Obsolescência Programada: a durabilidade dos produtos diminuiu com os anos

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jul 25, 2014 12:46 pm
Ótima matéria Telmo!
Realmente esse tema á ótimo para uma boa reflexão. Na minha opinião na maioria dos casos esse é um grande "contra" do progresso e do capitalismo!

Concordo com o Gabriel que a passagem atual não dure 5 anos não!
Baran de quando é esse cartão de embarque q vc achou ainda legível?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 25, 2014 12:48 pm
Juliana, é de out/2011.

Telmocurcio, também tenho um Atari, na caixa!

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sex Jul 25, 2014 1:17 pm
Já que o assunto é videogames, vamos lá!

Já tive minha época em que era viciado em VG, no bom sentido é claro!

Eu e meu irmão temos (e todos funcionando) um Telejogo da Philco (anos 70), um Atari, um Super Nintendo, um Game Boy e um Nintendo 64. Todos funcionando.

Não tenho coragem de vender...

Eu tive um Odyssey, acho que era mais do meu pai do que meu na verdade. Pena que não sei que fim levou.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
GJulio Mensagens: 243
Sex Jul 25, 2014 5:35 pm
De certa forma é verdade e uma estratégia de mercado em certos pontos, mas por outro lado não deixa de ser uma paranoia saudosista. Sem dúvida as indústrias lançam produtos aquém do que elas podem propositalmente, de maneira que sempre tenham tecnologia para usar como nova e tentar vender um produto que substitua o anterior. Exemplo: determinada fabricante poderia lançar um telefone com câmera de 40 megapixels, um bom flash, a prova d'água, de terremotos, etc... Mas opta por lançar de 10 megapixels, depois 6 meses seguintes de 12, depois a prova d'água, tudo paulatinamente e propositalmente.
Entretanto, não compartilho a teoria de que os eletrodomésticos em geral já saem de fábrica com prazo para quebrar. Há 4 fatores que precisam ser ponderados quando entramos nessa discussão.
Um dos fatores que ocorre é a mudança nos hábitos de consumo. Antigamente se usava as coisas muito menos do que hoje. Ninguém ficava com a TV ligada 24h por dia. Ver TV era um evento normalmente familiar, restrito a poucos horários do dia, normalmente ao final da noite. Hoje há TVs que passam dias, semanas até meses ininterruptos ligadas. Se as TVs antigas fossem expostas ao mesmo grau de intensidade, será que aguentariam ? As primeiras TVs certamente fundiriam. Mesma coisa com videogames, computadores. Não se pode culpar apenas os produtos, quando os hábitos de consumo também mudaram completamente.
Além disso, há um segundo ponto. O próprio avanço tecnológico e o aumento de tecnologias em um mesmo produto aumentam naturalmente o risco de falhas. Exemplo: o telefone que se limitava a fazer ligações possuia apenas hardware e software para esse fim. Já um smartphone atual integra desde essa tecnologia até receptor de GPS, radio, bússula, detectores de pressão, luminosidade, etc... Considerando que todos esses sistemas são interligados e muitos deles interdependentes, a chance de que ocorra um problema em um deles (e talvez possa interferir no funcionamento dos demais) é alta. Nesse sentido, comparar os telefones "tijolo" de antes com smartphones que hoje em dia são equivalentes a verdadeiros supercomputadores de 10 anos atrás não me parece razoável.
Há ainda um terceiro aspecto, que são as exigências regulatórias nos processos de produção (por parte do governo e da sociedade civil). Materiais que eram toleráveis antes na indústria talvez hoje não sejam (pois descobriu-se, por exemplo, que eram tóxicos ao público, ao solo, ao lençol freático, etc...).
O fato de um cartão de embarque ou outros impressos em geral durarem menos hoje do que antes talvez tenha a ver, por exemplo, com o nível de exigência das tintas e papéis. Hoje as agências provavelmente exigem padrões de solubilidade e toxicidade que não permitem que determinados materiais sejam utilizados para impressão de certos produtos. Então talvez seja até preferível que os cartões de embarque não contenham chumbo, mercúrio e demorem décadas para se degradar quando chegarem ao solo.
E o quarto ponto é um mecanismo de retroalimentação ou feedback entre indústria x consumidor. Se o consumidor continua comprando, a indústria continua produzindo. Nos últimos anos as pessoas tem consumido cada vez mais tecnologia e tem demandado atualizações constantes. O fulano reclama que tem que trocar de telefone todo ano ou a cada dois anos, mas quando a indústria lança ele já vai correndo para a loja fazer fila, quando o seu aparelho atual poderia facilmente suprir suas necessidades por um bom tempo.
Então muito cuidado ao culparmos apenas a "ganância dos capitalistas". Os tempos mudaram, as tecnologias mudaram, os hábitos de consumo mudaram e as próprias exigências e demandas da sociedade mudaram.

racfalando Mensagens: 68
Sex Jul 25, 2014 7:37 pm
Tb tenho um telejogo que só não está funcionando pq não sei instalá-lo nessas tvs mais modernas. Pelo que vi é ourro conector. Telmocurcio, como vc fez?
Obrigado

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sex Jul 25, 2014 7:38 pm
Cada um com o seu ponto de vista!

Não sou contro a evolução, mas de que um produto determinado a fazer tal coisa, que faça bem feito.

Mas porque os produtos excelentes (vide caríssimos) atuais duram muito mais que os de entrada? Consumo.

Antigamente não era tão descarado como é hoje, as coisas também estragavam.

Mas você classificar como saudosismo paranoico? Acho demais. Aparelhos de som de 1980 são procurados até hoje pela sua excelente qualidade sonora e de construção. Estão produzindo vinis novamente. Isso é só um exemplo.

O texto é o meu ponto de vista, não vivo dentro de um antiquário ou rodeado de televisões preto e branco, muito pelo contrário, adoro a evolução da tecnologia. E pela sua lógica de raciocínio os produtos atuais são muito melhores, mais capazes. Então se a tecnologia nos fornece tantas possibilidades ela deveria ser confiável não é?

Porque um produto de 30 anos atrás, com a tecnologia da época e para ser usado conforme a época durava e os de hoje não duram tanto, mesmo com todo avanço da tecnologia que coloca GPS, bússola, câmera fotográfica, diversos detectores dentro um aparelho telefônico portátil não é capaz de fazer um produto ser confiável como antigamente. Eu não entendo.

Volto a dizer que é apenas uma comparação, uma reflexão. Não tem nada de paranoia.

Mas ainda acho que a ganância capitalista tem muita participação nisso.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sex Jul 25, 2014 7:40 pm
racfalando eu tenho ele aqui, ainda funciona mas não está instalado.

Nunca tentei instalar em uma Tv moderna, deve precisar de vários adaptadores! Hehehehe.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
GJulio Mensagens: 243
Sex Jul 25, 2014 8:58 pm
Se você estiver considerando que "ganância capitalista" parte tanto de quem consome quanto de quem produz, concordo plenamente. O que me incomoda é a visão unilateral que frequentemente surge nesse tipo de discussão, acusando as empresas como as únicas responsáveis do processo, quando na verdade consumidor e produtor fazem parte de um mesmo circuito em constante mudança e adaptação.

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sex Jul 25, 2014 9:04 pm
A comparação não é justa com tanto tempo de diferença.

A ganância é das duas partes, diz a história que as empresas invetaram essa moda. Foi a indústria automobilística.

O que mais defendo é que com todo o avanço, as coisas deveriam ser mais confiáveis, seguindo a lógica. Mas o consumismo ou a ganância capitalista interfere diretamente em tudo isso.

Se é bom ou ruim, depende sempre do ponto de vista. Por isso é que uma reflexão sempre vale a pena!

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Cleal Mensagens: 28
Sáb Jul 26, 2014 6:39 pm
Realmente as empresas fazem isso, mas hj parecem que estão cada vez pior. Acho que o maior problema que eu vejo hj em dia são os produtos de primeira necessidade e que deveriam durar anos como geladeira e fogão... casei recentemente e esses produtos da minha casa são novos, nenhum apresentaram problema, mas vejo que não há aquela qualidade de antigamente e se durar mais de 5anos parece que e estarei no lucro! Sem contar tvs, com as tecnologias novas (Plasma/LCD) duram cada vez menos!
Vc citou da lampada, existe uma que esta funcionando a mais de 100anos: http://www.youtube.com/watch?v=w3tvfu2pdnc" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio