Dodge Journey

Conheça os carros que já alugamos.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Dez 02, 2012 11:19 am
Dodge Journey

Imagem

O Dodge Journey foi o carro que recebemos da Hertz no Aeroporto de Los Angeles. Eu havia reservado um full size, mas recebi upgrade devido ao status Hertz #1 Club Gold. Geralmente eu teria recusado a mudança e ficado com o full size, pois não curto muito SUVs, mas desta vez estava com minha mulher e filho. Além disso, ela curte esse tipo de carro, então resolvi fazer um agrado.

Tratava-se de um veículo ano 2012 com cerca de 8.900 milhas rodadas. O único dano visível eram alguns arranhões na entrada do porta-malas causados pelo ato de colocar e retirar as bagagem. O modelo recebido era flex.

Por incrível que pareça, uma das grandes vantagens de um carro desses não se fez sentir. Tive dificuldades para colocar na porta malas 2 malas grandes e um carrinho de bebe.

Uma das principais razões para eu torcer o nariz para os SUVs é a sensação de falta de estabilidade em curvas apertadas. Tenho dirigido carros esportivos nos últimos anos e a sensação é muito diferente. Quem não está acostumado, vai estranhar. Como estava com família e dirigi moderadamente, foi tranquilo.

O motor de 6 cilindros oferece um desempenho aceitável. Claro que a proposta da Dodge não foi criar nenhum bólido, então pode ser considerado dentro das expectativas. Seu tanque é bastante grande, em torno de 18 galões e o consumo é satisfatório, dado o peso do carro e o tamanho de seu motor. Isso da uma autonomia fantástica. Fui de Los Angeles a San Francisco com menos de um tanque.

Considero um SUV simples, sem nenhum luxo em especial. Acabamento até meio espartano. Apenas os equipamentos básicos de um carro americano: ar-condicionado, vidros elétricos, espelhos elétricos, travas, câmbio automático sequencial (mas sem trocas no volante), rádio Sirius XM via satélite, computador de bordo e muito mais. A única coisa que realmente faz falta, dado o tamanho do veiculo, é o sensor de estacionamento.

Tivemos um incidente na CA-1: chovia muito no momento e deslizaram pedras de uma encosta. Não consegui desviar a tempo e passei por cima com a roda traseira direita, que empenou e esvaziou na hora. Fui trocar e após retirar tudo da porta malas descobri que o pneu ficava na parte externa. Achei isso um defeito.

Troca efetuada, segui viagem. Como era uma sexta-feira a tarde, só foi possível reparar a roda na segunda pela manhã.

Veja algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

No total foram 2.500 milhas rodadas em 17 dias. A posição de dirigir também achei desconfortável. O banco é alto e os joelhos ficam dobrados demais. Não fosse o uso intensivo do cruise control seria pior.

Minhas conclusões:

Alugue se: Gostar de posição alta para dirigir, preferir economia a desempenho, estiver no máximo em duas pessoas com bagagem.
Não alugue se: Espera desempenho esportivo, quiser um carro luxuoso, precisar de muito espaço para bagagem em família.

Dirija com segurança e boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

riazevedo Mensagens: 8
Seg Dez 03, 2012 10:09 pm
Vou tomar a liberdade de complementar a análise do Journey com alguns comentários, pois estive em Orlando no meio do ano e aluguei um desses com a Alamo.

- É um crossover de 7 lugares, sendo que os dois bancos de trás são "reversíveis". Logicamente que, se você opta por utilizar os 7 lugares, o espaço para bagagem acaba sendo mínimo, então não tem nem como cogitar usá-lo para 7 pessoas + malas, mas vamos supor que você tenha 2 carros alugados, eventualmente poderia optar por deixar um no hotel e usar o Journey para fazer os deslocamentos / passeios (sem malas grandes, só com mochilas, por exemplo).

- Tamanho: para os padrões brasileiros, é um carro grande, mas para os padrões americanos, acaba sendo um "SUV" relativamente pequeno. A Dodge chama ele, no site, de Crossover, ou seja, mais uma mistura de classes (utilitário esportivo + minivan) do que um SUV propriamente dito.

- Porta malas: Para minha viagem, com 2 adultos e 2 crianças, com malas, foi um carro no tamanho ideal. No porta malas, couberam 3 malas (grande e médias), uma caixa de uma bateria eletrônica, bem grande (85 cm x 56 x x 33 cm, bem maior do que o de uma mala grande), mochilas, bolsas, etc, sem muita dificuldade.

- Com relação à hora de estacionar, não tive dificuldade em Orlando, principalmente por conta do tamanho das vagas de estacionamento, que são em geral muito grandes. Sinceramente, não senti falta do sensor de estacionamento (que aqui em SP não fico sem...)

- Desempenho: apesar do carro ser grande e pesado (de novo, para os nossos padrões), o desempenho é bom, com um consumo honesto. Não sei qual o motor da versão que o Fábio testou, mas o que eu peguei era um 3.6 v6, que vi no site da Dodge que tem 283 HPs, quase 290 cv.

Claro que a comparação de um SUV com um esportivo é até injusta, principalmente em termos de desempenho e estabilidade. Mas dada a proposta geral do carro, de ser um "Crossover", o que eu chamaria de um "SUV" mais versátil, achei um excelente custo x benefício na locação.

Abs,

Ricardo

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Dez 03, 2012 11:04 pm
riazevedo , será que alugamos o mesmo carro :lol: ? Pela foto do porta malas já dá para ter uma idéia da dificuldade de enfiar 2 malas grandes + carrinho de bebê .
Quando eu me refiro a mala grande , falo de mala grande para o padrão americano , não brasileiro , pois prefiro viajar com poucas malas grandes a muita médias .
Minha preocupação com sensor de estacionamento diz respeito também à industria que existe nos USA de te mandarem acionar o seguro ao levemente se encostar no carro de alguém . Nunca passei por isso porque fui alertado , mas meu irmão já . Não é uma boa idéia sequer encostar no carro de um americano ao se estacionar, mesmo que não se produza danos .
Sem contar que hoje em dia , até C3 vem com ele .
Meu comentário quanto ao seu desempenho nem é tanta culpa do motor , que era o V6 , mas do câmbio . Achei suas respostas um tanto lerdas se comparados a outros carros americanos que já aluguei , isso para comparar apenas com carros de Detroit . Malibus e Impalas , por exemplo . O câmbio da Chevrolet tem uma resposta perceptívelmente mais rápida . Isso fica ainda mais latente quando se está usando o cruise control.
Mas , repito , no quesito economia ela até me surpreendeu . Não esperava que um trambolho daquele rendesse o que rendeu .

Avatar do usuário
Blazak Mensagens: 790
Ter Dez 04, 2012 9:43 am
Fabio, sempre vejo você falando que viaja somente com uma mala "gigante".

Eu tenho muita curiosidade para saber as dimensões dessa mala, você conseguiria, se for possível, medi-la e postar para todos nós termos uma noção do tamanho?

Agradeço se puder e desculpa pelo off-topic.

"Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados."
Miguel de Cervantes
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Dez 04, 2012 9:49 am
Oi Blazak .

Sim ,existe no Ross uma mala da marca Atlantic , custando US$ 59 ou 69 , nao me lembro bem , que é a que chamo de "gigante" . É enorme , porém sem muita qualidade . Considere descartável .
Eu vou medir , tirar uma foto e posto. Mas olhe bem porque essa linha de malas tem em vários tamanhos . A maior é essa que me refiro .
Mas essas que estão no porta malas da Journey são apenas tamanho grande . Grande americano , mas apenas grande .





Booking.com

Voltar para “Carros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio