Comidas de praia no Rio de Janeiro

Informações, dicas e sugestões de restaurantes no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Ago 18, 2013 3:09 pm
Imagem

Você vai à praia para se bronzear, dar um mergulho, paquerar, ver o pôr do sol e comer. Sim, comer! Quem aguenta ficar horas e horas debaixo do sol sem ter o que comer? Eu não aguento. As areais cariocas oferecem ótimas opções aos frequentadores. Vamos conhecer as melhores? Todas provadas por mim.

Leia também: 20 passeios gratuitos e imperdíveis ao ar livre e junto à natureza no Rio de Janeiro

Biscoito Globo

Dispensa comentários. Sem dúvidas é o maior clássico das areias cariocas. Trata-se de um biscoito de polvilho nos sabores sal ou doce. Normalmente está fresquinho e é bem crocante, uma delícia. Posso dizer que juntamente com um mate bem gelado formam uma dupla imbatível. Impossível parar de comer!

Mate de galão

Como o mate é preparado pelos próprios ambulantes, de forma artesanal, há quem diga que é feito com água e gelo não filtrados. Sua receita é simples: é feito com a infusão da erva-mate torrada. É servido bem gelado e pode ser consumido puro ou misturado com limão. Há alguns anos a bebida foi banida das praias, mas por já fazer parte da cultura carioca, a medida causou comoção dos consumidores e o mate de galão acabou voltando, para alegria de todos.

Eu, particularmente, tomo desde que me entendo por gente. Se é confiável ou não, não posso ter certeza, mas nunca passei mal! Quer uma dica? Coloque 2/3 de mate e 1/3 de limão! Super refrescante para um dia de sol e praia!

Picolé

Há inúmeros ambulantes que vendem picolés. As melhores marcar são: Kibon, Nestlé, Itália e Nuvem, que foi a novidade do último verão. Eu não arrisco outras, mas há quem diga que existem alguns caseiros e artesanais muito bons. As marcas que citei podem confiar de olhos fechados, mas espere encontrar preços bem mais altos do que em outros estabelecimentos, praticamente o dobro.

Sucolé do Claudinho

Isso mesmo, sucolé e não sacolé, como muitos conhecem. A proposta é a mesma, vendido nos tradicionais saquinhos transparentes. O diferencial do Claudinho é que são polpas de frutas concentradas sem água e nem refresco. Todas as receitas são criação dele e são guardadas a sete chaves. Há diversos sabores, dos mais clássicos aos mais exóticos, alguns com e outros sem leite condensado!

A maior parte de seu público é formada de adultos e formadores de opinião que aguardam ansiosos sua chegada às areias! Eles trabalham atualmente somente no Leblon e Ipanema. São vários vendedores na equipe, conhecidos como capangas do Claudinho, sempre uniformizados com cores fortes em tons vermelho e amarelo. Eles chegam fazendo barulho, então você logo irá perceber, pois a procura é alta. No verão são vendidos cerca de três mil sucolés em 3 horas de trabalho.

Realmente é imperdível! Uma verdadeira delícia! Não passo um dia na praia sem tomar!

Árabe

Nos últimos anos os vendedores de salgados árabes se multiplicaram nas areias cariocas. Atualmente diversas casas espalham vendedores à caráter pelas areias, vendendo esfirras e quibes de diversos sabores em enormes isopores revestidos de alumínio para que permaneçam sempre quentinhos. Eles oferecem molhos para acompanhar.

Podemos encontra-los do Leme ao Pontal e são diversas marcas como Mustafá, Ali babá, Tio Salim, Abdulah e Delícia Árabe. Todas fazem muito sucesso, principalmente na hora do almoço.

Cachorro quente Geneal

Marca 100% carioca que faz sucesso há meio século em diversas gerações. O segredo está no pão fresquinho e isso ninguém discute, servido com uma salsicha quentinha em uma embalagem personalizada. A simplicidade do cachorro quente e seu sabor inigualável conquistaram os cariocas nas praias e fora delas! Excelente pedida quando a fome bate!

Queijo coalho

Muito tradicional nas praias no nordeste, chegou às areias cariocas há anos e desde lá já foi proibido e liberado algumas vezes. Queijo não tem muito mistério né, é sempre bom, mas tenho que admitir que não podemos comparar com a qualidade dos do nordeste!

Sanduíche natural

Durante décadas foi um clássico nas praias, mas a meu ver a cada dia ele perde forças. A incerteza da procedência, não sabermos a quanto tempo estão expostos ao sol e muitos levam maionese, o que faz com que eles fiquem ruins rapidamente. Isso faz com que a maioria tenha muitos receios ao consumir. O certo é, quando estão fresquinhos são uma ótima opção. Minha dica: compre de alguém que já conheça ou peça alguma indicação. Eu, por exemplo, sempre compro de uma mesma pessoa, o Ney, que tem uma bandeja escrito Sol e Mar. É uma delícia!

Hareburguer

Essa dica é para os vegetarianos ou adeptos de uma alimentação saudável! O Hareburguer foi criado por um carioca vegetariano que passava o dia inteiro na praia de Ipanema, mas sempre morrendo de fome, pois as opções para ele eram poucas. Ai então nasceu o melhor hambúrguer da galáxia, segundo slogan usado por eles. Hoje em dia não só os vegetarianos aderiram aos sanduíches sem carne, outros curiosos já lamberam os beiços também! São diversas opções, e todas muito criativas e deliciosas. Eles possuem lojas na Galeria River no Arpoador também. Vale a pena experimentar!

Além das opções que citei acima, as barracas fixas normalmente vendem bebidas diversas, como refrigerantes, cervejas, mate leão, água de coco e algumas vendem deliciosas caipirinhas e caipivodkas.

Leia também: 8 hotéis para curtir nas férias, feriados ou finais de semana com crianças no RJ

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Bom apetite!

E você, já experimentou alguma das opções acima? Qual mais gosta? O que recomenda? Conte para nós sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Ago 18, 2013 3:19 pm
Biscoito Globo, limão e mate!

Um clássico! ;)

Lembro que chegaram a embalar o Globo num saquinho de plástico, mas não era a mesma coisa. Da última vez que comi, a embalagem era a tradicional de papel. Acho que desistiram de "inovar".

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Ago 18, 2013 11:54 pm
Cachorro quente Geneal é um clássico até hoje...
Me lembro de ver jogo no Maracanã, há muitos anos atrás com meu pai... eu era pequeno...tinha 10 anos... mas nunca me esqueço:
meu dobrava o dinheiro e jogava para o vendedor da Geneal, que estava uns 4 lances de arquibancada abaixo.. o cara dobrava o saco plastico com o cachorro quente e jogava lá pra cima... era show.. a coisa funcionava....
Quando passo perto do SDU, tem um posto BR que vende Geneal... é parada obrigatória...
Meu filho de 8 anos me cobra ir ao Maracanã..... mas acho que o Geneal não tem mais lá...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Ago 18, 2013 11:57 pm
Biscoito Globo é a salvação nos engarrafamentos da Ponte Rio Niterói... saco de papel... e o banco todo sujo de farelo....rsrsrs...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 19, 2013 5:33 pm
baran,
Bem lembrado! realmente mta gente reclamou da embalagem de plástico! mas uma coisa é fato: é mais higiênico

Zardox
Mto boa sua historia!
Fico impressionada com algo tão simples pode ser tão bom! tenho amigos paulistas que qdo chegam no Rio vão correndo atrás do Geneal!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 19, 2013 5:42 pm
Juliana...
É uma questão mágica mesmo... é apenas um pão, uma salsicha, catchup e um pouquinho de mostarda...
Uma simplicidade muito gostosa...
Não tem igual...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Fev 12, 2014 7:03 pm
Alguém tem valores atualizados? Pelo que andei lendo os preços estão abusivos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 12, 2014 9:31 pm
Em Icaraí: água de coco está R$ 6,00 até R$ 7,00...empada da praia: R$ 4,50....queijo coalho: R$ 5,00 até R$ 8,00....sanduíche natural, não comemos em hipótese alguma, por causa da maionese e/ou requeijão que são muito perecíveis...hareburger, nem tenho noção do que seja isto...rsrsrs biscoito Globo: R$ 3,00 até R$ 4,50..No engarrafamento da Ponte, pago 2 Globos por R$ 5,00...Cachorro quente Geneal, não vi ainda em Nicti..
O Posto BR que tem na Av. Beira Mar, não vende mais o Geneal.. agora está com um cachorro quente da BR, por R$ 3,99, que é fraquinho... não chega aos pés do Geneal.. o pão é molenga...a salsicha é dura, produto de 2a. categoria...
Quando começou a promoção nos postos BR, o cachorro + refrigerante Coca, custava R$ 3,99.. e o cachorro era melhorzinho...
Mate de galão, sucolé, picolé, nós declinamos... consumimos Mate Leão (R$ 4,00/R$ 5,00), picolé Kibon ou Nestlé ( de R$ 5,00 até R$ 12,00, dependendo do tipo)....
Sanduiche Árabe, esfiha, kibe, etc, nós não consumimos, porque temos medo que a TSA implique conosco quando entrarmos nos EUA...rssrsrsrsrsrrs

capsj Mensagens: 2372
Qui Fev 13, 2014 12:23 am
Uma vez vi uma reportagem desse mate e fiquei com vontade. Parece ser servido bem gelado.......

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Fev 13, 2014 6:37 am
Mate de galão eu não tomo pois não sei com que água aquilo é feito. Mate, na rua, só de copinho.





Booking.com

Voltar para “Onde comer no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio