TAM realiza adequação da malha doméstica

Notícias do mundo da aviação.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Jul 20, 2015 9:21 am
TAM realiza adequação da malha doméstica

A TAM, comprometida com seu plano de desenvolvimento sustentável e crescimento no Brasil de longo prazo, decidiu, neste momento, realizar adequações em sua malha doméstica.

Diante de um cenário econômico desafiador no País, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do dólar em relação ao real, resultando numa desaceleração do setor aéreo, a TAM começa, a partir de agora, uma redução gradual de suas operações no mercado doméstico que será, aproximadamente, de 8% a 10%. Isto implica na revisão do guidance de capacidade (ASK) no mercado doméstico brasileiro de 0% para uma contração de 2% a 4% em comparação com 2014.

A empresa vem adotando várias medidas para que esta ação tenha o menor impacto possível em seus colaboradores. Entretanto, a estimativa é que o quadro total seja reduzido em menos de 2%, já incluindo a rotatividade natural da empresa. Não haverá impacto nas equipes de tripulação, dado os planos de crescimento de médio prazo. A companhia dará apoio aos colaboradores impactados por meio de consultorias especializadas em recolocação profissional.

Para garantir o melhor atendimento aos seus clientes, a TAM não deixará de operar em nenhum dos destinos onde hoje está presente.

O setor aéreo brasileiro tem apresentado desaceleração da demanda, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Adicionalmente, dados do relatório Focus do Banco Central de 10/7 indicam que o mercado projeta uma retração ainda maior do PIB brasileiro em 2015, com estimativa revisada de queda de -1,3% para -1,5%. Também estimam que a inflação deverá fechar o ano acima dos 9% e o Dólar deve manter a tendência de alta em relação ao Real.

“A TAM está tomando esta medida para enfrentar um contexto econômico difícil no Brasil, por isso se faz necessário buscar ajustes de malha sem prejudicar a conectividade dos nossos passageiros e fortalecendo ainda mais a nossa competitividade no País”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM S.A.

“Seguimos acreditando na retomada do crescimento do nosso País e essa adequação não afeta a estratégia de longo prazo da empresa, que inclui a renovação da frota, o projeto de estudo de viabilidade do hub Nordeste e de contínuo fortalecimento dos hubs (centro de conexões) de Brasília e São Paulo/Guarulhos”, completa.

Alguém ainda tem dúvida da crise?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 20, 2015 9:23 am
Ontem li uma matéria sobre o êxodo de brasileiros. Viram que a única solução para a crise era abandonar o Brasil.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Jul 20, 2015 10:57 am
Acredito que acontecerá com muitas empresas. Não há dúvida quanto a crise brasileira.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
odl1899 Mensagens: 2619
Seg Jul 20, 2015 12:35 pm
E ir para Espanha, Portugal, Itália e Grécia, onde já pleno emprego!

Ou tentar Estados Unidos e Alemanha, com retração e/ou taxas de crescimento de incríveis 1%...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 20, 2015 1:19 pm
E isso eh soh o comeco. A coisa vai ficar ainda bem pior.

Vou aos USA frequentemente, e nao como turista, mas convivendo diretamente com americanos e brasileiros residentes. A coisa lah nao esta nada ruim. Muito pelo contrario, o desemprego ja melhorou bastante. Eu aposto que no medio prazo a imigracao ilegal de brasileiros para lah voltarah com forca e teremos novamente dificuldades para visto e imigracao.

odl1899 Mensagens: 2619
Seg Jul 20, 2015 2:15 pm
Mas isso ao meu ver é uma onda que vai e volta... Em 2013 por exemplo, o Brasil viva pleno emprego, enquanto nos EUA a taxa era de 9%....

A economia tem crises cíclicas.... Este primeiro trimestre sozinho, a economia americana caiu uns 2% se não falha a memória... Se der uma barrocada até julho, o desemprego aumentará novamente....

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 20, 2015 2:22 pm
Nao tenho a menor duvida que a economia eh ciclica e toda onda passa. Mas a onda que atingiu o Brasil dessa vez eh um tsunami que ainda vai destruir muita coisa antes de passar.

Inflacao de 10% e PIB encolhendo 2%. A famosa estagflacao. O pior de 2 mundos. Junte isso com uma crise politica devido a queda de braco do tipo "quem rouba mais" e o tsumani de 2004 vai parecer uma marola.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Seg Jul 20, 2015 2:24 pm
Há 2-3 anos atrás era a Espanha que pedia arrego.

odl1899 Mensagens: 2619
Seg Jul 20, 2015 3:08 pm
Pediu arrego e não saiu até hoje...

Taxa de desemprego ainda está na faixa de 25%... entre os mais jovens em 35% e 40%... A diferença é que todos esses países, incluindo os EUA, tem problemas de altas dívidas externas. Precisam imobilizar grandes volumes para pagar credores e nada podem fazer...

No Brasil, o caminho diferente. Com a dívida externa equacionada (reservas internacionais - dívida externa = saldo credor), o problema está dentro do próprio país... Para retomar o crescimento, entre outras medidas já passou da hora de baixar os juros.... Não nada que justifique isso no Brasil. Não dá para esperar que invistam no capital produtivo quando se tem altos rendimentos deixando o dinheiro parado em bancos. Taxa essa alta que imobiliza mais da metade do orçamento da União para pagar juros da dívida pública interna, em detrimento do investimento e do pagamento de benefícios/salários/serviços públicos, os quais teriam bastante impacto econômico.. Sei que agora não tem chance de isso acontecer, mas deve ser um caminho a ser perseguido a partir de 2016...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jul 20, 2015 4:36 pm
Nenhum governo no mundo, seja de direita ou de esquerda, mantem os juros altos por sadismo contra a populacao.

Pricipalmente o atual, que vacilou demais antes de comecar a elevar os juros e quando o fez, comecou de forma tao homeopatica que a dose foi inocua.

Ele o faz porque precisa. Nao fossem os sucessivos aumentos de juros a inflacao ja estaria em 2 digitos desde 2013.

Claro que isso trava o crescimento, mas eh um mal necessario. Reduzir os juros nesse panorama seria um desastre. Crise de credibilidade, crise politica, cambio instavel, ameaca de alta dos juros nos USA, contas publicas deterioradas.

O efeito de monetario de uma alta de juros se faz sentir muito mais rapido que o efeito economico de uma queda deles.

Enquanto persistir esse cenario de incertezas ninguem vai trazer capital produtivo para investir aqui e uma queda de juros nao vai atrair investimento produtivo. Vai sim provocar uma fuga em massa dos capitais especulativos.





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio