Le Blond: a mais nova brasserie de Claude Troisgros

Informações, dicas e sugestões de restaurantes no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mai 21, 2019 9:57 pm
Imagem

A mais recente brasserie do chef Claude Troisgros completa um ano em 2019. O nome Le Blond brinca com Leblon, onde o restaurante está localizado, e tem como objetivo resgatar o charme intimista e casual das brasseries de bairro. A proposta é materializada na decoração, que usa tons e móveis clássicos, mas abusa da contemporaneidade que deixa o ambiente mais aconchegante. Todos os olhares vão imediatamente para as panelas penduradas no teto, que viraram marca registrada do visual do restaurante. O curioso é que este destaque da decoração não estava no projeto original do arquiteto Ricardo Hachiya, responsável pelo visual de todos os restaurantes do grupo, mas Claude decidiu implementar os aéreos após um sonho que teve.

Leia também: CT Brasserie | Tradição parisiense no VillageMall, no Rio de Janeiro

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O sétimo restaurante do grupo Troisgros Brasil oferece gastronomia francesa-contemporânea, sempre com o toque autoral de Claude. O cardápio dispõe de opções exclusivas da casa, mas também pratos servidos na CT Brasserie e no Chez Claude. Para começar, o "Steak tartare do Mifano" (R$ 38) é imperdível - a carne cortada na pontinha da faca é unicamente temperada e complementada com cereal. Já os "Bombons crocantes ao brie" (R$ 34) são exclusivos do Le Blond e um dos pedidos mais populares. Harmonizados com geleia de pimenta feita na casa, agradam todos os paladares e implementam a curiosidade do que mais está por vir nas próximas etapas.

Imagem

Imagem

Os pratos principais são bastante variados: peixes, carnes, risotos, massas e até paella, sempre servidos nas charmosas panelinhas de ferro, que já se tornaram marca registrada do grupo. Também há a possibilidade de optar por um grelhado, dois acompanhamentos e um molho pelo preço fixo de R$ 64, mas sugerimos que a preferência seja para as criações da casa. No melhor estilo "o que é bom merece ser compartilhado", o Le Blond propõe que as mesas dividam os pratos - a sugestão é a de três a quatro pratos para duas pessoas. Dessa forma, é possível provar várias criações de uma só vez.

Para quem ainda não é familiarizado com a culinária do francês mais brasileiro do país, uma boa ideia é experimentar os pratos que são tradição do chef desde 1982. Nossa escolha foi o incrível "Peixe com banana caramelizada e purê de baroa" (R$ 78). A receita original é da avó de Claude, mas ao vir para o Brasil o chef implementou alguns ingredientes tropicais no prato. O resultado é uma criação que mescla culinária afetiva com alta gastronomia de maneira irretocável, o que exemplifica perfeitamente a veia autoral do chef.

Imagem

Imagem

Uma refeição no Le Blond merece ser finalizada à altura. Para a sobremesa, o "Soufflé de chocolate com pistache" (R$ 32) nunca sai de moda. A opção típica francesa é doce na medida certa e a presença do pistache agrega leveza e frescor, em uma combinação que derrete na boca.

Imagem

Para acompanhar, o Le Blond esbanja um farto cardápio de vinhos - tintos, rosés, brancos, de sobremesa, champagnes e espumantes - que podem ser pedidos em taça ou garrafa. Um outro menu mais enxuto lista as opções de drinks, destilados, caipirinhas, cervejas e não alcoólicos.

O Le Blond cumpre exatamente o que promete. O restaurante é casual sem abrir mão de uma excelente gastronomia e consegue cativar um público diverso, de todas as idades. Em apenas um ano, a mais recente empreitada de Claude Troisgros prova que é sucesso absoluto. É impressionante observar que até durante a semana a casa vive cheia. Está cada vez mais claro que a expansão do grupo Troisgros Brasil resultará em um império que, mesmo com diversas unidades, a excelência e autenticidade de Claude é preservada.

Leia também: Guia gastronômico do Rio de Janeiro | Os melhores restaurantes bairro a bairro

Serviço:
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1.321 – Leblon, RJ
Horário de funcionamento: Terça à sexta - 12h às 16h e 18:30h às 00h / Sábado - 12h às 00h / Domingo - 12h às 18h

Bom apetite!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

E você, conhece o Le Blond? Gostou do ambiente? E da gastronomia? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Mai 22, 2019 4:32 pm
Eu AMEI o Le Blond. Pra mim, o melhor restaurante casual do grupo. Vale muitíssimo a pena, já quero voltar!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Mai 25, 2019 5:16 pm
Vou essa semana la e agora já sei o que vou pedir. Adorei as dicas e já tenho certeza que vou amar o restaurante. Vamos ver se vai ganhar do Formidable, meu queridinho! rs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Set 02, 2019 1:16 pm
Excelente dica! Estou para ir lá e com essas fotos me deu ainda mais vontade.





Booking.com

Voltar para “Onde comer no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio