Você faz backup das suas fotos?

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Jan 03, 2012 9:57 am
Imagem

Viajar e tirar fotos é ótimo e não há quem não goste, mas você faz backup das suas fotos? A maioria absoluta das pessoas sequer se preocupa com isto. E, com este descuido, pode perder lembranças de viagens inesquecíveis, que nunca mais serão recuperadas.

O backup nada mais é do que salvar uma cópia em outro local de armazenamento. Todas as suas fotos ficam salvas no hard drive (HD) do seu computador/notebook. O HD é confiável, mas assim como qualquer componente eletrônico pode falar. E pouco importa se seu computador é novo ou velho, pois sempre há risco. Quanto maior a idade, maior o risco, mas computadores novos também apresentam falhas, então o backup é importante sempre.

Faça backup sempre antes, durante e após a viagem. Vamos detalhar cada etapa.

Antes da viagem

Caso você vá levar o seu notebook, é importante salvar as fotos e todos os arquivos importantes antes da viagem. A probabilidade de algo acontecer com ele é muito maior em outros ambientes que não seja sua casa/escritório. Ele pode cair, ser molhado ou até roubado. As chances existem e se você não tiver um backup perderá tudo.

Durante a viagem

À medida que a viagem começa as fotos também começam. O maior erro de um viajante é deixar todas as fotos no cartão de memória e não descarregá-las para o computador. E se acontece um acidente com a câmera? E se ela é roubada? Tudo vai embora. Caso você descarregue as fotos diariamente só perderá as do dia. Duplique as fotos. Descarregue para o notebook, mas as mantenha no cartão de memória.

No último dia da viagem, antes de entrar no carro/ônibus/avião, certifique-se que você esteja levando as fotos em pelos menos duas mídias diferentes. E deixe essas mídias separadas.

Após a viagem

Ao chegar em casa é bom verificar novamente as fotos. E, após esta etapa, faça mais um backup de garantia. Use uma mídia fixa, como DVD ou Blu-ray, apenas como uma garantia adicional.

Como faço para realizar o backup?

Essa é uma dúvida geral, mas nós lhe daremos todas as informações.

- HD interno: é onde ficam salvas as fotos dentro do seu computador/notebook. É onde todo mundo guarda seus dados.
- HD externo: é um HD igual ao interno, porém funciona dentro de uma case e você o liga ao computador/notebook através de uma porta USB.
- Pendrive: todo mundo conhece o pendrive, que é uma forma simples e prática de salvar os dados em qualquer lugar.
- CD/DVD: duas mídias que estão caindo em desuso. O processo de gravação é demorado, lento e exige certo conhecimento. Além disto, sofrem com o passar do tempo e as fotos podem se perder.
- Blu-ray: é a nova geração do DVD, com maior capacidade de armazenamento, durabilidade e segurança. Não fez muito sucesso.

E qual é a melhor?

Sem dúvida nenhuma é o HD externo. É uma mídia confiável, durável e barata. É possível comprar um a partir de US$50, com boa capacidade. São dois os tipos:
- HD externo grande, que precisa de tomada. É ruim para carregar, mas ótimo para deixar em casa e/ou escritório;
- HD externo pequeno, que funciona apenas pela USB, sem tomada. É ótimo para carregar, principalmente em viagens. Você pode levá-lo com você e realizar o backup diariamente. Assim, você pode deixar as fotos no cartão de memória, HD interno e HD externo. Com as fotos em 3 mídias diferentes você nunca perderá nenhuma foto.

Dica importante

Não economize nessa compra. Não escolha marcas desconhecidas. Suas fotos e dados mais valiosos estarão lá, então vale a pena pagar um pouco a mais para ter um equipamento de qualidade, que não lhe deixará na mão. Recomendamos as marcas Western Digital e Seagate.

No quesito preço o HD externo pequeno e portátil será sempre mais caro do que a versão grande. Isso é normal.

Exemplo de preços em novembro de 2019 na Amazon:
- Um HD externo pequeno de 500GB, por exemplo, custa US$35;
- Um HD externo grande de 2TB, por exemplo, custa US$60;

Leia também: Amazon - A melhor e maior loja virtual do mundo

Com US$100 você consegue comprar um HD externo pequeno e outro grande. É um custo muito baixo comparando-se com a tranquilidade que você terá. Deixe o grande em casa e faça o backup nele antes da viagem. Leve o pequeno com você e programe-se para fazer backups sempre que possível.

Com esses cuidados suas fotos estarão seguras e você nunca perderá suas fantásticas lembranças.

Boas fotos e boa viagem!

E você, como faz backup das suas fotos? E com qual periodicidade? Tem uma mídia preferida? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jan 03, 2012 11:36 am
Eu costumo descarregar as fotos d.iariamente no netbook durante a viagem.
Quando chego , descarrego tambem no desktop e faco uma copia em dvd.

anadelu Mensagens: 9
Ter Jan 03, 2012 11:40 am
Normalmente descarrego fotos diariamente e no ultimo dia da viagem coloco em pen drive separado para cada um que viajou e um para mim caso acontecer alguma coisa e depois que chego salvo no outro laptop só de segurança.

Camilo Mensagens: 294
Ter Jan 03, 2012 1:01 pm
Algo que também é muito útil é ter uma conta em algum armazenamento "cloud".

Tenho conta no Box. net , essa conta quando feita pelo ipad/iphone eles estavam oferendo 50Gb. Arquivei vários albuns de foto lá como segundo backup. .

Lembre-se de selecionar para salvar com qualidade alta as fotos.

Avatar do usuário
gomobilenet Mensagens: 30
Ter Jan 03, 2012 2:32 pm
O Time Capsule da Apple tambem é interessante pois voce nao precisa conectar no USB vai direto pela rede wi-fi...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 03, 2012 3:41 pm
Camilo: O ruim de armazenar nas nuvens é o tempo que leva. Cada foto minha tem, em média, 4MB. Então demora um bom tempo, principalmente quando a conexão do hotel não ajuda. Mas a sugestão é boa!

gomobilenet: Sim, é bom mesmo. Mas é uma solução local, não para viagens.

Camilo Mensagens: 294
Ter Jan 03, 2012 4:06 pm
Eu coloco para fazer o upload e "esqueço" durante a noite.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 03, 2012 4:08 pm
É como eu faço também com o backup. Teve um hotel este ano onde tentei enviar um vídeo para o YouTube 15 vezes, sem sucesso. Quando a velocidade do upload é ruim torna-se um parto realizar o backup.

marleixo Mensagens: 1
Seg Jan 16, 2012 8:33 am
Normalmente costumava levar o notebook, mas no ultimo ano tenho levado somente os Tablets (IPad 64GB da minha esposa e Galaxy tab 10 meu) e costumo utilizar os dois como backup e como tenho vários cartões de memória costumo usar ao máximo eles para sempre ter 3 cópias das fotos durante a viagem, quando os cartões acabam acabo ficando com 2.
Em agosto passado fiz uma viagem para a Europa de 30 dias e acabei ficando somente com um backup completo no Note (nessa viagem como era longa resolvemos levar o note também), porque no final foram gerados 50GB de fotos e vídeos e nenhum dos dispositivos aguentou o tranco, mas não acredito que isso se torne frequente porque viagens desse tamanho não são tão habituais... Mas de qualquer forma na próxima viagem grande que fizer terei mais uma opção ou duas, provavelmente dois HDs externos que tenho em casa que normalmente uso para fazer os backups quando chego de viagem.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 16, 2012 9:52 am
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, marleixo!

Para mim o inconveniente dos tablets em viagens é a grande dificuldade para digitar textos grandes. Para navegar é ótimo, mas para textos longos nada como um notebook.





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio