Azul deve fazer proposta para compra da TAP, apontam jornais

Notícias do mundo da aviação.
odl1899 Mensagens: 2619
Qua Mai 13, 2015 5:24 pm
Imagem
Mega fusão resultaria na formação de nova gigante nacional da aviação, com rotas para Europa, África e EUA

A companhia aérea TAP vai receber até sexta-feira, 15, propostas para a aquisição empresa, em um novo capítulo de um programa amplo de desestatização da economia promovido pelo governo português.

Entre os principais interessados esperados para a apresentação dos envelopes estão os empresário David Neeleman, controlador da Azul, e os irmãos Gérman e José Efromovich, da Avianca.

Segundo reportagem do Estado de S. Paulo, Neeleman confirmou que está avaliando o negócio com cautela e não garantiu que entrará de cabeça na negociação. "Estamos avaliando. É interessante porque eles têm uma operação forte no Brasil e teria uma boa conectividade com a Azul. Mas, por outro lado, é um negócio complicado", disse.

Outro fator que pode dificultar o negócio é a situação fiscal da companhia, altamente endividada, o que vem sendo agravado pela dificuldade da empresa em se adequar ao novo cenário mundial da aviação comercial, que vem operando com margens menores.

Para viabilizar o negócio, Neeleman estuda formar sociedade com grupos de private equity, em uma operação semelhante a que fez para a a fundação da Azul Linhas Aéreas, com participação dos fundos Bozano, Weston Presidio, Texas Pacific Group (TPG) e Gávea.

Representantes do governo português vêm há dez anos tentando convencer empresas brasileiras de que a compra da cia da península ibérica é um caminho mais curto para que estas possam ampliar sua malha aérea. Em 2013, o governo brasileiro já havia oferecido parceria com Neeleman, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na criação de um fundo de investimento destinado à compra da companhia aérea portuguesa, o que resultaria na formação de uma gigannte nacional de aviação com rotas para Europa, África e EUA. No entanto, não se sabe se atualmente o BNDES estaria à disposição para fazer essa intermediação financeira.

Além deles, outros grupos de empresários também têm levantado informações sobre o negócio. Controlador da Avianca Internacional, o grupo Synergy fez uma tentativa de compra da TAP em 2012, mas teve a proposta recusada na última hora pelo governo português. 

Nessa nova rodada de negociações, o governo português espera vender 61% das ações da TAP a investidores até o final de junho, o que tornaria o grupo escolhido como novo controlador da companhia. O consórcio vencedor ainda teria preferência de compra dos papéis restantes em uma nova futura capitalização da empresa.

E aí, gostou da notícia? Acredita que o negócio será concretizado? Para outras informações, clique nos links abaixo.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,neeleman-avalia-fazer-proposta-pela-compra-da-tap-imp-,1686492" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-recebe-alguns-candidatos-a-compra-da-tap-1695443" onclick="window.open(this.href);return false;

http://economico.sapo.pt/noticias/presidente-da-azul-em-lisboa-para-discutir-compra-da-tap_213866.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/06/1302713-governo-e-dono-da-azul-querem-comprar-aereas-tap-e-jetblue.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

AndBrag Mensagens: 281
Qua Mai 13, 2015 8:47 pm
Muito interessante, muito mesmo. Gostei. Tomara que o novo capital injetado na TAP dê novos ares à portuguesa. Será que a TAP vai ter televisão ao vivo? E aqueles snacks se a Azul ganhar? rsrsrs

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Mai 13, 2015 8:55 pm
Rapaz acho que eu devia receber comissão. Fui para o HSBC Premier e agora querem vender o HSBC. Fiz minha inscrição no Victória, quererem vender a TAP... EITA PÉ FRIO! Alguém aqui tá querendo vender algo? Kkkkkkkkk

odl1899 Mensagens: 2619
Qua Mai 13, 2015 8:58 pm
Seria espetacular ter uma nova cia aérea de bandeira brasileira operando em vários continentes.

Mas confesso estou também de olho numa provável fusão entre o Tudo Azul e o Victoria, com abertura do leque do uso dos pontos na Star Aliance rsrs

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Qua Mai 13, 2015 9:15 pm
@odl1899 se for apenas com esse objetivo, já é possível fazer com que os pontos voados pela Azul possam ser gastos na SA. Basta enviar os pontos para o MP, da United. A não ser que tenhas algum tipo de preferência pelo Victoria.

yureco Mensagens: 2490
Qua Mai 13, 2015 10:09 pm
Estou na torcida!!! A TAP atende muito bem aqui no Nordeste, sem precisar descer para Guarulhos.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Mai 13, 2015 10:12 pm
Pois é @baioca. Acho que todos do Nordeste querem uma TAP mais forte já que as outras se concentram em SP, mas será que a Azul ou a Avianca significarão esse fortalecimento?

@Tigerlies ao menos para a Europa a tabela TAP é melhor que a tabela de prêmios do Miliage Plus!

yureco Mensagens: 2490
Qua Mai 13, 2015 10:20 pm
Espero que sim, @LMBJR!

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Mai 13, 2015 11:01 pm
Tava sonhando com Azul na Star Alliance, mas sem que isso representasse o apagar da TAP ou qualquer outra, fico preocupado do Victoria acabar sendo transformado em um Tudo Azul malucão

odl1899 Mensagens: 2619
Qui Mai 14, 2015 3:43 am
kkk. Não tinha pensado por essa lógica...





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio