Passageiro tem passagens aéreas canceladas por causa do seu sobrenome "diferente"

Notícias do mundo da aviação.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Sex Set 18, 2020 8:12 am
Imagem

Já imaginou o seu sobrenome lhe causar um problema ao viajar? Isso pode acontecer, dependendo de qual seja o sobrenome.

Veja o relato do João:
Tive uma experiência inusitada com o Miles&Go da TAP Air Portugal.

Em agosto, emiti passagens em Classe Executiva para 4 passageiros (eu e minha família) utilizando os pontos do Miles&Go. Os 4 passageiros em um mesmo localizador. Sempre após uma emissão eu costumo verificar no site da companhia aérea se tudo está certo. Verifiquei e estava tudo correto.

Aproximadamente um mês depois da emissão, entrei no site da TAP Miles&Go para verificar a passagem. Costumo sempre fazer essa verificação de tempos em tempos para ter certeza de que as passagens estão corretas e checar se a empresa não fez nenhuma mudança nos voos.

Tive a surpresa de que dois passageiros (minha esposa e minha sogra) haviam sumido da reserva. Somente aparecia na reserva eu e meu filho.

Liguei para a Central de Assistência Miles & Go e após vários (muitos) minutos de espera e muitas tentativas (pois após algum tempo de espera a ligação caia) consegui ser atendido. Expliquei o caso e o atendente conseguiu encontrar os passageiros que haviam 'sumido'. Fez uma emissão de um novo e-ticket com um novo localizador. Como de hábito entrei no site e verifiquei e estava tudo correto.

No dia seguinte, entrei no site da TAP para fazer a marcação de assento, porém, para minha surpresa, fui informado que os bilhetes foram cancelados (do novo localizador). Iniciei a maratona de ligar para Central de Assistência Miles&Go e explicar o ocorrido. A passagem foi reemitida e logo na sequência, com o operador ainda em linha, a passagem foi cancelada. O operador enviou o problema para a supervisão e informou que receberia novos e-tickets no e-mail. Uma hora depois recebi os novos bilhetes por e-mail, porém, quando fui acessá-los no site, já haviam sido canceladas pelo sistema.

Como o contato através da Central de Assistência Miles&Go não estava funcionando, enviei e-mail para o Miles&Go pedindo para solucionarem o problema. Após uma semana de espera, enviaram a resposta informando que eu deveria contatar a Central de Assistência Miles&Go, ou seja, não leram a mensagem que enviei onde expliquei o problema e deram a resposta padrão.

Então, perdido sem saber como resolver o problema, entrei mais uma vez com a Central de Assistência Miles&Go e fiz uma reclamação sobre essa questão. Informaram que dentro de uma semana entrariam em contato - o que não ocorreu.

Acabei entrando também em contato através do Facebook, Twitter e pedindo ajuda ao Falando de Viagem.

Após todas essas tentativas de resolução do problema e muita paciência, a TAP resolveu o problema.

Ao que tudo indica o problema foi o sobrenome de minha esposa e de minha sogra (Kill). A TAP reemitiu os bilhetes retirando o sobrenome delas. Também informaram que alguns sobrenomes podem dar problema no sistema. (??)

Costumamos viajar ao menos duas vezes ao ano em diversas companhias aéreas e nunca aconteceu nada parecido com isso. Inclusive nas empresas americanas, até onde tenho conhecimento, é obrigatório informar o nome completo.

Isso é interessante, pois não consigo imaginar o porquê dessa regra no sistema? Além do mais, este é um sobrenome. As pessoas não mudam de sobrenome.

No meu caso, a solução foi utilizar o último sobrenome, mas fico pensando o que fariam caso o Kill fosse o último sobrenome.

Kill em irlandês pode significar igreja ou madeira. Há duas cidades da Irlanda: Killarney (Cill Airne) e Kill (An Chill).
Nota do FDV: a maioria das companhias aéreas permite a emissão da passagem usando apenas o primeiro nome e o último sobrenome.

Felizmente, deu tudo certo!

Grupo de WhatsApp do TAP Miles&Go

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo, com limitação de 257 pessoas: https://chat.whatsapp.com/DYxkRGj9ZoeJZ0a6ujHcBS

Matérias sobre a TAP Air Portugal

:arrow: Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal

:arrow: Classe Executiva da TAP Air Portugal do Rio de Janeiro para Lisboa no Airbus A330-900neo

:arrow: Os melhores e os piores assentos do Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal

:arrow: Classe Executiva da TAP Air Portugal de Belo Horizonte para Lisboa no Airbus A330-900neo

:arrow: Como é viajar na Classe Executiva da TAP no Airbus A321neo

:arrow: Amenity kit da TAP Air Portugal | Classe Executiva e Classe Econômica

:arrow: Conexão de 1 hora e 35 minutos no Aeroporto de Lisboa voando com a TAP Air Portugal

:arrow: Processo de imigração e alfândega em Lisboa voando com a TAP Air Portugal

:arrow: Como trocar seu assento por um melhor na TAP de graça antes de entrar no avião

:arrow: Como funciona o upgrade usando milhas aéreas na TAP Air Portugal

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já teve um problema de cancelamento de passagem pelo seu sobrenome? Como foi? Conte para nós a sua história!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Set 18, 2020 9:46 am
Rapaz... essa foi de matar!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
eduz07 Mensagens: 45
Sex Set 18, 2020 10:21 am
Provavelmente é pq o sobrenome dela é uma palavra reservada do banco de dados:
https://www.drupal.org/docs/develop/coding-standards/list-of-sql-reserved-words" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio