Renovação do passaporte - Dificuldade para antecipação

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jan 27, 2011 11:55 am
Renovação do passaporte - Dificuldade para antecipação

Imagem

No final de 2010 agendamos a renovação do nosso passaporte para fevereiro de 2011. A validade dele é até julho de 2011, mas como programação é importante para quem viaja com frequência nós começamos todo o processo com um prazo confortável.

O processo começou em dezembro e só havia data disponível em meados de fevereiro. Ok, como nossa próxima viagem seria em março não haveria problema.

Os problemas começaram quando a American Airlines lançou uma promoção com passagens com 50% de desconto para fevereiro. Duas passagens pelo preço de uma. Não pensamos duas vezes e compramos.

O problema é que esta viagem, não planejada, foi marcada justamente para o dia em que deveríamos ir na Polícia Federal dar entrada na renovação do passaporte. Para os Estados Unidos o passaporte é válido até o último dia, porém na Europa, que iremos em março, ele necessita de validade mínima de 6 meses para entrada no Reino Unido. Pensamos então em solicitar o passaporte emergencial, pagando a taxa para este serviço. Leia aqui o que o site oficial fala sobre este assunto.

"O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, nas hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Se você estiver em alguma dessas situações, tem direito a requerer passaporte de emergência, que tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento."

Em nosso ponto de vista poderíamos fazer a solicitação, levando a comprovação das passagens de fevereiro e março impressas. Chegando lá fomos informados que como a viagem seria somente em fevereiro não era considerada emergencial. E apareceram algumas regras "locais", como chegar muito cedo para pegar uma das 10 únicas senhas do dia para este tipo de serviço.

A outra opção oferecida foi reagedar para a MADRUGADA. Em uma cidade perigosa como o Rio de Janeiro ir ao aeroporto às 4 horas da manhã não nos parece uma boa alternativa. O funcionário inclusive nos mostrou uma lista com dezenas de pessoas agendadas para estes horários.

Com um pouco mais de insistência descobrimos algo interessante: Todas as quintas e sextas, entre as 10 e 11 horas da manhã são adicionados horários extras para agendamento no sistema.

Hoje, quinta-feira, começamos a busca às 9:45 horas da manhã. O site da Polícia Federal estava extremamente lento (provavelmente milhares de despachantes tentando reagendar seus clientes). Depois de 20 minutos apareceram diversos horários para o próximo sábado. Depois de vários erros de 'a página não pode ser exibida' conseguimos marcar. É preciso persistência.

Dica: Aperte a tecla F5 para o navegador ficar atualizando a página em busca de novas datas. Este processo pode ser realizado em diversos horários, pois o sistema libera datas sem aparente critério.

Anote aí o site para remarcação da data: http://www7.dpf.gov.br/sinpa/realizarAgendamento.do

Nós procuramos alguns despachantes para obter informações e preços sobre reagendamento. Percebemos que nenhum deles tinha uma maneira fácil para o reagendamento. Pela conversa foi fácil perceber que eles tentariam fazer tudo pela Internet, do mesmo modo que qualquer um pode fazer. Preço cobrado: Entre R$150,00/R$200,00 por reagendamento.

O serviço é precário aqui no Rio de Janeiro. Postos lotados, falta de funcionários e horários péssimos. O servidor que hospeda o site da Policia Federal é fraco, então o site fica inacessível diversas vezes no decorrer do dia.

Se você precisa de um reagendamente, use nossas dicas e não gaste dinheiro com despachantes!

E você, já conseguiu o passaporte emergencial? Precisou de despachante para antecipar uma data? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

jvinicius Mensagens: 507
Qui Jan 27, 2011 12:56 pm
Não é o primeiro caso de problemas pra renovar o passaporte no Rio que eu vejo.

Aqui em SP, na última vez que eu fui renovar, entrei no site num domingo e consegui agendar onde eu queria, sem problemas.

Uma colega que está tirando o passaporte, porém, não conseguiu agendar perto do trabalho dela. Terá que andar alguns quilomêtros para conseguir o mesmo.

Tirar passaporte no Brasil vem se tornando um tarefa complicada. A PF é uma bagunça, as pessoas tem que ficar dando "jeitinhos" para agendar. Acho interessante que é oferecido um serviço expresso, que vai demandar menos tempo para tirar o passaporte e você não pode usar? Ora, seu eu for no Correios e quiser mandar um Sedex mesmo dia, eu pago o preço e ele tem que chegar no mesmo dia ao destino dele.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 27, 2011 5:05 pm
Pelo que vejo São Paulo também está com problemas. Mas esses problemas, de um modo geral, estão acontecendo há alguns anos e parece que não há melhorias.

O serviço emergencial, pelo texto do site, é bem abrangente. Porém, ao chegar no posto da Polícia Federal o que vale são as regras próprias e pouco se importam com sua urgência. Com isso as pessoas acabam recorrendo a despachantes.
E com este serviço emergencial ainda há uma taxa extra, que poderia ser usada para melhorias no serviço.

Sábado irei fazer a renovação. Estimo gastar pelo menos duas horas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jan 29, 2011 7:20 pm
Continuando o relato: Hoje foi o dia do agendamento e entrega dos documentos.

Horário marcado: 15:30 horas.
Horário em que fomos chamados para entrar na sala: 16:20 horas.
Horário em que fomos chamados para entregarmos os documentos: 17:00 horas.
Horário em que terminamos o processo: 17:20 horas.

O processo é desorganizado. O segurança fica na porta do posto e não deixa ninguém entrar sem ser chamado. Com isso as pessoas ficam no corredor esperando e há apenas umas 10 cadeiras. O resto das pessoas senta no chão ou fica em pé esperando, mesmo HAVENDO LUGAR lá dentro.

O funcionário que nos atendeu nos informou que é da área de tráfico de drogas, e não de emissão de passaportes. Ele estava lá para ajudar, ou seja, não é expert da área. Com isso o atendimento demora mais e acontecem os atrasos.

O funcionário foi simpático e gentil. Demoramos 20 minutos (duas pessoas). O processo acontece assim:

1) Checagem dos documentos.
2) Foto.
3) Impressão digital dos 10 dedos das mãos.
4) Assinatura eletrônica.
5) Cancelamento do passaporte. O funcionário tomou cuidado para não danificar o visto americano. O passaporte ficou conosco.

Tempo gasto: 2 horas.

Consideramos o atendimento muito bom, porém o tempo gasto foi grande. O processo é demorado e precisa ser melhorado.
Data para recebimento do passaporte: 07/02/11. Mais de uma semana após o atendimento.

Imagem

Imagem

jvinicius Mensagens: 507
Sáb Jan 29, 2011 7:50 pm
Aí SP ganha... Na minha renovação fui atendido no horário... Como eu entreguei os documentos corretamente, o processo foi rapido e menos de 20 minutos do que eu tinha chegado já estava tudo OK.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 07, 2011 7:03 pm
Hoje foi a última etapa do processo. As senhas para retirada do passaporte são entregues até às 17 horas. Chegamos no Posto do Galeão às 16 horas. Retiramos a senha. Haviam 100 pessoas na nossa frente.

Hora da chegada: 16:00.
Hora do atendimento: 18:45.

Sim, esperamos quase três horas pela atendimento. A sorte é que a sala vip do American Express fica bem próxima, então ficamos esperando lá o tempo passar.

Havia uma equipe de reportagem do jornal O GLOBO entrevistando as pessoas para uma matéria sobre a imensa demora no atendimento. Postarei aqui o link da matéria assim que for ao ar.

A retirada é relativamente rápida. Um funcionário recebe nosso documento, coloca a informação no computador e passa um número para que o outro procure em um gaveteiro de metal que deve ter uns 100 anos de idade.

Depois de encontrado o passaporte nós checamos os dados, assinamos e colocamos a impressão de digital, que é comparada com a do dia da renovação. Esse processo aparentemente simples levou em torno de 10 minutos.

Curiosidade: Havia um passaporte, já cancelado, esquecido por lá. O oficial disse que não havia nenhum carimbo, ou seja, a pessoa tirou o passaporte e não viajou nos 5 anos de sua validade. E já estava pedindo uma renovação. Ficamos pensando se casos assim não fazem o processo se tornar mais demorado, pois muitas pessoas parecem tirar o passaporte sem nenhuma previsão de viagem.

Erros: Havia uma pessoa esperando para tirar seu passaporte. Ao chegar sua vez o passaporte não estava pronto. Esta pessoa disse que recebeu um e-mail da PF afirmando que já poderia retirá-lo. O funcionário disse então que o e-mail não quer dizer nada, que é necessário esperar até a data informada no dia da entrega dos documentos. Fique atento a isto para não perder a viagem.

Dica: Após às 17 horas o processo começou a ser mais rápido. Isto porque os funcionários que recebem documentos de entrada de renovação já haviam atendido todos. Assim eles começam também a entregar os passaportes, agilizando bastante o processo. Se você não quiser esperar muito programe-se para chegar um pouco antes das 17 horas.

Processo concluído, mas esperamos que daqui 5 anos esteja muito melhor o serviço. Ficamos decepcionados com a demora e principalmente a falta de estrutura.

O passaporte que recebemos já foi o novo modelo, de chip.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 10, 2011 9:16 pm
Mais uma reportagem hoje sobre a lentidão para emissão do passaporte, desta vez no Jornal Nacional.
Veja o vídeo: http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/brasileiros-enfrentam-fila-para-conseguir-passaporte/1432742" onclick="window.open(this.href);return false;

astecno2 Mensagens: 21
Qua Abr 06, 2011 5:24 pm
Gostaria de complementar esta descoberta. Todos os dias, de segunda a segunda, a cada virada de hora, podem ser adicionados horários extras para agendamento no sistema. Trata-se de um JOB, uma rotina automática que é executada de hora em hora disponibilizando novas datas para agendamento que geralmente tornaram-se datas vagas em função de remarcação.

O ideal é sincronizar seu relógio com o horário de Brasília. Quinze minutos antes de virar a hora, digamos as 16:45 hs, entre no site, logue-se com a intenção de reagendar a sua emissão ou renovação, escolha o posto que quer ser atendido e aguarde o horário cheio das 17:00 hs. Exatamente as 17:00 dê reload na página e esteja atento e preparado pois se aparecer uma nova data disponível terá que ser muito rápido na sequência de passos de reagendamento que consiste em:

- selecionar o dia
- aguardar o recarregamento da página
- selecionar então o horário disponível naquele dia
- preencher o código de segurança (digitar os caracteres da imagem de validação)
- clicar no botão para reagendar

É necessário fazer isso tudo muito, mas muito rápido e sem errar. E sempre, invariavelmente, o site estará ultra lento pois inúmeras outras pessoas estarão tentando fazer o mesmo que você. Tanto é que se você não for rápido o suficiente, ou se digitar algo errado, perderá a oportunidade de reagendar: notará que segundos depois a data já terá sumido o que significa dizer que alguém foi mais rápido ou sortudo que você.

No meu primeiro agendamento, consegui uma data para 60 dias depois! Fiquei decepcionado com o prazo inicial e passei a monitorar o site na esperança de obter uma data melhor. Uma semana depois aparaceu uma excelente data e adiantei a emissão em nada mais, nada menos que 45 dias! Mas era para ser atendido em um posto um tanto quanto distante de minha casa. Fiz o agendamento neste posto mas continuei - pelos dias seguintes - tentando obter um melhor horário num local mais próximo até que não demorou e apareceu uma data para 20 dias depois e exatemente no posto da PF que fica a 1 quarteirão de casa!

Na semana passada fui ao posto e solicitei o novo passaporte. Cheguei as 11:00 para ser atendido as 11:15 e as 11:40 já estava indo embora com tudo resolvido, o que é algo simplesmente supreendente.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio