Segurança em Buenos Aires

Troca de informações sobre Buenos Aires.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Sáb Fev 12, 2011 7:25 pm
Imagem

Quando falamos sobre Buenos Aires um dos principais fatores citados é a segurança. Fala-se muito que é uma cidade perigosa, onde os turistas estão sujeitos a roubos e assaltos constantemente. Mas será que é assim mesmo? Vamos dar a nossa opinião.

Estivemos em Buenos Aires em janeiro de 2011, na alta temporada. A cidade estava lotada, principalmente de brasileiros. Optamos por nos hospedar na Recoleta (podemos compará-la ao bairro do Leblon no Rio de Janeiro). Muitas pessoas acabam hospedando-se no Centro, pois o preço é menor. Em compensação à noite não há nada para se fazer por perto, além de ser uma região deserta. E regiões desertas são sempre perigosas, em qualquer cidade.

Visitando o Rio de Janeiro você se hospedaria no Centro? Visitando São Paulo você se hospedaria no Centro? Com Buenos Aires é mais ou menos a mesma coisa. O Centro é ótimo, mas para ser visitado durante o dia.

A escolha do bairro é fundamental. Às vezes uma pequena economia não torna-se válida. Procure hotéis na Recoleta, Puerto Madero ou na região de Palermo.

Em nosso primeiro dia, quando estávamos almoçando na praça de alimentação do Patio Bullrich, o segurança do shopping veio até nos e orientou que as bolsas não fossem colocadas atrás das cadeiras. Não havia ninguém suspeito por perto, mas a observação dele foi válida.

Em outro dia, em um rápido lanche no Burger King, o segurança disse para colocarmos as bolsas na parte de dentro da mesa, junto a parede, e não na parte de fora. Novamente não havia nada suspeito, foi só precaução.

Em todos os dias que estivemos lá andamos com a máquina nas mãos ou pendurada no pescoço. Nunca notamos nenhuma atitude e/ou pessoa suspeita nos rondando.

Na Calle Florida é preciso um pouco mais de cuidado, pois como o lugar é lotado de turistas, vimos algumas pessoas estranhas e crianças pedindo dinheiro. Os homens devem tomar cuidado com a carteira no bolso de trás e as mulheres devem andar com a bolsa sempre fechada. Evite falar ao celular na rua. São precauções normais, que deve-se ter em diversas grandes cidades do mundo.

Na imensa maioria das lojas há seguranças. E eles ficam de olho em todos que entram, inclusive seguindo. Isso aconteceu conosco em diversas ocasiões. É muito estranho e incômodo, mas deve haver muito roubos assim por lá, então vá preparado para enfrentar estes constrangimentos. Em algumas lojas não é permitido entrar com bolsas e sacolas. Você deverá deixá-las em um armário na entrada da loja.

Nos táxis é sempre recomendável usar notas pequenas e prestar atenção no caminho, para evitar voltas desnecessárias. Prefira os rádio-táxis. Clique aqui para ler nossas recomendações sobre o assunto.

Buenos Aires é uma cidade perigosa? Tanto quanto qualquer outra grande cidade. É preciso sempre tomar cuidado e estar atento. Normalmente os roubos e assaltos acontecem com pessoas distraídas.

É possível aproveitar a cidade tanto de dia, quanto de noite. Evite andar pelas ruas a noite, principalmente se estiver sozinho. Prefira sempre andar de táxi, que é muito barato.

Está viajando sozinho? Não será difícil encontrar brasileiros pela cidade e/ou no seu hotel. Junte-se a eles.

Planeje sua viagem para Buenos Aires

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem e aproveite os encantos da cidade!

E você, achou Buenos Aires uma cidade perigosa? Sofreu algum roubo/assalto? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

ticibarral Mensagens: 1
Sáb Fev 12, 2011 11:45 pm
Estive em Buenos Aires em junho passado. Nos hospedamos em Palermo, andamos toda a cidade e nos sentimos muito seguros. Andamos em Palermo de madrugada, às 3h da manhã e ficamos tranquilos.
Concordo com o texto, Buenos Aires é uma cidade tão perigosa quanto qualquer outra cidade grande.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Fev 12, 2011 11:50 pm
Seja bem-vinda ao Falando de Viagem, ticibarral!

Obrigado pelo feedback! :)

jvinicius Mensagens: 507
Seg Fev 14, 2011 9:01 pm
Bom, eu partilho que em todo o lugar você deve ter alguns cuidados básicos, em especial com quem está perto de você, o que vai mostrar, evitar sair com coisas de valor, como joiás, grandes quantidades em dinheiro, etc.

Já sofri dois assaltos, um em São Paulo e outro no Rio (e mais algumas tentativas em São Paulo), onde não foi no centro, exceto no Rio. Apesar disso, todos foram durante o dia.

Toda cidade tem seus bairros "zuados", assim como em Bogotá não é bom andar pela zona sul e centro a noite. Quanto a Buenos Aires, já andei a noite pelo centro e não tive dores de cabeça... Isso faz dois anos, claro, os tempos eram outros.

Daqui três semanas estarei por lá, vamos ver como as coisas estarão.

¡hasta luego!

samjfs Mensagens: 2
Qua Abr 27, 2011 10:47 pm
Fui para Buenos Aires em março, fiquei cinco dias e tentaram nos roubar na rua Florida.Segundo os comerciantes, existem várias quadrilhas formadas principalmente por imigrantes(peruanos, paraguaios e outros)que comunicam-se por rádios e seguem os turistas desatentos esperando o momento para roubar. Não exponha máquinas fotográficas e muito cuidado com as sacolas, principalmente se comprar jaquetas de couro e sapatos, itens mais visados pelos meliantes. Quando comprar esses itens, leve-os urgente ao hotel e vá de táxi. O correto é comportar-se como se estivesse em uma capital como São Paulo(rua vinte e cinco de março etc…). Nada de muitos sorrisos e atenção redobrada com mochilas, bolsas, malas e qualquer item de valor.Observe como os argentinos se comportam na rua Florida.Carregue junto ao corpo seus pertences, e dinheiro coloque em bolsas(estilo porchete)embaixo da camisa. Não saque dinheiro em local ermo, prefira sacar em bancos de avenidas movimentadas e até as 18 hs porque depois as chances de ser assaltado aumentam muito pois o efetivo da polícia local diminui muito. Quanto aos taxistas, realmente existem muitos desonestos. São 44.000 taxistas em Buenos Aires, se fizer amizade com algum que atender bem, peça seu telefone e solicite para suas outras viagens dentro ou fora de B.A. Quando chegar ao aeroporto, procure uma empresa de remis. São condutores autônomos que você já paga a corrida para a empresa no aeroporto, fato que diminui as chances de receber notas falsas.Troque suas notas comprando em bons estabelecimentos, como cafés(HAVANNA), supermercados, farmácias etc…..E há muito tempo que a rua Florida deixou de ser um local de boas compras. Os brasileiros descobriram as compras em B.A. e encareceu tudo. Faça compras onde os argentinos compram; nos outlets da av Córdoba e no bairro conhecido como El Once que é equivalente ao Brás em São Paulo.E com algum cuidado, é possível ter uma ótima estada em Buenos Aires.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 27, 2011 10:57 pm
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, samjfs!

A Calle Florida é um dos locais mais perigosos. Como os brasileiros vão muito para lá viram alvos fáceis. É preciso tomar cuidado e não dar bobeira.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qui Abr 28, 2011 9:54 am
Fala Gabriel, tudo bem?

Eu não acho que BsAs seja perigosa, mas é como você falou, se ficar dando bobeira você dança mesmo...

O problema na minha opinião é que os golpes não ocorrem exclusivamente a noite e em lugar deserto, mas ocorre à luz do dia. O mais comum é a venda de moedas falsificadas, prometendo uma taxa de câmbio excelente...

Mas o caso mais engraçado e meio apavorante para mim, foi uma vez que estava andando na Calle Florida, estava com 16 anos, falava quase nada de espanhol, e de repente um fulano veio falar comigo e não parava mais. Então ele foi falando, e sem eu perceber, me encaminhando para um local. Imaginei que fosse uma loja, qualquer coisa assim, mas não, era uma casa da luz vermelha (pra ser bem light)...

Me colocaram em uma mesa, veio uma mulher de vida fácil, e colocaram dois drinks, isso tudo em menos de 10 segundos. Na hora eu me apavorei e disse: eu não tenho dinheiro para pagar isso aqui. Então veio um segurança e me mandou abrir a carteira. Comprovado que eu não estava mentindo, fui liberado...

Abraços,

EricArthurBlair Mensagens: 169
Qui Abr 28, 2011 10:58 am
Golpes comuns em Buenos Aires:

- Taxista receber nota de grande valor, você se distrair, ele rapidamente trocar a nota, ficar segurando uma nota de menor valor e dizer que você deu aquela nota para ele - atenção ao pagá-los;

- Taxistas darem troco com notas falsas - tenha sempre dinheiro trocado e confira seu troco;

- Próximo a pontos turísticos (comigo aconteceu em frente ao Museu Nacional de Belas Artes), grupo de pessoas se aproxima dizendo que você está sujo, oferecendo-se gentilmente para limpá-lo. Enquanto o limpa, tenta retirar bens dos seus bolsos. Caso não tenham sucesso, a sujeira que eles estavam se oferecendo para limpar é de tinta guache, que foi jogada por eles mesmos. Isso o marca para, em um próximo lugar, outros membros da 'gangue' saberem que você tem bens (dinheiro, máquina fotográfica...). É impressionante a habilidade deles para o distrairem e irem te sujando cada vez mais enquanto oferecem ajuda. Na ocasião, eles demonstraram especial interesse no meu pai e ele foi o mais marcado, pois estava com uma jaqueta particularmente cara e com máquina pendurada no pescoço.


Só passei pelo último dos três golpes e, felizmente, foi totalmente sem consequências, a não ser a conta da lavanderia, mas tenho relatos de várias pessoas que já passaram pelos três. Este último era 'moda' meados do ano passado, como pude constatar ao conversar com o pessoal do hotel que estava hospedado. Por mais que os portenhos sejam gentis, desconfie se você estiver se sujando em lugar que supostamente não estaria sujo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qui Abr 28, 2011 11:01 am
hahahahahahahaha, Bruno! Parece coisa de cinema isso!

Tarciano Mensagens: 46
Qui Abr 28, 2011 11:03 am
Deve realmente ficar muito atento a região da Calle Florida. Em Julho/2010, tive minha mochila aberta (que estava nas costas - esse foi um erro) por um casal, mas não levaram nada. Percebi que a mulher estava muito próximo e virei de repente. Quando olhei a mochila estava aberta, mas não levaram nada. Aliás não tinha nada de valor. Apenas uns Alfajor e alguns papéis e guias. kkk. Se levasse os Alfajor iria ficar "Pirado". kkkk.

Outra situação foi no táxi indo para o Aeroparque com destino a Ushuaia. Eram 05:30h e pegamos o táxi próximo da Calle Florida. Como sabia da questão de ter notas trocadas no momento do pagamento, já estava esperto. O valor da corrida deu 28 pesos (normal), sendo que ele fez com que minha esposa saisse do táxi para pegar um carrinho para colocar as malas e poder me distrair. Ao entregar o valor exato de 28 pesos, ele trocou na minha "cara" duas cédulas de 10 pesos (dele) e me devolveu dizendo que era falsa. Na hora falei firme com ele: "Você trocou". Aí ele começou a ficar nervoso também, sair do carro e não peguei a notas falsas. Detalhe, ele parou o táxi em um local um pouco afastado de onde os demais estavam parando e um pouco escuro.

Fica a dica para o pessoal. Como o demais falaram, nunca é demais ficar esperto em grandes cidades. E jamais ficar em hotéis na Calle Florida.

Abraços.





Booking.com

Voltar para “Buenos Aires”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio