Tacacá | Uma iguaria do Norte do Brasil | Manaus

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Jul 25, 2016 2:27 pm
Uma das melhores formas de conhecermos um lugar é, sem dúvida, através de sua culinária. A combinação própria de temperos, o uso de ingredientes típicos, o modo e o tempo de preparo dos pratos, e a forma como família e convidados se organizam em torno das refeições, são características que traduzem muito dessa autêntica expressão popular.

Em nossa passagem por Manaus, saboreamos vários pratos, elaborados a partir de ingredientes exóticos para a maioria dos brasileiros, mas que fazem parte do dia a dia de caboclos e ribeirinhos, e cada vez mais conquistam espaço nas sofisticadas cozinhas do país afora.

Vamos compartilhar com vocês algumas dessas experiências e convidá-los a conhecer um pouquinho mais dos hábitos gastronômicos dessa região tão rica que é o Norte do Brasil.

O que logo atraiu nossos olhares curiosos foi o tacacá. De aparência inusitada, a apresentação é feita em cuias simples ou decoradas com cenas amazônicas, apoiadas em cestinhas de palha. Estas cestinhas têm dupla função: protegem as mãos do calor, já que o caldo é servido bem quente, e apoiam com segurança a cuia na mesa. O prato tem origem indígena e é preparado com tucupi, folhas de jambu, goma e camarão.

Imagem

O tucupi é um sumo extraído da mandioca brava e passa por um longo processo de cozimento, de 3 a 5 dias, para total eliminação do ácido cianídrico (a mandioca brava é diferente da mandioca de mesa ou de consumo, conhecida em outras regiões como aipim ou macaxeira).

Encontrado em feiras livres, o líquido tem cor amarela, sabor azedo e aroma inconfundível. Muito utilizado como base para molho de pimentas, substituindo o vinagre ou azeite, também compõe vários outros preparos regionais, como o famoso pato no tucupi, e combina especialmente com carnes de caça e aves.

Já o jambu é uma hortaliça cujas folhas, quando mastigadas, dão uma sensação de discreto formigamento e dormência nos lábios e na língua. Antes de serem adicionadas ao tacacá, as folhas são cozidas até ficarem macias.

A goma de mandioca, por sua vez, é a mesma usada para o preparo da tapioca. Entretanto, para o tacacá, a massa é cozida com água, formando uma espécie de mingau viscoso e transparente. Além de ser o carboidrato da composição, a goma serve para equilibrar a acidez do tucupi, mas tem sabor neutro, quase insípido.

Nas barracas das tacacazeiras, como são chamadas as tradicionais vendedoras do caldo, é comum ouvirmos pedidos “com pouca goma” ou “sem goma”, revelando que sua utilização é opcional e depende do gosto do freguês. Nós pedimos pouca goma, apenas para provar, mas a textura é bem inusitada.

Imagem

Por último, o camarão, que dispensaria apresentações, não fosse o fato de ser servido salgado e seco.

Dependendo do local onde se toma o tacacá (sim, o tacacá não é comido nem bebido, mas tomado!), o camarão pode variar de tamanho e de sabor, porém os mais utilizados são o toya e o rosa. Particularmente, recomendamos o camarão rosa, pois seu gosto é mais familiar e nos remeteu ao do camarão servido no acarajé baiano.

A iguaria é encontrada em todos os estados da região Norte e pode apresentar algumas variações. No Pará, por exemplo, tem sua versão adocicada. Ele costuma ser vendido em bancas tradicionais espalhadas pela cidade ou em restaurantes especializados em culinária amazônica, sempre ao cair da tarde.

O preço da cuia média de tacacá gira em torno de R$ 20,00, mas varia de acordo com o lugar escolhido. É comum ser dividida entre duas pessoas, já que raramente é o prato principal da refeição.

Em Manaus, os pontos mais tradicionais de sua venda ficam em frente ao Teatro Amazonas, no calçadão da Ponta Negra (praia de rio), nas barraquinhas do Parque CSU e nos restaurantes especializados em culinária regional.

Bom apetite!

Texto: Danielle Meneses.

E você, já experimentou o Tacacá? O que achou? Recomenda? Conhece algum lugar em sua cidade onde essa iguaria pode ser encontrada? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Jul 25, 2016 5:43 pm
Tenho curiosidade de experimentar...
Já vi duas vezes no Globo Rural... os olhos do Ivaci Matias (que não está mais no programa) e do Nelson Araújo, eram só felicidade quando comiam o tacacá...
Deve ser muito "bão" mesmo...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 25, 2016 5:56 pm
Tambem nunca provei mas morro de curiosidade de experimentar.

betogilberto Mensagens: 148
Seg Jul 25, 2016 6:23 pm
Chega me deu água na boca lendo essa reportagem, tacacá é muito bom.
Eu sou suspeito pois sou nortista e amo essa culinária!!
Aqui em Brasília eu mato a vontade na feira do Guará, mas não é a mesma coisa como o de Belém ou Manaus.

DaniMeneses Mensagens: 69
Seg Jul 25, 2016 6:38 pm
Fabio, Gabriel e Zardox, uma dica é procurar nas cidades de vocês algum lugar que venda comidas da Região Norte. Tem crescido a demanda, principalmente porque alguns temperos e ingredientes dessa região estão sendo "redescobertos" por chefs renomados.
Vale a pena experimentar, mas recomendo que seja em algum lugar com tradição, porque o sabor varia muito, e eu que gosto, já tomei alguns muito ruins, mesmo aqui na Região Norte.

BetoGilgerto, em Brasília, a Feira do Guará, a Feira da Torre, e também um restaurante na 112 Norte servem o tacacá. Desses três, o melhor é o do restaurante da 112 Norte, na minha opinião.

betogilberto Mensagens: 148
Seg Jul 25, 2016 6:41 pm
DaniMeneses
Esse da asa norte eu não conheço, o da feira da torre já foi bom, hoje não vale a pena.

DaniMeneses Mensagens: 69
Seg Jul 25, 2016 6:42 pm
E Zardox, o tacacá é tomado e não comido... rsrsrs

DaniMeneses Mensagens: 69
Seg Jul 25, 2016 6:47 pm
betogilberto, eu achei o melhor tacacá de Brasília, pelo que me lembro.
Não sei como estão o sabor e o preço agora, mas quando fui, a cuia custava R$ 37,00, se não me engano. :o

ErikaSMM Mensagens: 2
Ter Jul 26, 2016 7:46 am
Tacacá é algo inigualável, provem. Ou você ama ou odeia. Sabor único, amo! :D





Booking.com

Voltar para “Região Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio