Era Uma Vez Em Orlando - O Reino Mágico de Walt Disney

Nossos colunistas escrevem sobre a cidade.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Mar 26, 2011 12:15 am
Era Uma Vez Em Orlando

O Reino Mágico de Walt Disney

Em 1955, Walter Elias Disney, já famoso por suas obras literárias e cinematográficas e seus personagens inesquecíveis, inaugurou em Anaheim, no Sul da Califórnia, a Disneyland, parque que sintetizava toda a obra do gênio e apresentava sete diferentes "terras", cada qual com o seu tema. A ideia de criar um parque temático surgiu depois que Disney foi a um parque de diversões comum e viu adultos entediados enquanto esperavam as crianças brincarem. Ele projetou então um local para toda a família, aonde adultos e crianças pudessem se divertir. Foi aí que nasceu o conceito de parque temático, que viria a ser concretizado com a inauguração da Disneyland.

No entanto, mesmo após a inauguração da Disneyland, Walt Disney não estava satisfeito. O parque, apesar de muito bonito e bem-feito, não imprimia ao local uma sensação de isolamento do mundo real. Isto ficou claro quando o entorno do lugar começou a ser ocupado por prédios que não pertenciam à Disney. Mas o ápice da insatisfação do criador do Mickey Mouse deu-se quando ele viu um cast member vestido de caubói de Frontierland andando por Tomorrowland para poder chegar aos bastidores do parque.

Walt Disney decidiu então inaugurar um novo parque, em uma imensa área, aonde ele pudesse colocar em prática todos os seus planos, aonde fosse possível criar um universo de magia e encantamento, sem nada para atrapalhar. O Estado escolhido para a nova empreitada foi a ensolarada Flórida, no Extremo Sul dos EUA. Através de uma grande jogada, Walt Disney comprou diversas terras na pantanosa cidade de Orlando a preço de banana, usando nomes de empresas-fantasmas. A área total comprada pelo visionário equivale a 2 vezes o tamanho da Ilha de Manhattan (isso evitou que construções de outras empresas fossem erguidas em volta dos parques e atrapalhassem o cenário). Estava pronto o terreno para que fosse levantado o grande sonho de um dos maiores artistas do Século XX: Walt Disney World.

O primeiro parque a ser projetado, na segunda metade da década de 60, foi o Magic Kingdom, que viria a ser inaugurado em 1971, 5 anos após a morte de Walt Disney. E é neste parque que encontramos grande parte da magia Disney, de todas as coisas que fazem de lá um lugar tão especial! A estrutura do Magic Kingdom é parecida com a da Disneyland: 7 terras, cada uma com seu tema próprio, com o Castelo da Cinderela no meio.

Veja neste curto vídeo algumas imagens do ano de inauguração do Magic Kingdom (1971):

[html]



[/html]

O parque tem o formato de um relógio, e cada terra representa não só um pedaço da vida de Walt Disney, mas também um pedaço da história norte-americana. Na ordem: Main Street, a rua principal do parque, representa uma típica cidade vitoriana da América, tendo sido inspirada na cidade de Marceline, no Missouri, onde Disney passou sua infância; Adventureland homenageia o espírito de aventura dos desbravadores do continente americano; Frontierland é a síntese do Velho Oeste; Liberty Square, uma homenagem patriótica aos EUA; Fantasyland e Mickey's Toontown Fair são a exaltação da infância e da própria história dos estúdios Disney; e Tomorrowland representa o futuro, cheio de referências à ciência e ao espaço, temas caros a Walt Disney.

Toda a estrutura do parque é feita de modo a fazer com que o guest (como são chamados os turistas na Disney) sintam-se em um universo à parte. Cada detalhe é planejado para ser uma parte especial no todo que compõe o parque mais mágico de Orlando. Desde o chão avermelhado da Main Street (com o objetivo de fazer com que os guests se sintam importantes), até o túmulo que se mexe na fila da Haunted Mansion. Do mesmo jeito, cada área funciona como um mundo separado. Na Main Street, há lampiões; e em Tomorrowland, a iluminação é toda futurista, assim como há uma ligeira mudança no piso quando se passa de uma área à outra do parque. São detalhes que podem até não ser percebidos de imediato pelos turistas, mas que certamente tornam a experiência no Magic Kingdom ainda mais especial.

Toda essa atenção aos detalhes se repetiu na construção dos outros parques de Orlando, justificando a fama da cidade como o lugar mais mágico do mundo. São pequenas coisas que fazem toda a diferença!

Em tempo: No Magic Kingdom, nunca houve nenhum cast member vestido de caubói em Tomorrowland. Isso porque o parque foi construído sobre uma elevação. Embaixo dele, está uma série de túneis, chamados Utilidoors, que concentram todo o backstage do parque. As trocas de figurinos, o transporte de ítens, tudo que o público não deve ver em um parque temático acontece, literalmente, embaixo do tapete. Tapete mágico, que fique bem claro!

Hakuna Matata!

Quer fazer algum comentário sobre a coluna? Ela é aberta à participação de todos! É só postar a mensagem aqui!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Dom Fev 08, 2015 9:39 am
Adorei essas colunas, nunca havia lido :)





Booking.com

Voltar para “Colunas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio