Como muitos já devem saber, o sindicato de pilotos da TAP anunciou uma greve de dez dias, entre 1 e 10 de maio de 2015. Liguei na central de atendimento deles, mas eles ainda não tem muitas informações. A única coisa que disseram foi que quem tem reserva com voos marcados durante este período pode efetuar a alteração das datas, para dias fora da greve, sem custo adicional.
Questionei também sobre quem não tem flexibilidade com as datas (meu caso), e foi dito que, como a greve não está confirmada ainda, eles só poderão me dar uma resposta quando tiverem mais informações. Ainda está sendo discutido sobre um nível mínimo de operação, então nem todos os voos serão cancelados. A ideia é que provavelmente em casos como este, caso o voo da TAP seja cancelado, eles nos colocarão em uma companhia parceira (acredito que outra empresa da Star Alliance).
Quais os nossos direitos neste caso? O que fazer se a TAP cancelar o voo e não oferecer uma alternativa para chegarmos ao destino na data marcada? Como minhas datas eram fixas desde o começo, tenho reservas não reembolsáveis/sem possibilidade de alteração em hotéis (pagamento antecipado, Hotwire...) que, caso eu não vá, será dinheiro jogado no lixo. Como agir neste caso?
Greve de pilotos TAP: 1 a 10 de maio de 2015
- caiofl Mensagens: 7
Apenas complementando: o atendimento telefônico da TAP está praticamente inutilizável (deve ter excedido em muito a capacidade de atendimento deles). Caso esteja com um voo e tenha disponibilidade para alterar a data, sugiro que faça pela página deles no Facebook. Eles pedem para enviar os dados da reserva por mensagem privada e parece que fazem a alteração por lá mesmo. Não tentei pois não posso alterar as minhas.
Acho incrível que até hoje, cerca de uma semana antes do primeiro dia da greve, eles ainda não tenham se manifestado para dar soluções aos clientes. Meu voo é no dia 4, e provavelmente precisarei esperar até o dia 1 para saber se vou ou não, ou se estarei em um voo com outra companhia. Vou aguardar pela melhor solução possível (que é não ter greve, hehe)! Imagino quem tem voo para o dia 1. Ou pior, voo no dia 30, chegando no dia 1 para fazer escala!
Acho incrível que até hoje, cerca de uma semana antes do primeiro dia da greve, eles ainda não tenham se manifestado para dar soluções aos clientes. Meu voo é no dia 4, e provavelmente precisarei esperar até o dia 1 para saber se vou ou não, ou se estarei em um voo com outra companhia. Vou aguardar pela melhor solução possível (que é não ter greve, hehe)! Imagino quem tem voo para o dia 1. Ou pior, voo no dia 30, chegando no dia 1 para fazer escala!
- GabrielDias Mensagens: 41746
Isso é péssimo para os viajantes.
- caiofl Mensagens: 7
Atualizando a situação: a TAP anunciou os vôos mínimos garantidos com a greve. Eles podem ser vistos aqui: http://www.flytap.com/Brasil/PTBR/informacoes-servicos/Informacoes/Informacao" onclick="window.open(this.href);return false;
Meus vôos, claro, não estão na lista. Entrei em contato com eles novamente hoje, e estão dando duas opções: alterar para outra data, em um dos vôos garantidos ou fora da greve, ou cancelar e receber um voucher para utilizar em vôos da TAP em até 1 ano. Todos os vôos garantidos já estão cheios, então a única opção real é o voucher, o que pra mim é o mesmo que nada. A atendente me sugeriu também que ela poderia nos colocar (somos em 4) em lista de espera para os vôos confirmados. Acho praticamente impossível conseguir, mas acredito que vai ser a opção.
Como os vôos não foram oficialmente cancelados ainda, a ANAC sugere que eu faça o procedimento normalmente (vá até o aeroporto, faça o checkin e vá para a sala de embarque) e aguarde por lá. Se o vôo for cancelado, a TAP precisa bancar sua viagem de volta para casa, alimentação e todo o prejuízo daquele dia. O que não é nem perto do prejuízo por reservas de hotéis não reembolsáveis, por exemplo, ou passagens de trem que também já estão pagas e não podem ser alteradas.
Meus vôos, claro, não estão na lista. Entrei em contato com eles novamente hoje, e estão dando duas opções: alterar para outra data, em um dos vôos garantidos ou fora da greve, ou cancelar e receber um voucher para utilizar em vôos da TAP em até 1 ano. Todos os vôos garantidos já estão cheios, então a única opção real é o voucher, o que pra mim é o mesmo que nada. A atendente me sugeriu também que ela poderia nos colocar (somos em 4) em lista de espera para os vôos confirmados. Acho praticamente impossível conseguir, mas acredito que vai ser a opção.
Como os vôos não foram oficialmente cancelados ainda, a ANAC sugere que eu faça o procedimento normalmente (vá até o aeroporto, faça o checkin e vá para a sala de embarque) e aguarde por lá. Se o vôo for cancelado, a TAP precisa bancar sua viagem de volta para casa, alimentação e todo o prejuízo daquele dia. O que não é nem perto do prejuízo por reservas de hotéis não reembolsáveis, por exemplo, ou passagens de trem que também já estão pagas e não podem ser alteradas.
- Ajudante Mensagens: 18088
Para informações atualizadas: https://www.facebook.com/TAPPortugal" onclick="window.open(this.href);return false;
Recomendamos ligar para o aeroporto antes de sair de casa, mas 70% dos voos estão sendo operados.
Recomendamos ligar para o aeroporto antes de sair de casa, mas 70% dos voos estão sendo operados.
- Ajudante Mensagens: 18088
Nova orientação da TAP:
A TAP recomenda ao passageiro com voo para amanhã, domingo, dia 3 de maio de 2015 que antes de se deslocar para o aeroporto de sua cidade, a partir de 6 horas antes do voo, que entre em contato com a companhia para confirmação do mesmo.
Até o momento a TAP confirma os seus voos entre Lisboa e o Brasil, nos dois sentidos para amanhã, domingo, dia 3 de maio de 2015.
Telefone: 0300 210.60.60 ou através do Facebook.
- caiofl Mensagens: 7
Atualizando o resultado da greve: a adesão foi baixa. A maioria dos vôos foi realizada sem problemas - quem mais se prejudicou foram os que tinham vôos de/para o Porto, pois parece que foram os mais afetados. Os meus vôos, especificamente, todos ocorreram sem problemas. Ou quase - um deles, entre Lisboa e Porto, teve um problema técnico e foi cancelado, mas a TAP resolveu prontamente. E isso foi depois da greve terminar!
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