O que fazer ao perder o passaporte?

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Dom Jul 08, 2012 12:27 pm
Imagem

Desespero? Pânico? Não. Antes de tudo, tenha calma. Esse é um dos piores problemas que pode acontecer na vida de qualquer viajante, mas não é o fim do mundo. Perder um passaporte ou tê-lo roubado causará transtornos, mas em alguns casos não prejudicará em nada sua viagem.

Antes, algumas dicas:
- Tenha sempre xerox do passaporte.
- Tenha o passaporte digitalizado no seu computador e smartphone.
- Tenha sempre xerox de todos os vistos válidos.
- Tenha cópia dos vistos digitalizadas no seu computador e smartphone.

Mesmo sendo cópias, são informações importantes, que poderá tornar seu processo menos problemático no caso da perda.

Após notar a perda ou roubo, o que fazer? Vá até a polícia e realize um boletim de ocorrência, qualquer que seja o país onde você esteja. Procure também o consulado ou embaixada do Brasil e avise sobre o ocorrido.

O consulado irá solicitar um passaporte de urgência para você, que pode ficar pronto até no mesmo dia. O problema é que você perderá todos os vistos, então se sua viagem continuará por um país onde o visto é exigido, você terá que mudar seus planos. Caso contrário, não haverá problemas nesta viagem.

É possível solicitar também uma autorização de retorno ao Brasil, chamada de Arbis. É mais barato do que solicitar um passaporte no exterior. E, caso você não vá para nenhum outro país, é a melhor das opções. Assim, retornando ao Brasil, você pode dar entrada em um passaporte novo com calma e pagando o preço normal.

Neste site você pode conferir a lista completa e os endereços de todos os consulados no exterior: http://www.portalconsular.mre.gov.br

Dica importante: Use seu passaporte no dia de chegada e no dia de saída do país apenas. Nos outros dias use xerox do mesmo e sua carteira de identidade ou CNH.

Onde guardar o passaporte? Sempre no cofre do seu hotel. Malas podem ser facilmente abertas, mesmo com cadeado.

Leia também: Devo andar com passaporte original ou cópia?

Trate seu passaporte como uma joia. Se você cuidar dele assim, dificilmente o perderá.

E você, já perdeu seu passaporte? Quais os procedimentos que você realizou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Dom Jul 08, 2012 1:33 pm
Minha esposa e eu tivemos nossos passaportes roubados em Miami, dentro do nosso hotel. Como nosso vôo de volta partia de Atlanta ligamos para o consulado de lá e marcamos de arrumar uma autorização de retorno. Nossa sorte é que devolveram em um posto de gasolina próximo e tinha uns panfletos do hotel que ficamos. Ai o gerente ligou para o nosso hotel em Orlando e nós voltamos a Miami para pegar. Um mega susto.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
viajante Mensagens: 1090
Dom Jul 08, 2012 1:47 pm
Caramba, que história dpalma! Sumiram com mais alguma coisa ou só os passaportes?! Qual a vantagem de roubar estes documentos?!

dpalma Mensagens: 1891
Dom Jul 08, 2012 2:02 pm
Foi no Dayss inn Airport North. Eu dirigi 11h seguidas de Atlanta a Miami e quando entrei no quarto deixei uma bolsinha com 2 passaportes, algum dinheiro e um nextel ao lado da porta. Era a primeira vez que pisava nos USA e meu welcome foi logo um furto rsrsrs. Perdi a bolsa pois não vi que a porta não estava encostada direito. Dormi igual uma pedra de tão cansado. Pra piorar, o quarto estava ao lado da saida de emergência. Era roubar e sair :(

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
viajante Mensagens: 1090
Dom Jul 08, 2012 2:50 pm
Uma pena mesmo. Felizmente acharam, né?!

Vale da experiência adquirida. ;)

dpalma Mensagens: 1891
Dom Jul 08, 2012 3:20 pm
Achamos e o resto da viagem foi demais.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jul 08, 2012 3:34 pm
Isso me lembrou uma situacao que passei. Eu e um amigo cruzamos a fronteira de San Diego para Tijuana .
Na volta ele descobriu que tinha deixado o passaporte que continha o viso em casa. Estava so com o passaporte valido.
Tivemos que ligar para meu irmao ir levar o passaporte com visto ate a fronteira .
enquanto esperavamos ficamos tomando tequila :lol:

viajante Mensagens: 1090
Seg Jul 09, 2012 12:43 pm
Ainda bem que tinha um terceiro, hein?!

Avatar do usuário
AndreReis Mensagens: 161
Ter Mar 19, 2013 7:59 pm
Minha mãe e meu padrasto tiveram os passaportes roubados em plena Suíça!
Assim que chegaram, estavam em uma estação de trem com as malas, no que bobearam alguém passou e carregou uma mochilinha com os documentos pessoais, dinheiro e câmera fotográfica!
O pior é que era domingo e deram de cara com uma delegacia de polícia fechada! Depois de muito custo para registrarem a ocorrência, outra canseira: o consulado brasileiro também estava fechado! Hehehe
Por sorte, minha mãe ligou para o meu tio no Brasil, que é diplomata. Ele ligou para o consulado e eles literalmente abriram as portas para minha mãe e meu padrasto! Após pagarem uma generosa taxa, conseguiram emitir um passaporte de urgência em um dia!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 19, 2013 8:01 pm
Incrível. Já é o segundo relato de roubo na Suíça que temos aqui no site.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio