Dicas de segurança em Buenos Aires

Troca de informações sobre Buenos Aires.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Set 22, 2015 2:08 pm
Dicas de segurança em Buenos Aires

Imagem

Buenos Aires é uma das cidades mais bonitas e charmosas da América Latina, repleta de atrações para todos os gostos e com um forte lado gastronômico e cultural. Mas o destino também sofre com problemas relacionados à violência, que algumas vezes afetam também os turistas. Como em toda grande cidade localizada em países menos desenvolvidos, é preciso tomar cuidado redobrado para não ser vítima de algum tipo de golpe ou roubo. Com a devida cautela, é possível aproveitar ao máximo tudo de bom que a cidade tem a oferecer.

O "lado bom" é que em Buenos Aires, ao contrário do que ocorre em algumas cidades brasileiras, os turistas dificilmente são vítimas de algum tipo de violência física. Os crimes mais comuns são furtos de itens valiosos ou de dinheiro (os famosos batedores de carteira). Um dos golpes mais comuns atualmente é o da tinta guache, que pode ser lido aqui.

Entre os cuidados que devemos ter durante uma viagem a Buenos Aires, podemos destacar:

- Não andar pelas ruas com joias e objetos de valor à vista.
- Pegando gancho na recomendação acima, evitar andar com máquina fotográfica pendurada no pescoço; caso saia para jantar, evite andar pela rua com colares, pulseiras e anéis valiosos - deixe para colocá-los quando chegar ao restaurante.
- Evitar tirar grandes quantias de dinheiro do bolso e contar as notas em público.
- Não dar atenção para estranhos que te abordarem na rua, mesmo que seja para oferecer um serviço ou para alertar sobre algo (é neste momento de distração que costumam agir os batedores de carteira).
- Evitar andar pelas ruas do Centro à noite. A mesma recomendação vale para ruas desertas e mal iluminadas. Em bairros como La Boca, atenção redobrada a qualquer hora do dia.
- Não expor a chave do hotel nem dizer para estranhos onde você está hospedado.
- Evitar trocar dinheiro com cambistas que trabalham nas ruas do Centro e muitas vezes utilizam notas falsas.
- Tomar cuidado nas estações de metrô e ao utilizar transporte público.
- Evite pagar as corridas de táxi com notas de alto valor. Tenha sempre dinheiro trocado à mão.
- Pegar táxi com taxímetro e cuja companhia à qual pertencem esteja identificada na porta lateral do veículo.
- Por outro lado, não dá para confiar cegamente nos táxis que os hotéis chamam. Muitas vezes eles possuem acordos escusos, e você acaba sendo cobrado a mais de alguma maneira, seja por alguma "taxa mínima" que o taxista inventa ao final do corrida, ou por ele ter transportado alguma bagagem e querer cobrar a mais por isso. O ideal é pegar táxis na rua que estejam com a identificação da companhia na porta lateral.

Seguindo as dicas acima, as chances de ser vítima de algum tipo de roubo ou golpe na capital portenha diminuem consideravelmente. Na maioria dos hotéis da cidade, há dicas de segurança anotadas no quarto, entre elas, evitar andar com objetos de valor e guardá-los no cofre. Buenos Aires possui problemas comuns às metrópoles latino-americanas, mas está longe de ser considerado um local muito perigoso para turistas. Assaltos a mão armada, por exemplo, são raridade.

Não se esqueça que não é por estar viajando que devemos relaxar quando o assunto é segurança. Nós já estivemos em Buenos Aires várias vezes, sempre tomamos as devidas precauções e nunca sofremos nada. Claro que todos estão sujeitos a algum tipo de violência, mas não custa nada prevenir e ficar sempre atento.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

O Falando de Viagem viajou para Buenos Aires com o apoio do Smiles, GTA – Global Travel Assistance, Alvear Art Hotel, Sofitel Buenos Aires e Algodon Mansion.

E você, já esteve em Buenos Aires? Sofreu algum tipo de violência ou golpe? Tem alguma dica para dar? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 22, 2015 2:59 pm
Excelentes dicas!
Segurança acima de tudo! Temos que estar atentos o tempo todo e já conhecendo os golpes comuns fica mais fácil!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Set 23, 2015 8:39 am
Não dá para facilitar, senão pode acabar tendo problema durante a viagem.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Set 23, 2015 9:00 am
Excelente dicas, para Buenos Aires e para o mundo. Temos sempre que estar atentos.

arthursc Mensagens: 4
Qua Mai 11, 2016 5:11 pm
Acabei de chegar no hotel em recoleta. Saindo do aeroparque e pegando taxi na frente do aeroporto seguindo as dicas me cobraram 450 pesos sendo que a empresa no desembarque orçou em 260 pesos.
Minha dica é pegar sempre da empresa e se a conta do taxi até o hotel ficar muito absurda peça para o atendente do hotel conversar com o picareta.
Vc vem pra outro país e já recebe essa rasteira, aí fica complicado passar outros 8 dias pensando que vai cair novamente em algum golpe. Coisa de país atrasado assim como o nosso.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Mai 11, 2016 5:30 pm
A melhor coisa é pré-agendar um serviço de transfer tanto para a ida como para a volta, como o da Brasil Transfer: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=277&t=12020

Na rua não tem jeito, tem que pegar táxi mesmo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mai 11, 2016 5:39 pm
O Uber continua proibido em Buenos Aires?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 11, 2016 5:42 pm
Seguiu as dicas erradas. A gente nunca orientou aqui para sair do aeroporto e pegar táxi.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Mai 11, 2016 5:53 pm
Muito pelo contrário. Tanto que no fórum de Buenos Aires há uma matéria indicando uma empresa confiável de transfer. E ninguém aqui falou para não confiar nas empresas que ficam dentro do aeroporto também. A recomendação sempre foi: NA RUA, durante a viagem, dar preferência aos táxis com nome da companhia e numeração nas laterais, assim os riscos de cair em um golpe DIMINUEM.

Baran,

O Uber acabou de chegar em Buenos Aires, coisa de 2 semanas atrás, e tá enfrentando forte resistência inclusive do governo. O Macri já declarou que o serviço é ilegal em toda a Argentina, e a prefeitura de Buenos Aires disse que vai baixar norma proibindo o serviço na cidade. Parece que já tem até uma decisão judicial proibindo, mas parece que continuam operando na ilegalidade.





Booking.com

Voltar para “Buenos Aires”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio