Dubai: um dos destinos mais incríveis do mundo, onde sempre vale a pena fazer um stopover

Troca de informações sobre Dubai.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 16, 2019 9:28 am
Imagem

Minha primeira viagem para Dubai foi em 2011. Fiquei impressionado! Depois voltei em 2015 e mesclei com Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Em 2017 retornei, aproveitando a parada gratuita na volta de uma viagem para Tailândia. Em 2019, fui mais uma vez para Dubai, e não pude deixar de notar como havia muitas coisas novas. De todas as viagens, uma certeza: continuei impressionado todas as vezes!

Leia também: 10 programas para você fazer na sua primeira vez em Dubai

Desde a minha primeira vez ficou claro que a cidade deseja ter tudo maior e/ou o melhor do mundo. Está sempre em busca de recordes e não para de crescer. Sempre há novidades em termos de atrações e arquitetura, portanto a cada nova viagem acontecem novas descobertas. Dessa vez, vi de perto a nova roda-gigante, que está em fase de construção. Preciso dizer que será a maior do mundo?

A cidade cheia de superlativos encanta qualquer viajante, incluindo os mais experientes. Tudo é muito diferente do que estamos acostumados e a primeira vez é a mais impactante, mas como é impossível conhecer tudo em uma só viagem, fiquei surpreso também nas outras vezes em que lá estive. Apesar de ter conhecido o Burj Khalifa na primeira vez, o maior prédio do mundo, continuei achando ele incrível nas vezes seguintes. Além de grandioso, ele é onipresente, e está sempre no skyline, e aparece em todas as fotos dos turistas. O único hotel 7 estrelas do mundo está lá e se chama Burj Al Arab. Além de ser um local de hospedagem, se transformou no cartão-postal da cidade. Qual outra cidade você conhece onde o hotel é o principal ponto turístico?

Leia também: Como conhecer o Burj Al Arab Jumeirah sem ser hóspede

Visitei o maior aquário do mundo, dentro do maior shopping do mundo, mas estive também na parte antiga, onde as tradições árabes são mais presentes, e podemos conhecer como tudo começou no Dubai Museum. Fiz compras no mercado de especiarias, com seus mil cheiros e cores, e depois fiquei admirado com a ostentação do mercado do ouro e suas vitrines douradas. Claro que lá também haveria um recorde, né? Encontrei o maior anel de ouro do mundo, que está no livro dos recordes, com incríveis 64 quilos de ouro e 5,1 quilos de cristais Swarovski. São 2,2 metros de perímetro e quase meio metro de diâmetro.

Imagem
O Dubai Aquarium dentro do The Dubai Mall.

O calor é fortíssimo, por isso não é recomendável viajar no verão (junho, julho e agosto), quando a temperatura é altíssima. Para você ter uma ideia, até nos pontos de ônibus tem ar condicionado e as plantas nas ruas precisam ser trocadas o tempo todo, pois morrem por causa do calor. Quase ninguém caminha pelas ruas, exceto em alguns locais. Chuva? Algo raro e motivo de felicidade para os moradores.

Se está calor, com aquele céu azul lindo, nada melhor do que curtir uma praia, né? Alguns hotéis têm praias privativas, incluindo o One&Only Royal Mirage, um dos hotéis mais luxuosos de Dubai, que oferece um quilômetro de praia exclusiva aos seus hóspedes, com mar cor azul-turquesa e água quentinha. Uma novidade é o Mandarin Oriental Jumeira, Dubai inaugurado recentemente, que também oferece uma ótima praia aos seus hóspedes. Se você prefere mesclar praia com piscina e boas atrações, o parque aquático Aquaventure, dentro do famoso Atlantis The Palm, é a melhor opção. Tem também a praia do Burj Al Arab, que é invadida pelos turistas, para tirar a foto clássica com o hotel ao fundo. Acredite: você vai comparar com o Caribe!

Para quem gosta de diversão, ou está com crianças, tem muitas opções no destino. Se você prefere frio, todas as direções apontam para o Ski Dubai, um parque de neve indoor localizado dentro do Mall of the Emirates. Com temperatura sempre negativa, você pode esquiar, fazer snowboarding ou apenas se divertir no Snow Park. Você também pode interagir com os simpáticos pinguins ou descer montanha abaixo dentro de uma bola. Outros programas legais para fazer com as crianças é o KidZania, IMG Worlds of Adventure, Air Maniax, iFly e o Dubai Parks and Resorts, que tem três parques, o Motiongate, Bollywood Parks e LEGOLAND.

Outro programa imperdível, apesar de ser bem clichê, é fazer o safári no deserto. O passeio começa no final da tarde, pelas dunas do deserto, e depois segue até o acampamento de beduínos, onde há uma fazenda de camelos, e você pode fazer um passeio com eles. Dá também para colocar roupas típicas e tirar fotos, além de fazer compras, assistir a um animado show de dança do ventre e jantar. Para os casais apaixonados, é possível assistir ao pôr do sol tomando um champanhe com morangos.

Imagem
A Knight Tours oferece uma ótima experiência no deserto.

Leia também: Safári no deserto de Dubai com a Knight Tours

Você ainda pode fazer um passeio de helicóptero com a Alpha Tours, andar de barco ou balão, saltar de um avião, acelerar uma Ferrari, assistir ao belíssimo show das águas do The Dubai Mall, visitar o palácio do Sheik ou simplesmente escolher um beach club para relaxar se bronzeando com o seu drinque favorito. São centenas de atividades, para todos os gostos. O destino é variado, por isso é um dos mais visitados do mundo (lógico!), e quem conhece quer voltar.

Imagem
Vista do skyline em um raro dia chuvoso em Dubai.

Nessa última visita, também conheci três lugares inéditos, que recomendo a visita. Um deles foi o The Dubai Frame, que é um marco arquitetônico em Zabeel Park. Ele é a "maior moldura do mundo" e no topo tem um observatório, onde de um lado você avista a parte moderna e do outro a parte antiga. No meio, o piso é de vidro, e é preciso ter coragem para caminhar sobre ele. Também visitei o Dubai Miracle Garden, que tem mais de 50 milhões de flores em exposição, integradas entre esculturas e desenhos, incluindo o A380 da Emirates Airline e os queridos personagens da Disney. O local só funciona de outubro a abril, pois não consegue sobreviver ao forte calor do verão, então todos os anos é refeito. Outro local que visitei pela primeira vez e gostei bastante foi o Global Village, que combina as culturas do mundo com 90 países em um só lugar e ainda tem um parque de diversão perfeito para as crianças se divertirem. O local afirma ser o maior projeto de turismo, lazer, compras e entretenimento do mundo. Como está em Dubai, eu não duvido, né?

Imagem
The Dubai Frame: legal, mas nada imperdível.

Imagem
Global Village: passeio interessante.

Imagem
Dubai Miracle Garden: passeio imperdível.

A cada visita me impressiono mais com a cidade. E passo a gostar mais de lá, apesar de às vezes ter um ar um pouco fake. Algumas das melhores experiências de viagens, em termos de hotéis, restaurantes e atrações, aconteceram em Dubai, então sempre que tenho oportunidade aproveito para fazer um stopover na cidade. Quer uma boa notícia para terminar: os brasileiros não precisam mais de visto, então basta ter o passaporte e mais nada.

Como se locomover em Dubai?

Em Dubai, você perceberá ainda no primeiro dia que ninguém anda nas ruas, pois o calor é muito grande. A exceção são as orlas e shoppings ao ar livre. Se locomover é muito fácil e basicamente as opções são: táxi, Uber e metrô.

Se você está voando na Primeira Classe ou Classe Executiva da Emirates, antes da viagem começar o ideal é que você reserve o traslado aeroporto-hotel-aeroporto, que é totalmente gratuito. Ao desembarcar no gigantesco Aeroporto de Dubai (DXB), você só precisa ir até o local onde está o motorista particular e seu carro estará lhe aguardando. O transporte também é oferecido no Brasil e em dezenas de outras cidades mundo afora.

No dia a dia o melhor meio de locomoção é o táxi. Ao contrário do Brasil, lá o Uber custa mais caro, chegando a custar 50% a mais em determinadas corridas. Além de ser mais caro, muitas vezes é difícil achar o carro, pois tudo é gigantesco. Já o táxi você encontra em todos os locais, mas tenha sempre dinheiro vivo, pois eles detestam aceitar cartão de crédito, mesmo tendo a máquina.

Leia também: Vale a pena usar o Uber em Dubai?

Quando ir?

O ideal é evitar o verão. Se no inverno o calor já é muito forte, imagine no verão. Os meses de outubro a abril são ótimas opções, pois o clima não é tão quente, mas em compensação o preço das diárias dos hotéis é maior. Se você quer menos movimento, os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro são boas opções, pois são meses de baixa temporada, mas achamos válido escolher maio ou setembro, quando o calor é menor.

Leia também: Quantos dias passar em Dubai?

Como se comportar?

Muito se fala sobre como se comportar em Dubai, mas a grande verdade é que cada vez mais o país está tolerante. Andar de mãos dadas é normal, mas beijo e abraço em público deve ser evitado. Nos shoppings, você pode andar sem tantas preocupações com a roupa. Nas praias e parques aquáticos, é permitido ir de sunga ou biquíni. Sempre é bom evitar roupas muito curtas por causa do ar condicionado dos locais. Por causa do calor, eles funcionam ao máximo, e você pode sentir frio.

Guia em Dubai

Para que a sua viagem seja ainda melhor, principalmente se for a sua primeira vez no destino, recomendamos a contratação de uma guia. A Solange Barros, da Dubai com Guia ([email protected]) é brasileira, especialista em Dubai, e oferece vários serviços para que a sua viagem seja ainda mais inesquecível. Com atendimento sempre em português através de e-mail e WhatsApp, ela tira todas as suas dúvidas antes e durante a viagem. Você pode reservar, por exemplo, um dia completo com uma guia falando português para conhecer a parte nova e a parte histórica da cidade, com motorista e guia particular à disposição. Ela também pode agendar passeios e fazer bate e volta até aos outros emirados, como Abu Dhabi. Definitivamente, é um upgrade na sua viagem, e uma pessoa de total confiança. Vale também pedir orientação na escolha do endereço do seu hotel, pois o endereço vale mais do que a bandeira do hotel em Dubai.

Curiosidades de Dubai

- 80% dos moradores da cidade são expatriados;
- O idioma "oficial" é o inglês. Todos falam, nem que seja o básico. Os funcionários dos hotéis, por exemplo, só falam inglês entre si;
- É proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos os locais, com exceção dos hotéis. Por isso há diversos bares e restaurantes dentro de hotéis;
- O final de semana deles é na sexta e no sábado;
- Em muitos aspectos a cidade parece uma filial dos Estados Unidos. Você encontrará diversas lojas e restaurantes americanos.

Informações importantes

Moeda: dirham (AED), que tem equivalência de praticamente 1 para 1 com o real.
Língua: o idioma oficial é o árabe, mas extraoficialmente todo mundo fala inglês.
Fuso: 7 horas à frente do horário oficial de Brasília (GMT+4).
Visto: não é necessário. Chegando ao aeroporto, você vai direto para os guichês da imigração, e recebe o carimbo de entrada.
Estações do ano em Dubai:
- Primavera: março, abril, maio.
- Verão: junho, julho, agosto.
- Outono: setembro, outubro, novembro.
- Inverno: dezembro, janeiro, fevereiro.
Aeroportos: Dubai (DXB) e Abu Dhabi (AUH).
Eletricidade: 220 volts. Geralmente os hotéis têm tomada no padrão americano e europeu, sendo desnecessário o uso de adaptador.

Como ir para Dubai?

Saindo do Brasil, as melhores rotas para a Ásia são com a Emirates Airline, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU) e Aeroporto do Galeão (GIG). O voo tem duração média de 14 horas e são operados no A380, saindo de São Paulo, e no 777-300ER, saindo do Rio de Janeiro. Você tem três classes de serviço à disposição: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica.

Mesmo que o seu destino final não seja Dubai, você pode realizar um stopover gratuitamente na ida ou na volta, maximizando a sua viagem. Os brasileiros não precisam mais de visto para conhecer os Emirados Árabes Unidos, então esse é mais um motivo para você curtir o destino.

Leia também: 10 motivos para você fazer um stopover em Dubai ao voar com a Emirates Airline

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Dubai a convite do Turismo de Dubai, voando Emirates Airline.

E você, conhece Dubai? Visitou essas atrações? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 17, 2019 1:32 pm
Dubai é um daqueles destinos que podemos voltar 1 milhão de vezes que sempre terá boas novidades. E sempre nos surpreenderá.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Abr 17, 2019 1:36 pm
Confesso que a vontade de conhecer Dubai não havia despertado em mim, mas isso mudou depois da cobertura do Gabriel. Que destino intenso! Muitas coisas pra fazer, além da facilidade do stopover gratuito e da proximidade a outros destinos paradisíacos.

zildo Mensagens: 3
Sex Mai 24, 2019 8:27 am
Estou na Índia e dia 13/06 estarei voltando para o Brasil.
Propositalmente, fiz uma conexão de 20 horas e terei algum tempo para explorar a cidade.
meu voo chegará a cidade ao meio dia e eu só embarcarei novamente as 09:00h do dia seguinte.
Não tenho direito ao Dubai connect, pois haviam conexões menores disponíveis.
Será uma viagem do tipo mochileiro mesmo.
Gostaria que por favor os colegas dessem dicas pois como o tempo é curto, eu não posso errar, tentarei ir pelo menos naquele prédio mais alto do mundo e no aquário e estou com ideia de me locomover de metrô.
o qq vcs acham ? tem alguma dica?
obrigado;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 24, 2019 10:24 am
Você pode ir para o Dubai Mall, onde tem várias atrações no mesmo local.

Roteiro de 1 dia em Dubai https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=168&t=2523" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Dubai”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio