Eu li um comentário de um leitor num site lá de Viagens para Marte, que gostaria de transcrever aqui, com as vênias de praxe.
O nome do leitor é Victor Oliveira:
"...
A notícia é triste, principalmente em virtude da excelência na qualidade dos serviços prestados pela Singapore. Mas não é somente o período de retração econômica que explica o término da rota. Desde o início de sua operação no Brasil, a Singapore nunca operou voos diários. Mesmo em momentos de expressivo crescimento econômico, não havia demanda suficiente no mercado brasileiro para acompanhar os altos valores normalmente cobrados pela Singapore (com exceção de algumas excelentes promoções, divulgadas aqui no Viagens para Marte, a Singapore cobrava preços bem mais elevados que as demais cias europeias e brasileiras na média, justamente pela excelência na qualidade de seus serviços).
Dessa forma, a entrada da LATAM nessa rota, operando voos diários entre GRU e BCN desde outubro de 2015 em seus modernos B767-300ER suplantou a capacidade de concorrência da Singapore.
E é nesse sentido que o cancelamento da rota deve ser analisado: até outubro de 2015, tínhamos somente três ligações semanais diretas entre GRU e BCN (só voos da Singapore), de outubro de 2015 até outubro de 2016, teremos 10 voos semanais diretos em cada sentido nessa rota (7 da LATAM, que são diários e 3 semanais da Singapore). A partir de outubro de 2016, teremos "apenas" 7 voos semanais diretos entre GRU e BCN (um voo diário da LATAM). Alguém saberia indicar se alguma outra cidade da América Latina inteira possui maiores ligações em voos diretos com Barcelona? Resposta: não, SP lidera isoladamente e continuará liderando. Depois de São Paulo, apenas Buenos Aires possui 5 frequências semanais diretas para Barcelona (voos da Aerolíneas). O México ou o Peru, ex-colônias espanholas e com fortes laços históricos, econômicos e de imigração tanto com Madrid como com Barcelona, mesmo com crescimento econômico positivo do PIB nos últimos anos não possuem sequer um voo quinzenal direto para Barcelona. Resumindo: o novo voo direto da American Airlines entre GRU e Los Angeles no moderníssimo Boeing 787 suplantou a capacidade de concorrência da excelente Korean nessa rota, assim como a LATAM suplantou a capacidade de concorrência da Singapore na rota para Barcelona
....."
A confirmar as informações acima, a análise é bem pertinente...e explica o porque da saída da Singapore e mesmo, que ela talvez nunca mais volte, mesmo que um dia o Brasil volte a crescer...