Vacinas e recomendações para viagens à Amazônia

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qui Set 22, 2016 11:29 am
Imagem

A região amazônica abriga a maior biodiversidade do mundo, atraindo muitos viajantes a explorarem a beleza de seus rios, florestas e de sua rica fauna. Entretanto, toda essa grandiosidade pode esconder temidas doenças tropicais como malária, febre amarela, febre tifoide e hepatite A.

Para lhe ajudar a tomar as precauções necessárias antes de se aventurar nessa belíssima região e evitar que alguma dessas doenças lhe traga mais cedo de volta para casa, o Falando de Viagem separou para você as principais informações a respeito de imunizações e medidas preventivas a serem adotadas.

Febre amarela: esta doença é transmitida pelo Aedes aegypti, assim como a dengue. Existe vacina, com validade vitalícia, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem, para a completa imunização do organismo. É fornecida pela rede pública de saúde e exigida por vários países situados em áreas endêmicas, como esclarecido aqui. Vale lembrar que Goiás e Distrito Federal tiveram recentes notificações dessa doença, reforçando ainda mais a necessidade de atualização da vacina.

Febre tifoide: é transmitida através de água e alimentos contaminados ou por meio do contato direto com excreções da pessoa infectada com a bactéria Salmonella entérica sorotipo Typhi.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina contra febre tifoide não possui um alto poder imunogênico e a proteção é de curta duração, sendo indicada apenas para pessoas sujeitas a exposições excepcionais, como viajantes. Está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e várias orientações específicas se encontram disponíveis aqui.

Malária: a transmissão dessa doença é feita através da picada do mosquito Anopheles fêmea. Não há imunização e sua prevenção deve ser feita através do uso de repelentes, calças, camisas de manga comprida e sapatos fechados. Outra recomendação do Ministério da Saúde que deve ser observada é evitar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas do final da tarde até o amanhecer, pois nesses horários há uma maior atividade de mosquitos transmissores da doença.

Finalmente, há medicamentos profiláticos, cujo uso é muito controverso em razão dos efeitos colaterais. Assim, a recomendação neste sentido deve ser orientada por profissional médico, de acordo com o risco apresentado nas áreas a serem visitadas (áreas mais selvagens afastadas das capitais ou com índices estatísticos que indiquem a adoção de tal providência).

Hepatite A: assim como a febre tifoide, a doença é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados. Por isso, é importante ter cuidado com a higiene do local onde serão realizadas as refeições, com a água para consumo, que sempre deve ser potável, e até mesmo com as áreas escolhidas para nadar. Entretanto, a principal prevenção é a vacina, aplicada gratuitamente pelo SUS em crianças de até 05 anos.

Outras doenças, como Hepatite B, Dengue, Chikungunia e Zika podem ser contraídas em qualquer parte do país, por isso não entraram nas nossas recomendações especiais para a Amazônia, mas também merecem atenção. Destas, destacamos principalmente a Hepatite B, que pode ser evitada através de vacina disponível gratuitamente pelo SUS também para adultos.

Se ainda resta alguma dúvida a respeito da existência de imunizações e outros cuidados necessários antes de sua viagem para a Região Norte, procure um dos Centros de Orientação para Saúde do Viajante da ANVISA ou postos de saúde de sua cidade.

Cuide-se bem e boa viagem!

Texto e fotos: Danielle Meneses.

E você, está com seu calendário de vacinas de viajante em dia? Conhece alguém que antecipou a volta para casa por algum descuido com as imunizações? Tem alguma cautela especial quando viaja para regiões com alta ocorrência de doenças tropicais? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Sex Set 23, 2016 11:55 am
Adorei a matéria, muito útil. E é bom para as pessoas saberem que têm que se vacinar, porque muitas nem tomam esse cuidado!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Set 23, 2016 5:26 pm
Sempre bom estar com as vacinas em dia. Pena que ainda não existe uma vacina contra a malária.

davilenz Mensagens: 514
Sáb Set 24, 2016 3:30 am
Vacina de febre amarela agora tem validade vitalícia e não mais 10 anos.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Set 24, 2016 12:04 pm
Olá davilenz,

Sim, é verdade. Divulgamos no início do ano:

Certificado de vacinação contra febre amarela terá validade vitalícia http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=267&t=12936" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajustamos a matéria :)





Booking.com

Voltar para “Região Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio