Parrillada não é churrasco

Troca de informações sobre alimentação em Buenos Aires.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 10, 2015 11:54 am
Parrillada não é churrasco

Pode-se dizer, sem exagero, que as carnes estão entre as atrações turísticas da Argentina e do Uruguai. A maciez e o sabor da carne das raças britânicas, perfeitamente adaptadas ao clima desses países, faz com que seus cortes estejam entre os melhores do mundo.

Porém, já ouvi de alguns amigos que visitaram a Argentina, pediram uma parrillada em um restaurante e ficaram decepcionados.

O motivo é fácil de entender: parrillada não é sinônimo de churrasco! Pelo menos não da forma como nós brasileiros conhecemos o churrasco.

Para entender a forma argentina/uruguaia de fazer churrasco, primeiro vamos entender como se assa a carne nesses países. Comecemos pela parrilla.

Parrilla

É como os argentinos e uruguaios chamam a churrasqueira. Diferente da forma brasileira de preparar a carne, na parrilla a peça de carne não é atravessada por um espeto, mas sim colocada sobre um gradil de metal. Em vez de carvão, o fogo é alimentado por lenha e brasas.

O gradil que suporta as peças de carne é inclinado, de forma que a gordura liberada pelo cozimento das carnes escorre por canaletas, sem pingar no fogo.

Exemplo de uma parrilla uruguaia:

Imagem
Fonte: Wikimedia Commons

Parrillada

É como os argentinos e uruguaios chamam o churrasco de miúdos (achuras) feito na parrilla.

Os miúdos mais comumente servidos em uma parrillada são:

- Chinchulines (tripa)
- Mollejas (glândula timo)
- Hígado (fígado)
- Riñones (rins)
- Ubre (úber)

Não é difícil entender o motivo da decepção: o brasileiro entre no restaurante, todo empolgado para saborear todos os cortes possíveis daquela carne saborosa, pede uma parrillada e o garçom traz várias travessas cheias de miúdos. Mesmo entre as pessoas que apreciam carne, não são todos que gostam de miúdos.

Quer um churrasco com cortes mais “básicos”? Peça um asado.

E você, já pediu uma parrillada? Gostou ou não gostou? Conte para nós sua experiência!

Boa viagem e bom apetite!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Ago 10, 2015 1:07 pm
Boa dica, muita gente se confunde mesmo

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 10, 2015 1:17 pm
A única dessas achuras que topei provar foram as mollejas. No Uruguai costuma-se comer com uns pingos de suco de limão.

Até que achei gostoso, mas nunca mais comi, nem quando tive oportunidade.

AndBrag Mensagens: 281
Seg Ago 10, 2015 4:09 pm
Realmente, engano comum. Já pedi algumas vezes, e sempre sobra rim, tripa e úberes.

Avatar do usuário
Pairulito Mensagens: 231
Seg Ago 10, 2015 4:12 pm
Fui uma vez em um restaurante em La Paz e comi uns miúdos desses, experimentei a tripa e o úber. A tripa não curti muito, de sabor até estava legal, mas tem comer quente porque se esfriar é pior que costela com o lance da gordura. Já o úber gostei bastante.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Ter Out 06, 2015 11:05 am
Muito bom saber !!! Eu iria cometer esse erro na minha próxima ida lá.

Avatar do usuário
RicVix Mensagens: 4524
Ter Out 06, 2015 1:29 pm
Comi uma em Bariloche. Maravilhosa.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Out 07, 2015 9:20 pm
Bom saber, baran.
Estive no Parque Nacional Iguazu, na Argentina, e no restaurante que fui tinha uma parrilla dessa :)

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 07, 2015 9:23 pm
Para quem gosta de miúdos, deve ser delicioso.

Não é o meu caso.





Booking.com

Voltar para “Alimentação em Buenos Aires”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio