TAM demite piloto que deixou cantor entrar na cabine em voo

Notícias do mundo da aviação.
Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Seg Mai 13, 2013 12:25 pm
Reportagem da Folha de São Paulo sobre a "festa na cabine" que fizeram durante um voo da TAM. O piloto deixou o cantor Latino entrar na cabine em pleno voo! Demissão mais que justa, pois a segurança é em primeiro lugar. Além do mais, o cantor informou que o avião estava em solo, mas logo foi desmentida, através das imagens dos radares e computador de bordo, além da posição da alavanca do trem de pouso como "recolhida".

"A TAM demitiu o piloto que deixou o cantor Latino entrar na cabine do avião durante um voo da empresa entre Recife e Rio, em 28 de abril. O copiloto também foi demitido.

Questionada a respeito, a TAM não quis comentar a demissão --limitou-se a dizer, em nota, ter tomado "ações disciplinares" e de prevenção para evitar novos casos.

Latino postou as fotos no Instagram (rede social de imagens), nas quais ele aparece sentado na poltrona do comandante e aparentemente segura uma das manetes de potência, o acelerador do avião, um Airbus A320."


Reportagem completa com fotos:
Folha S. Paulo


É brincadeira uma atitude desta de uma pessoa pública e, de um comandante da TAM, empresa séria e compromissada com a segurança (sem mencionar o Fidelidade, pois é outro assunto). Fez bem a cia demitir o responsável e faz bem a ANAC multar a cia e o piloto.

Ao final da reportagem, Latino tenta uma saída: "Ontem, ao "Domingo Espetacular", da TV Record, Latino pediu desculpas aos pilotos e disse que não quis prejudicá-los. Afirmou ainda que errou e que postou as fotos por "brincadeira". E que, se pudesse, compraria um avião para empregar o piloto."

Quero ver se a brincadeira desse tragédia, como seria o tom de desculpas.


E vocês, como olham este tipo de comportamento?

padamasceno Mensagens: 148
Seg Mai 13, 2013 2:28 pm
Eu sou viciado em aviação, sempre, com jeitinho, tento dar uma conversada para ver se existe uma possibilidade de entrar no flight deck e na TAM sempre foram extremamente rígidos e nunca me deixaram chegar nem perto. Em outras companhias pelo mundo, no entanto, eu já consegui.

Verdade seja dita, essa do Latino foi meio escraxado o negócio, tirando fotos e tal, mas não há problema algum em visitar a cabine em voo de cruzeiro e nivelado. Nessas horas os pilotos ficam conversando, comendo, olhando a vista... o work load é muito baixo. O problema é pelo fato de se entrar uma pessoa desconhecida, que pode ser um maluco que tente assumir o controle da aeronave para fins escusos.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Seg Mai 13, 2013 3:25 pm
@padamasceno: Uma coisa é entrar com aeronave no solo e outra voando. Independente se está em piloto automático e os próprios pilotos jogando conversa fora, uma pessoa estranha sempre será uma pessoa estranha.

Enfim, o piloto sofreu, a cia TOMARA que sofra multa da Anac e o Latino seja ao menos notificado da atitude errada formalmente.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Mai 13, 2013 4:04 pm
Me cansei de voar no JumpSeat... Já fiquei só eu e o copila enquanto o comandante dormia em um vôo para Recife, enfim, nunca vi nada de anormal, exceto se o cara tem realmente uma má intenção.
Outra coisa, a aeronave estava no AP, precisa saber desarmar...

Alguém se lembra do Romário na cabine do MD-11 voltando da copa de 1994? Você acha que ele não pousou na cabine?

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Seg Mai 13, 2013 4:32 pm
Sim, entendo que muitos são apaixonados por aviação e querem estar ali, o problema é a segurança de centenas de pessoas em risco por uma vontade desta.

As normas ficaram mais duras depois do 11 de Setembro e concordo com elas, afinal um aspirante a terrorista ou louco pode muito bem fazer acontecer o pior com o acesso.

padamasceno Mensagens: 148
Seg Mai 13, 2013 5:00 pm
Concordo com o coka, por mais que eu preferisse que as coisas fossem de outro jeito. Segurança, especialmente na aviação tem que vir sempre em primeiro lugar, não importa como.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Mai 13, 2013 5:27 pm
Quando eu era criança, bem antes do 11 de Setembro, cansei de me sentar na poltrona do piloto para tirar fotos, com o quepe dele inclusive.

Depois que o Osama resolveu complicar a vida dos viajantes, nunca mais entrei em uma cabine.

Apesar de não achar que a presença de alguém ali em vôo de cruzeiro nivelado represente perigo algum para a segurança do vôo, a menos claro que se trate de um terrorista, regras são regras. Se eu não posso o Latino também não pode. Então considero acertada a medida.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Seg Mai 13, 2013 5:56 pm
@padamasceno: Sim, totalmente certo.

@Fabio: O problema é identificar um. Já que não consegue, melhor barrar todos, inclusive o "festa no apê".

capsj Mensagens: 2372
Seg Mai 13, 2013 6:23 pm
Concordo com o Fábio. Se não vale prá mim, não vale para o Latino.

Regras, na aviação, devem ser seguidas a risca.

Imagina se este mané bate a mão em alguma coisa e desregula algo ?

Uma coisa é meu filho, de 5 anos, tirar foto com o avião no chão, a outra, é o Latino fazer biquinho para colocar no facebook, em um avião em curso.

raverbr Mensagens: 104
Ter Mai 14, 2013 8:27 am
Quero ver como ficará a vida profissional do piloto e co-piloto com essa "mancha" no CV deles, com certeza não irão com carta de desculpas do Latino pras próximas entrevistas de emprego...





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio