Três tragédias seguidas em Orlando: devo cancelar/adiar minha viagem para lá?

Nossos colunistas escrevem sobre a cidade.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 16, 2016 9:28 am
Pé frio nada, todo mundo que eu citei sobreviveu! :lol:

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 16, 2016 9:37 am
É... mas andaram no fio da navalha... e eu sou igual investidor estrangeiro: tenho aversão à risco.....:lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 9:59 am
Não há motivos para cancelamento mesmo, mas quem tem criança pequena deve redobrar a atenção. Tem muito lago, por exemplo, em condomínios de casas para aluguel.

Tenho um filho de 2 anos e fiquei chocado com o acontecimento.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Jun 16, 2016 2:44 pm
Zardox,

Não há que se falar em dolo ou dolo eventual por parte da Disney. O evento era completamente imprevisível. Em nenhum momento a Disney, sabendo do perigo de um ataque letal, deliberadamente permitiu que o menino colocasse os pés na água. Nem é o caso de culpabilizar "alguém" da empresa. Houve, isso sim, culpa (no sentido jurídico da palavra) por parte da Disney (talvez possa se falar em culpa consciente, dependendo da interpretação), e ela certamente pagará alguns milhões de dólares por isso. Sim, a vida de uma criança não tem preço, mas é óbvio (e justo) que os pais deverão buscar uma indenização na justiça. De qualquer forma, acho que algumas coisas ainda serão investigadas antes de se chegar a uma conclusão. Não há placas avisando sobre a presença de jacarés, mas há placas avisando expressamente que é proibido nadar nos lagos. Isso não só na Disney, aliás, mas em toda a Flórida. Se a criança estava com os pés na água, já era algo errado. Ainda mais se os pais não estavam ao lado dela. Mas enfim, essas coisas não temos como saber nem como pré-julgar. De qualquer forma, a cultura do processo é muito forte nos EUA, e certamente este caso não passará incólume.

O grande erro da Disney é transformar estas áreas ao redor dos lagos em praias artificiais nos hotéis 5 estrelas, e ainda organizar eventos ali. Eu já fiquei hospedado no Beach Club, outro hotel 5 estrelas do complexo, e lá também tinha uma prainha artificial ao redor do lago, com vários avisos de "proibido nadar". Confesso que sempre achei aquilo desnecessário, com tanta piscina boa nos hotéis, não via sentido em criar uma prainha fake onde só se pode ficar na areia.

Acredito que agora, ou vão extinguir essas praias artificiais, ou vão construir um cercadinho em volta dos lagos, no mínimo. Infelizmente, a dura realidade é que essas medidas só são tomadas depois que acontece algo. Tem coisa que realmente é difícil prever. Eu mesmo, tendo andado muito perto de vários lagos na Flórida, nunca imaginei que uma situação como essa pudesse acontecer.

Aliás, sabe como surgiram as portas de emergência grandes, duplas, que abrem para fora, com aquelas barras que você pressiona para abrir? No século XIX, durante a apresentação de uma peça infantil em um teatro na Inglaterra, foi anunciado que seriam sorteados alguns prêmios, por ordem de chegada, na saída do local. Era apenas uma saída, com uma porta que abria para dentro. As crianças correram para lá, e com a aglomeração, começaram a ser esmagadas contra a porta. Como a porta só abria para dentro, os adultos que estavam do lado de fora não conseguiam tirá-las de lá. Resultado: 183 crianças mortas.

Já reparou que sempre que você vai a um local nos EUA e em outras partes do mundo que tem aquelas portas giratórias, há logo ao lado uma porta comum? Sabe por que é assim? Em 1942, uma boate em Boston pegou fogo, matando quase 500 pessoas. Muitas delas morreram porque não conseguiram sair a tempo, já que a única porta aberta ao público era uma daquelas portas giratórias. Também após esta tragédia, que começaram a haver regras mais rígidas com relação à sinalização de emergência.

Agora que a tragédia ocorreu, com certeza a Disney mudará a política com relação ao uso destas áreas. E vai pagar uma baita indenização para a família, ainda que se prove que também houve algum tipo de negligência por parte dos pais da criança (não estou julgando os pais, apenas considerando essa possibilidade, que é real).

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Jun 16, 2016 5:31 pm
Por isso que eu classifico isso como uma fatalidade. Não dá para apontar o dedo nem para a Disney, nem para os pais. Vai ter gente dizendo que os pais não deveriam deixar seus filhos sequer colocarem os pés na água se está escrito que não é permitido nadar ali; assim como vai ter gente dizendo que foi negligência da Disney. Pra mim, isso se encaixa na categoria fatalidade. Em mais de 40 anos de Disney, nunca ninguém, em sã consciência, imaginou que algo assim pudesse acontecer. Nem a própria Disney, nem os pais da criança.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 5:34 pm
Nessa foto, no Disney's Beach Club Resort, fica claro o aviso de que é proibido entrar na água:

Imagem

Racgeral Mensagens: 44
Qui Jun 16, 2016 8:51 pm
A violência está alta em todo Brasil. A natureza dos acontecimentos em Orlando é diferente das que temos no Brasil. No Brasil, é mais fácil você ser assaltado, por exemplo. Em Orlando, ser vítima de um maluco que sai atirando para tudo quanto é lado.
Mas o dia-a-dia do Brasil é mais perigoso que o americano

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 16, 2016 9:08 pm
É como comparar a morte em acidente aéreo e acidente automobilístico. O segundo é muito mais provável, mas o primeiro produz muito mais manchetes de jornal.

dott_macchia Mensagens: 381
Sex Jun 17, 2016 3:40 pm
É, acho que Orlando continua um destino de felicidade e alegria. Não sei o que vão fazer com a praia do Gran Floridian, todos vão passar e dizer "ali que a criança morreu" e isso não combina com a proposta do parque. Complicado.

Eu sou pai e fico com muita raiva com as pessoas que em casos de criança acidentada sempre culpam os pais, os chamando de negligentes. Os pais buscam um lugar seguro para deixar as crianças livres e visivelmente a falha na segurança foi por parte do parque.

É muito simples dizer que os pais deviam estar de olho ou que a Disney jamais teria previsto isso. Eu sinceramente acho que a Disney deveria ter previsto sim, que deveria fazer um estudo ambiental, que deveria informar os motivos de não se poder nadar, etc. Os pais, ao meu ver, são os mais inocentes porém os mais acusados.

PS1: Muito triste a história da invenção da porta. Que tópico baixo astral.

PS2: Lembrei do caso do menino que caiu no zoologico e acabaram matando o gorila. Maioria dos comentários sobre o assunto era culpando os pais.





Booking.com

Voltar para “Colunas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio