Teclados: O dilema do Ç

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Seg Set 16, 2013 3:27 pm
Teclados: O dilema do Ç

Provavelmente muitos de vocês ao decidirem comprar um computador ou notebook no exterior, depois de comparar alguns modelos devem ter reparado uma coisa. Onde está o Ç?

Eu respondo, ficou no Brasil!

Pois é, realmente não estará no seu computador comprado no exterior.

Isso é um problema?

Decididamente não. É tudo uma questão de habituar-se a utilizar um teclado com padrão internacional.

Não muito tempo atrás, talvez uns 15 anos, todos os teclados que existiam por aqui eram padrão internacional. Para ser mais preciso, padrão PC/AT.

Um dos primeiros teclados PC/AT.

Imagem

Um teclado PC/AT mais “moderno”, já com as teclas de função (F1 a F9) na posição atual.

Imagem

Antes de você começar a pensar que deverá se acostumar a digitar sem o Ç, lembre-se que as pessoas tiveram que se acostumar exatamente ao contrário, a digitar com ele.

Eu lembro muito bem, era estranho ter um teclado com o C e o Ç juntos, era uma confusão enorme.

Várias vezes ao digitar uma palavra com Ç, geralmente acabávamos digitando um C a mais. Por exemplo, ao digitar começo, a palavra acabava ficando comecço.

No Brasil os teclados seguem um padrão de layout QWERTY certificado pela ABNT. O modelo mais popular hoje em dia é o ABNT 2.

Antes dele usávamos o modelo ABNT, que ao contrário do que muitos pensam, já contava com o Ç.

A diferença entre os dois modelos é simples, no ABNT 2 temos a tecla Alternative Graphics, mais conhecida como AltGr, que permite a inserção de alguns símbolos extras.

Layout de um teclado ABNT.

Imagem

Teclado ABNT 2.

Imagem

Na verdade, digitar sem o Ç não é assim tão complicado. Basta se acostumar.

Quando você precisa digitar uma letra com acento você tem que digitar o acento antes da letra, para a cedilha você faz o mesmo, só que com a letra C.

Uma dica importante! Esses exemplos de teclados internacionais usados como exemplos aqui são os dos EUA, que adotam o padrão QWERTY.

Países como França e Alemanha adotam padrões diferentes para seus teclados. Na França o padrão adotado é o AZERTY, já na Alemanha se utiliza o padrão QWERTZ.

Portanto sempre preste atenção quando for comprar um computador ou notebook fora dos EUA, pois além desses dois países, outros podem utilizar padrões diferentes.

Vale lembrar também que a Espanha usa um layout de teclado não muito favorável aos brasileiros.

Imagem

É possível encontrar em outros países teclados com um layout padrão do idioma local, porém você deve ficar atento à disposição das teclas.

Você deve optar sempre pelo padrão QWERTY, que é o mesmo que utilizamos aqui no Brasil.

Mesmo assim você irá encontrar uma infinidade de modelos nesses locais com o layout do teclado no padrão internacional.

Então porque não aproveitar as muitas marcas e modelos disponíveis no exterior?

Isso sem falar no preço, que pode representar uma diferença de até 80% dos preços praticados no Brasil. Principalmente se o equipamento for um iMac ou MacBook, a diferença pode ultrapassar os 100%.

Hoje quando você compra um computador fora do Brasil, principalmente nos EUA, o teclado vem configurado para o idioma local, no caso o Inglês.

Para que ele ancentue no nosso idioma, no caso dos PC's, basta que você altere o idioma do teclado para o padrão US-International.

Para os Mac's além da opção de acentuar usando os comandos option + e para o acento agudo e option + c para o Ç por exemplo, existe ainda a alternativa de baixar um arquivo que permite acentuar igual aos teclados de PC's.

Em que bastaria apenas apertar a tecla do acento e em seguida a letra a ser acentuada.
Basta uma rápida pesquisa no Google sobre o assunto.

Como eu não uso Mac, tenho certeza que posso contar com a contribuição daqueles que utilizam para explicar melhor como funciona a acentuação na prática.

Minha opinião é de que o fato do teclado não conter a letra Ç não deve ser motivo para você deixar de comprar um computador ou notebook durante a sua viagem!

Falando em Apple, tanto para notebook ou desktop, existem duas alternativas.

A primeira é acentuar o C como eu falei acima. A outra, não deve agradar a maioria de usuários da maçã. Mas você pode utilizar um teclado padrão ABNT 2 no seu Mac.
Inclusive já existem alguns modelos na cor branca.

Essa segunda opção também vale para os donos de PC. Assim, basta plugar e configurar o idioma do seu teclado para o padrão ABNT 2 e utilizar com o Ç.

Como se tudo isso não bastasse, existem alguns recursos bem interessantes que estão presentes na maioria dos editores de texto, como o Word e o Pages por exemplo.

No Word você pode ativar um recurso chamado substituir texto ao digitar. Funciona assim, você pode programar o Word para que em toda vez que digite cc ele substitua automaticamente pelo ç.

Bem simples não é?

Tudo é questão de você se acostumar com a nova disposição de teclas.

E então, já decidiu qual modelo comprar na sua próxima viagem?

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
pcalixto Mensagens: 371
Seg Set 16, 2013 11:15 pm
Pelo que eu ja ouvi falar, pelo menos o macbook air mesmo comprado no Brasil ja nao tem ç.

Avatar do usuário
Blazak Mensagens: 790
Seg Set 16, 2013 11:21 pm
Meu primeiro contato com o teclado de um PC foi em 1992, logo após concluir o meu curso de datilografia... rs

Como o telmo relatou, não existia o acento e era muito fácil digitar colocando o acento agudo antes do "c" para fazer o "ç".

Estranho pra mim foi digitar num teclado que continha um "ç" e não utilizar um note sem o "ç".

Parabéns pelo texto.

"Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados."
Miguel de Cervantes
Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Ter Set 17, 2013 1:25 am
:D

Isso que eu fiquei "apenas" nos PC/AT. Tem a história mais antiga dos XT's....

Mas aí estaríamos voltando à época jurássica dos computadores!

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio