Três tragédias seguidas em Orlando: devo cancelar/adiar minha viagem para lá?

Nossos colunistas escrevem sobre a cidade.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Jun 15, 2016 10:10 pm
Três tragédias seguidas em Orlando: devo cancelar/adiar minha viagem para lá?

Imagem

Ela é conhecida mundialmente como a cidade mais divertida do mundo. Terra da magia e da diversão, como nós gostamos de dizer aqui no Falando de Viagem. Mas nos últimos dias, ganhou os noticiários não por alguma inauguração de um brinquedo ou uma novidade anunciada por um de seus parques. Ao invés de estampar as páginas de turismo, é nas páginas policiais que Orlando foi parar. Em menos de sete dias, três diferentes tragédias abalaram o reino encantado. Primeiro, o assassinato da cantora Christina Grimmie logo após um show; logo em seguida, o terrível atentado terrorista/homofóbico que deixou um saldo de 50 mortos em uma casa noturna; e agora, a trágica morte de um menino de 2 anos, puxado para um lago por um alligator no meio do Grand Floridian, um dos hotéis mais luxuosos da Disney.

Três tragédias irreparáveis em menos de uma semana. Cada uma, ao seu modo, aterrorizante. Como diz a crença popular, "a bruxa anda solta por lá". Com um cenário tão desolador, será que quem tem viagem marcada para o destino deve repensar seus planos, ou até mesmo adiá-los ou cancelá-los?

A resposta do Falando de Viagem é: NÃO.

Tragédias acontecem em todos os lugares, e infelizmente todos estamos sujeitos a elas. Não há como escapar. Não existe maior crueldade do acaso, aliás, do que o garoto de 2 anos morto por um alligator. Quem está em Orlando esses dias com certeza está sentindo uma cidade mais triste, pesada e deprimente que o habitual. Natural, afinal são três desastres que ainda estão frescos nas mentes de todos. Mas nem por isso, devemos repensar nossos planos de ir ao lugar mais mágico e divertido do mundo. Mesmo porque são casos muito isolados, que dificilmente se repetirão. Vale lembrar que dois destes três acontecimentos se deram em locais pouco turísticos, onde dificilmente um viajante estrangeiro estaria.

O que deve existir, sempre, é cuidado redobrado em todas as situações. Não devemos baixar a guarda nunca, nem quando estamos viajando. Ainda é muito cedo para saber exatamente o que houve, e o Falando de Viagem não pretende se colocar na posição de juiz em nenhum momento. Mas é sabido que os lagos da Flórida (mesmo aqueles artificiais) são repletos de jacarés e também de outros répteis. Seja em Orlando, em Miami ou em qualquer outra cidade, é expressamente proibido nadar nessas águas. Não só pela presença dos jacarés, mas também por elas conterem uma espécie de ameba que pode ser letal ao ser humano. Sabia-se que a criança morta não estava nadando no lago, mas algumas testemunhas indicam que ela estava com os pés sobre a borda dele.

O caso do menino é uma tragédia imprevisível, e não há como apontar culpados. Os pais não têm culpa, e dificilmente a Disney tem alguma culpa (apesar de que com certeza vai arcar com uma indenização milionária). Mas agora que a tragédia ocorreu, cabe à empresa construir cercas ao redor destes lagos (sinceramente, não vejo necessidade alguma em oferecer praias artificiais nos resorts do complexo), extinguir atrações que façam uso da área que fica bem ao redor deles, e redobrar a segurança com placas e sinais proibindo expressamente a entrada de turistas nestas águas. Aos pais, cabe redobrar a atenção e a vigilância, principalmente com crianças pequenas. E a todos, cabe manter os pés bem longe de qualquer lago da Flórida. São bonitos de se olhar, apenas.

Quanto aos outros dois eventos, lamentavelmente foram produtos da insanidade e da intolerância humanas. Tragédias que poderiam acontecer em Orlando ou em qualquer lugar do mundo.

Nós, do Falando de Viagem, amamos Orlando, e torcemos muito para que a cidade se recupere logo dos últimos acontecimentos. Enquanto isso, continue planejando sua próxima viagem para lá, que certamente será linda e inesquecível.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Qui Jun 16, 2016 5:48 am
Tenho muito mais medo de sair na porta de casa do que visitar quando lugar do mundo que seja alvo de atentados.

Criaram um grupo de monitoramento no Whatsapp aqui na região, todo dia são várias ocorrências... realmente de assustar.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 16, 2016 6:25 am
Eu tenho medo é de viajar para o Rio...

Tenho amigos que estão morando em Celebration e já viram jacaré até naquele laguinho que tem no meio da cidade. As crianças aprendem na escola a distinguir as cobras peçonhentas das não peçonhentas pois é normal topar com ela nos parques e às vezes até nas ruas.

DaniMeneses Mensagens: 69
Qui Jun 16, 2016 7:35 am
A comoção toma conta justamente porque são fatos pontuais, não corriqueiros.
Eu não adiaria uma viagem a Orlando por causa desses acontecimentos.
E como cada lugar tem suas particularidades, a dica é sempre procurar conhecê-las antes da visita.
Das três tragédias, apenas a da criança poderia ser previsível e talvez evitável.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 16, 2016 8:25 am
A da criança era previsível, e talvez evitável...
Acho que alguém na Disney deveria responder pelo crime...nem sei se nos EUA existe diferenciação entre crime culposo e doloso, mas que alguém ali foi negligente, ah, isso foi sim...
Nós fizemos o passeio naqueles jipões do Animal Kingdom, e não achei aquilo totalmente seguro...não terá uma segunda vez...
A Flórida é habitat natural de crocodilos... a Disney e todo mundo lá nos EUA sabe disso... então, qq área alagada tem que ter telas de proteção para evitar que eles se alojem ali...
E constantemente tem que ter inspeção para ver se tem animais lá...
Só não acho correto a empresa ser obrigada a pagar indenização milionária, porque a vida de um filho não tem preço...
Mas.. acho que ela deveria ser obrigada a pagar uma multa milionária... e depositar algo em torno de 50% do lucro anual numa destas fundações lá dos EUA que dão educação ou que cuidam de crianças com câncer...
E alguém da Disney ter que passar uns anos num resort prisional (sem crocodilos), para aprender a ter mais cuidado com a segurança dos clientes...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 16, 2016 8:32 am
A título de curiosidade: minha esposa conhece um brasileiro que está morando em Orlando e que ia na festa que teve naquela boate, mas desistiu de última hora.

Conheci duas pessoas que iam pegar o Fokker 100 da TAM que caiu em 1996, mas de última hora anteciparam o voo.

Um amigo meu visitou o WTC no dia 10/09/2001.

O sobrinho de um conhecido meu estava em Paris em novembro e ia para o show na boate Bataclan, mas estava cansado e decidiu chegar mais tarde.

Não sei como até hoje não ganhei na Mega-Sena.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qui Jun 16, 2016 8:57 am
Te entendo Baran, eu também morro de medo de viver no Rio. E sobre a coluna, Fabio, concordo que são fatos que jamais mancharão a cidade de Orlando a ponto de fazer pessoas desistirem de visitar.
Acho que esses acontecimentos tristes dão até mais vontade ainda de ir, para dar suporte e termos aquela sensação de acolhermos a cidade que tanto amamos. Aconteceu isso comigo em Paris, quando fui alguns meses após o atentado em novembro passado. Quando cheguei lá, me senti dando meus sentimentos à cidade e minha solidariedade mostrando que nada vai abalar o que sinto por aquele lugar. Por Orlando a mesma coisa.

Fatos como os 2 primeiros ocorridos em Orlando foram um total infeliz coincidência numa mesma cidade, mas que poderia ser em qualquer outra. O noticiário da minha cidade (Rio de Janeiro) tem, diariamente, notícias para 300 tragédias em Orlando.

Nada vai abalar a Terra da Magia. Em Setembro estarei lá com minha família (tomando cuidado triplicado com o meu filho pequeno) mas estaremos lá, firmes e fortes!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 16, 2016 9:08 am
Concordo contigo Fernanda...
Orlando é muito maior que estas tragédias... ki no Rio, em 1 dia ou talvez 2 dias, morrem mais pessoas do que estas que morreram em Orlando..
Só que Orlando são fatos isolados e imprevisíveis (com exceção do evento da criança)...mas Rio de Janeiro é pauleira todo dia..
Nem por isso nós deixamos de morar aqui... e nem por isso deixaremos de ir para Orlando..
Nós aqui ainda temos tudo pronto para irmos para Orlando em agosto próximo... mas provavelmente não iremos, mas unica e exclusivamente porque minha esposa não conseguiu liberação no trabalho....
Mas.. a decisão de cancelar será adiada até o último momento... para poder receber as milhas de volta, o valor da locação do carro e não ter que pagar a primeira diária do hotel...
No mais, acho mesmo que as pessoas têm mais mesmo que ir para Orlando para mostrar o apoio ao local...a única tragédia que evita que os brasileiros continuem indo cada vez mais para Orlando é a tragédia econômica do Brasil..... mas os animais responsáveis por esta tragédia, ainda não foram abatidos.. pelo contrário, continuam livres, leves e soltos por aí, se arvorando em dar pitaco sobre corrigir as mazelas que eles e seu "bando" deixaram de herança maldita..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 16, 2016 9:09 am
I love Orlando...

Forever...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 16, 2016 9:12 am
Caro baran...

Encerro aqui nossa friendship for travel..

Cara.. tu é muito pé frio.... :lol: :lol: :lol: :lol:





Booking.com

Voltar para “Colunas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio