Vinhos de altitude: um novo motivo para visitar a Serra Catarinense

Troca de informações sobre destinos em Santa Catarina.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qui Jun 13, 2019 9:34 am
Imagem

Quem ainda não conhece a Serra Catarinense, não sabe o que está perdendo. E quem já esteve lá, agora tem um motivo para retornar. Todos os anos, durante o inverno, a região e mais especificamente a cidade de São Joaquim, aparece nos noticiários como o local mais frio do país, inclusive com ocorrências de neve. Mas nos últimos anos essa região vem despontando como um importante polo viticultor, com surgimento de diversas vinícolas e muitos investimentos na plantação de parreiras e instalação da estrutura necessária para produção dos vinhos. No entanto, muitos ainda podem se perguntar se vale a pena fazer uma viagem para conhecer os vinhos de Santa Catarina. E depois de passarmos alguns dias explorando diversas vinícolas localizadas entre Lages e São Joaquim não temos dúvidas em recomendar esta região para os amantes ou entusiastas do vinho.

Leia também: 5 restaurantes imperdíveis em Santa Catarina

Os vinhos de altitude são produzidos com vinhedos cultivados a mais de 900 metros de altura do nível do mar, e esta característica retarda o amadurecimento do fruto, criando maior complexidade de sabores. Na nossa opinião, um dos exemplos mais claros disso são os vinhos e espumantes feitos com a uva Cabernet Blanc, que oferecem um sabor único, com muita fruta, toques minerais, frescor e intensidade na boca. Vinhos produzidos com outras uvas, tais como Malbec e Sangiovese, também se diferenciam de seus pares vindos do exterior, oferecendo uma experiência genuína, na qual muitos apreciadores, mesmo os mais experientes, poderiam ter dificuldade em identificar a casta. Para 2019, a produção será de 1 milhão de garrafas.

Mas a Serra Catarinense oferece muito mais do que vinhos, e sim uma experiência turística completa. Recentemente visitamos seis vinícolas da região, e cada uma possui qualidades próprias que as diferenciam entre si, e também de outras vinícolas do país e do exterior.

A Vinícola Thera possui quartos charmosos para acomodar os visitantes, um Wine Bar e arquitetura belíssima, além de uma decoração simplesmente irretocável.

Imagem

Imagem

A Vinícola Abreu Garcia está ao lado de um Sítio Arqueológico, e oferece um almoço com pratos tipicamente catarinense harmonizado com vinhos da casa.

Imagem

Imagem

A Vinícola Villaggio Bassetti tem passeios de bicicleta pela propriedade, que atrai tanto os entusiastas do pedal como também pessoas sem grande preparo físico, pois o trajeto é tranquilo e muito bonito.

Imagem

Imagem

A Vinícola Villa Francioni é clássica, desde a concepção até os passeios oferecidos, e desponta como a precursora de todo o empreendedorismo que hoje se espalha pela região.

Imagem

Imagem

A Vinícola Leone di Venezia se inspira na tradição italiana para produzir os seus vinhos, e além de disponibilizar lindos quartos durante a alta temporada, ainda possui um bar onde é possível degustar os vinhos com deliciosos pratos de frios.

Imagem

Imagem

Por fim a Vinícola Monte Agudo é a personificação da enogastronomia catarinense, pois lá você encontra um belíssimo restaurante onde é possível ter um almoço harmonizado de alto padrão.

Imagem

Imagem

Como se observa, independentemente do seu estilo de viagem, existe uma vinícola da Serra Catarinense que certamente irá atender, e provavelmente superar, suas expectativas.

Leia também: 8 vinícolas imperdíveis em Santa Catarina

Como viajar para Santa Catarina

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Aeroporto de Florianópolis (FLN) com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Floripa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos direto são de Congonhas (CGH), Galeão (GIG), Guarulhos (GRU) e Chapecó (XAP)

Leia também:
- Destinos nacionais da GOL Linhas Aéreas
- Destinos internacionais da GOL Linhas Aéreas

Saúde!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do IBRAVIN e do SEBRAE.

E você, conhece alguma vinícola da Serra Catarinense? Gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 13, 2019 11:46 am
Nossa, deu muita vontade de experimentar esse vinho rosé seco.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 13, 2019 2:12 pm
Os vinhos da Serra Catarinense estão cada vez melhores.





Booking.com

Voltar para “Santa Catarina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio