have contacted TAM Airlines Customer Relations Department to make them aware of your unfortunate experience.
We have been informed that a letter has been sent to you and than the outstanding points have now been credited to your account.

Nós contactamos a TAM para que eles soubessem dos problemas apresentados por você.
Nós fomos informados que uma carta (foi e-mail mesmo), foi enviada para você e que sua pontuação já foi corrigida e creditada em sua conta.


Since its inception, Star Alliance has been continuously striving on providing customers with a seamless and hassle free travel experience when flying within the Star Alliance network.

Your feedback is much appreciated and extremely valuable to us and the Star Alliance member carries, as it supports us in improving the delivery of our products and services.

Texto padrão que eles devem ter lá... Propaganda...


Você pode falar que meu caso foi isolado... Bem, um leitor do vacatip entrou em contato com o mesmo problema e eu dei uma mão para ele falar com o esse pessoal... O problema dele foi resolvido em 30 minutos!

Resumindo a ópera, se vocês estão com problemas no TAM Fidelidade, pensem em procurar a Star Alliance... Talvez não chegue ao caso de enviar e-mail para os presidentes acima, mas, eu acredito que algum tipo "bronca" deve ter rolado sob esse e-mail, pois a rapidez foi impressionante...

Reclamar na Star Alliance é uma forma de mostrar os problemas para a aliança, que muitas vezes não sabe o que acontece com os clientes fiéis da TAM...

Por fim, vou queimar (em breve) minhas milhas Fidelidade e partir para outro programa Star Alliance... Mesmo assim, a maioria dos meus vôos é nacional, então o Smiles vai quebrar meu galho... Acho o Smiles hoje, bem melhor que o fidelidade, pois:

    Pontua por segmento, ou seja, se você viajar de São Paulo para Macapá e fizer conexão em Brasília, você ganhará milhas por voar entre São Paulo e Brasília e Brasília Macapá.
    O modelo de tarifas deles é mais simples (Promo = 30%, Programada = 100%, Flexível = 125% e Comfort = 150%)
    Você pode voar American Airlines, KLM, Air France e em breve Delta (vou testar a emissão da American Airlines em breve e saber se realmente funciona)
    O crédito de milhas é bem mais rápido (eu nunca tive que fazer esse tipo de coisa no Smiles, mesmo nos tempos mais complicados de VARIG)
    Diversas promoções estão sendo realizadas, o que permite voar mais com menos
    E é o maior programa da América Latina

Não acho o Smiles o melhor programa de milhagens do mundo, mas, para a minha realidade ele é bom. Creio que programa de milhagem é muito pessoal, vai da necessidade de cada um, que tipo de vôos faz, etc...

Eu espero ajudar vocês a resolverem suas pendengas com a TAM...

¡hasta luego!




 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Qui Nov 25, 2010 11:02 pm 
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Mensagens: 18382
Administrador
Excelente relato, Vinícius!
Espero que com ele consigamos ajudar outros leitores com problemas. O que não dá é para ficar esperando meses e meses.

_________________
Viaje no melhor conteúdo!


 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Sex Nov 26, 2010 2:19 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2240
Excelente atitude Vinicius.

Você tentou por vários caminhos conseguir algo que é era de seu direito. Aposto
que eles não esperavam por isso. Infelizmente quase tudo no Brasil funciona na base da ameaça.
Fiz várias vezes isso com o plano de saúde, banco, universidade, etc.

Abraço. :roll:


 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 20, 2012 7:56 pm 
Mensagens: 54
Estou com um problema parecido com esse.
Em Jul/11 eu e minha irmã voamos os trechos GRU/BCN/GRU pela Singapore e o trecho LIS/BCN pela TAP. Em todos os trechos, apresentamos nossos cartões Tam Fidelidade.

Ocorre que os meus pontos (1000 da TAP e 12000 da Singapore) foram corretamente creditados, entretanto, da minha irmã somente os pontos da TAP foram creditados. Entramos em contato com a TAM e o atendente solicitou que enviassemos o bilhete e os cartões de embarque. Já enviamos esses documentos 4 vezes e recebemos diversas respostas do tipo: "o nome do passageiro não foi localizado no voo citado" ou "não recebemos os comprovantes de embarque" ou ainda "a tarifa voada não dá direito a crédito de milhas", enfim, respostas de todo tipo, menos o crédito dos pontos.....

Por fim, entramos em contato com o "fale com o presidente" várias vezes.....tenho vários números de processo com a mesma informação: o pontos serão creditados em, no máximo, 20/30 dias..........Nesse enrosco já se foram 7 meses sem o crédito dos pontos e não sabemos mais o que fazer.

Há algum outro meio de solicitar esses pontos?????


 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 20, 2012 10:55 pm 
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Mensagens: 8375Rio de Janeiro- RJ
O email desse sr. Jaan Albrecht me seria de grande valia. Estoucom um problema semelhante com a Continental . Minhas milhas de 2 voos com a Lufthansa em Dezembro nao aparecem de jeito nenhum na minha conta OnePass.

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 20, 2012 11:07 pm 
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Mensagens: 18382
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 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jun 16, 2013 11:26 pm 
Mensagens: 127
prezados, boa noite. queria que me orientassem no que aconteceu comigo.

mes passado eu e minha esposa compramos passagem curitiba-PHL pela tam. o voo cwb-gru operado pela tam e gru-ord-phl operado pela united. na pagina informava que cada trecho contemplaria 5000 pontos (10000 ida e volta)

no checkin do voo local, informamos o numero do cartão. neste voo entraram 1500 pontos.
no internacional, não dei numero no checkin, mas depois preenchi o pedido na pagina com o trecho gru-ord e ord-phl , neste trecho entraram apenas 1000 pontos. eu fiz alguma coisa que não devia ou aparentemente estão passando a mão?

da volta, apenas o voo local foi solicitado por enquanto, tambem entrou 1500 pontos.

alguma dica? obrigado.


 Título: Re: Resolvendo as "pendengas" com o Fidelidade...
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jun 17, 2013 12:01 am 
Mensagens: 419
Só a título de informação, meus pais viajarem recentemente para ny, na executiva, eu mesmo comprei as passagens e coloquei os dados de fidelidade, mas mesmo assim no check-in eles reforçaram...
e qual a surpresa? os pontos não caíram...
poréem deu certo posteriormente (cerca de 1 mês).

De qualquer forma, principalmente aos colegas que viajam muito sempre prestar atenção!


 
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