Mikvé Israel-Emanuel: A centenária sinagoga de Curaçao

Troca de informações sobre Curaçao.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 30, 2013 11:36 am
Mikvé Israel-Emanuel: A centenária sinagoga de Curaçao

Site: http://www.snoa.com

Mapa: goo.gl/i7I8h6

Todos sabem que as praias de Curaçao são belíssimas. Mas as atrações dessa pequena ilha no Caribe não se resume às praias. Curaçao também possui uma enorme riqueza cultural e histórica.

Uma das principais atrações turísticas da ilha é a Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, em Willemstad. Inaugurada em 1732, é a mais antiga sinagoga do continente americano em contínuo funcionamento. Foi fundada por judeus de origem portuguesa e espanhola, oriundos principalmente dos Países Baixos e do Brasil (Recife), que se estabeleceram em Curaçao a partir de 1651. Sua fachada, pintada em amarelo, segue a arquitetura local, e seu interior lembra o da Sinagoga Portuguesa de Amsterdam.

Imagem

Para visitá-la, deve-se adquirir um ingresso que custa US$ 10, que também dá direito a visitar o museu anexo. Crianças menores de 13 anos não pagam. O dinheiro arrecadado é usado na manutenção do local.

Imagem

Imagem

Imagem
As inscrições em dourado acima da porta de entrada citam Deuteronômio 28:6: “Bendito serás ao entrares”.

Imagem

É costume os homens cobrirem a cabeça ao entrar em uma sinagoga. Para quem não tiver chapéu ou boné, logo após a porta de entrada fica um cesto com kippot, gorrinhos de tecido que podem ser usados pelos visitantes. Cuidado para não esquecer de devolver na saída!

Imagem

Ao entrar, notamos que o piso do templo é todo coberto de areia. A explicação para esse fato curioso é a origem da comunidade que construiu a sinagoga: eram basicamente judeus espanhóis e portugueses que, para escapar da expulsão desses países (em 1492 e 1506, respectivamente), se deixaram converter ao catolicismo, porém mantiveram em segredo suas práticas religiosas. Assim, cobriam com areia o piso dos locais onde se reuniam secretamente para celebrar seus cultos religiosos de forma a abafar o ruído e, dessa forma, tentar escapar da Santa Inquisição. Em Curaçao, mesmo sob domínio holandês e a salvo da Inquisição ibérica, a tradição foi mantida. Outras sinagogas no Caribe mantém essa curiosa tradição.

A areia utilizada vem do leito de rios no Suriname ou na Guiana. Caso fosse utilizada a areia de Curaçao, o sal nela presente danificaria o mobiliário de mogno.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As quatro colunas centrais do prédio homenageiam as quatro matriarcas do Antigo Testamento: Sara, Rebeca, Lea e Raquel.

Imagem
“Rebeca”

No prédio anexo funciona o Museu Cultural e Histórico Judaico (The Jewish Cultural Historical Museum), com artefatos, documentos e imagens que ilustram a cultura, as práticas e a história da comunidade judaica de Curaçao e de outras ilhas do Caribe. Muitos dos objetos expostos ainda são usados nos ritos religiosos celebrados ali. Nele funciona também uma lojinha que vende souvenirs, postais e livros.

É proibido tirar fotos no interior do museu.

Do lado de fora do museu estão expostas reproduções de algumas lápides centenárias do cemitério judaico de Curaçao, mostrando uma rica simbologia. O cemitério foi fundado em 1659 e suas lápides mais antigas datam de 1668.

Imagem

Imagem

Imagem

Próximo às lapides encontram-se as ruínas da mikvá, piscina de banho ritual.
Imagem

Conclusão: a Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel é uma das principais atrações turísticas de Curaçao e vale uma visita. Está localizada em Punda e pode ser visitada no dia dedicado a conhecer Willemstad. Em meia hora descobre-se um pouco mais sobre a história e a cultura dessa pequena ilha caribenha!

Chegando em Curaçao: Um passeio por Punda e Otrobanda

A sinagoga e o museu estão abertos para visitação de segunda a sexta, das 9:00 às 16:30.

Ambos fecham para visitação aos sábados, domingos, feriados e festividades judaicas.

A sinagoga está aberta para o serviço religioso às sextas-feiras das 18:30 às 19:45, aos sábados das 10:00 às 12:00 e em festividades judaicas. Visitantes são bem vindos, desde que trajados adequadamente.

E você, visitou a sinagoga de Curaçao? O que achou? Conte sua experiência!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 30, 2013 6:25 pm
Ótima matéria, baran!

Confesso que nunca vi essa sinagoga, mesmo tendo ido duas vezes a Curaçao.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 30, 2013 8:01 pm
Obrigado!

Sério que não viu? Ela é um ponto turístico conhecido.

Visitamos no primeiro dia em Curaçao. Nem estava na nossa programação para aquele dia, queríamos apenas passear pelo centro antigo e fazer um reconhecimento da área, mas demos de cara com ela e resolvemos entrar.

Eu não havia levado a câmera e usei o iPhone para fazer as fotos, por isso acho que elas deixaram a desejar.





Booking.com

Voltar para “Curaçao”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio