Os serviços de entrega nos Estados Unidos são muito eficientes. Tanto os correios (USPS) como os serviços de courrier (UPS e FEDEX) costumam cumprir com os prazos prometidos e não é incomum entregarem antes da data final.
No entanto, seja por questões logísticas ou climáticas, algumas vezes as encomendas atrasam. Pode ser um dia ou pouco mais do que isso. Daí surge a dúvida: e se chegou a hora de você voltar para o Brasil e seu pacote ainda não chegou?
O primeiro passo é entrar em contato com o serviço de atendimento da loja e informar o ocorrido. Se a compra foi na Amazon isso pode ser feito por e-mail, que será respondido em no máximo 12 horas. Abaixo um exemplo do que pode ser escrito:
Na Amazon, normalmente, no primeiro momento, eles vão te pedir para aguardar mais alguns dias pelo seu pedido. Se isso ocorrer responda que já está voltando para o Brasil e solicite o reembolso do que pagou. Informe, ainda, que irá providenciar a devolução dos produtos para a Amazon.Hello,
My orders were scheduled to be delivered on Moday, but only arived on Tuesday.
However, I leave the hotel Monday night, before the packages arrived. I asked to hotel refuse the packages and return them to Amazon.
So, I request to Amazon received the products back, cancel my purchase and return my money for me.
Diante disso, é praticamente certo que o pedido de reembolso será solicitado e em 2 ou 3 dias o crédito já estará no seu cartão de crédito. Dessa forma fica tranquilo para você comprar em lojas físicas aqueles produtos que estava aguardando.
Já no hotel, no momento do seu check-out, diga que tem uma encomenda chegando em seu nome nos próximos dias e solicite que eles recusem o recebimento e devolvam para o remetente.
Pegue também o e-mail e telefone da pessoa responsável pelas encomendas, porque é muito provável que seus produtos acabem sendo entregues no hotel, já que não existe conferência no momento do recebimento. Se isso acontecer, e é provável que ocorra, mande um e-mail, ou ligue via Skype, explicando os fatos e requerendo que as encomendas sejam devolvidas. Nesse momento é importante indicar o número de rastreio (tracking number) para facilitar a localização.
A seguir um exemplo de e-mail que pode ser encaminhado para o hotel:
Depois disso basta acompanhar no rastreio pela Internet para ter certeza de que os produtos realmente foram enviados ao remetente.Good morning,
On Monday, when I checked out, I informed the front desk that an order from amazon was late, and therefore requested that they be refused and returned to the Amazon, as I was leaving the hotel.
However, by mistake the packets have been received by the hotel, as stated in the progress of the USPS. So when possible, please return to Amazon the package tracking number xxxxxxx.
Any questions, I am available.
Kind regards.
Apesar de lojas como a Amazon processarem o reembolso de imediato, é importante garantirmos a devolução das encomendas. Da mesma forma como eles agem corretamente conosco devemos retribuir com o mesmo tratamento.
Boa viagem!
Texto: Hugo Medeiros.
E você, já teve problemas para receber encomendas? Como agiu? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!