Teste: Check-in on-line na GOL

Testes de check-in das companhias aéreas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Mai 07, 2011 11:27 am
Imagem

Planejamento é um dos mais importantes fatores para o sucesso de uma viagem. As companhias aéreas cada vez mais implementam ferramentas para facilitar nossas vidas. A GOL, com o check-in on-line, é um destes exemplos.

Realizando o seu check-in pela Internet você economiza tempo no aeroporto e não precisa enfrentar filas. Nós realizamos o check-in em um voo na rota GIG-CGH e vamos relatar o passo a passo para você.

Importante: Não são todas as rotas que permitem o check-in on-line. Informe-se antes.

Você pode fazer o check-in a partir de 24 horas antes do início do voo. Ou seja, se o seu voo sairá sexta-feira às 13 horas, você poderá realizar o seu check-in a partir das 13 horas de quinta-feira.

1) Acesse o site: http://www.voegol.com.br

2) Procure pela imagem abaixo. Na nossa simulação escolhemos: Com código localizador.

Imagem

3) Você deverá digitar o código (provavelmente está no seu e-mail) e a cidade de embarque.

Imagem

4) Nesta tela você confirmará os detalhes do voo e os passageiros. Marque todos os passageiros que você deseja realizar o check-in.

Imagem

5) Nesta tela é solicitado o contato de uma pessoa que não esteja viajando. Não é obrigatório seu preenchimento, mas nós sempre o preenchemos.

Imagem

6) Aparece uma informação sobre bagagem. Se você não irá despachar malas não precisa se preocupar. Caso precise despachar, haverá uma fila especial e bem mais rápida no aeroporto.

Imagem

7) Preenchimento de dados pessoais.

Imagem

8) Adicionar seu número Smiles para crédito das milhas. Nós tentamos colocar o número do AAdvantage, mas o sistema apresentava a mensagem de número incorreto. Acreditamos que seja porque o AAdvantage usa letras e números, ao contrário do Smiles, onde só usam números. Bola fora da GOL, que precisa rever esta questão.

Imagem

Veja o erro ao tentarmos proseguir com o número AAdvantage.
Imagem

9) Selecione seu assento. Caso você já o tenha selecionado no momento da compra poderá ignorar esta etapa.

Imagem

Terminou? Então clique no botão abaixo!

Imagem

Você receberá esse aviso.

Imagem

E, por fim, verá a mensagem de sucesso.

Imagem

Clique em IMPRIMIR COMPROVANTE para receber o cartão de embarque.

Imagem

Existe a opção de enviar o cartão de embarque para o iPhone. Nós usamos essa opção.

Imagem

Recebemos uma mensagem imediatamente no aparelho.

Imagem Imagem

Mas, por via das dúvidas, fizemos também a impressão. Não acreditávamos que as máquina da Infraero conseguiriam ler a tela do iPhone. Chegando no aeroporto perguntamos para uma funcionária da GOL e ela nos confirmou isso. Sorte que tínhamos a versão impressa. Ficamos apenas sem entender de que adianta ter o cartão de embarque no iPhone se com ele você não consegue embarcar.

Conclusão: É ótimo realizar o check-in pela Internet. Ganhamos tempo e evitamos filas, que sempre são grandes. O único problema foi a não aceitação do número AAdvantage. Fora isso, funcionou muito bem.

Recomendamos!

Leia também: Check-in pelo iPhone na GOL

E você, já fez check-in on-line pela GOL? Achou fácil o procedimento? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

guilhermecwb Mensagens: 66
Sáb Mai 07, 2011 11:07 pm
Quando não tenho bagagem para despachar realizo o check-in pela internet e salvo o cartão de embarque como PDF no iPhone. Ao chegar com o telefone na mão e sem o cartão impresso o funcionário da Infraero sempre diz que não é possível ler, mas eu digo: mas eu sempre faço isso, pode passar o scanner direto na tela que dá certo. E realmente o aparelho consegue ler o código de barras, caso contrário é só digitar no teclado do scanner. Após passar pelo raio-x e chegar ao meu portão de embarque vou até o balcão e peço a reimpressão do meu cartão de embarque, porque no embarque o funcionário da empresa aérea não faz a leitura no momento que você está na fila, ele somete recebe o ticket e verifica um documento, depois passa todos no scanner para verificar quais passageiros faltam embarcar, etc. Ao meu ver totalmente errado, deveria ter um aparelho de scanner semelhante ao da Infraero para ler na hora, por não ocorrer isso que passageiros entram em aeronaves erradas etc. O Brasil precisa se agilizar para a Copa do Mundo, pois os estrangeiros não estão acostumados com esses procedimentos arcaicos dos nossos aeroportos. Sem contar o mau humor constante dos funcionários dos aeroportos de todo Brasil.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 07, 2011 11:20 pm
Obrigado pela dica, Guilherme. Mas mesmo com a sua dica precisaremos do cartão de embarque impresso, sendo este o maior problema.
Acabei de realizar o check-in para o voo de volta, desta vez pelo iPhone. Tentarei embarcar com a sua dica.

O que eu acho estranho é que em nenhum momento aparece a informação de que você necessita do cartão de embarque impresso. Aqui no iPhone a informação é a seguinte: 'Posicione seu iPhone em frente ao leitor para embarcar'.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 08, 2011 7:59 pm
Guilherme,

Me informei hoje e realmente o aparelho da Infraero não lê o código da GOL. Pedi para testar e deu erro.
Existem dois códigos, um da GOL e outrod a Infraero. Quando você faz a impressão no quiosque da GOL o cartão de embarque vem com esses dois códigos para leitura.

guilhermecwb Mensagens: 66
Dom Mai 08, 2011 8:08 pm
Você se refere aquele código que aparece parcialmente na imagem do post?
Eu sempre salvo o cartão de embarque com os 2 códigos de barras, sendo um da Infraero e outro da cia. aérea, por isso a máquina consegue ler, as vezes não de primeira, mas é só redimensionar o tamanho do código na tela do celular.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 08, 2011 8:12 pm
Tentei com o código gerado pelo iPhone, conforme escrevi no outro teste.
Com os dois códigos de barra acho que não há problema, mas para evitar dor de cabeça acho melhor realizar a impressão no aeroporto, que é rápida e fácil.

EricArthurBlair Mensagens: 169
Seg Mai 09, 2011 10:34 am
Rápida, fácil e, ao menos em Brasília, há uma ou duas máquinas específicas e exclusivas para quem fez o check-in por celular.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 20, 2013 4:17 pm
Até hoje o AAdvantage consta nas opções de programas de fidelidade ao realizar o check-in on-line. O sistema precisa ser atualizado!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 19, 2015 8:51 am
Muitas vezes deixo de fazer o check-in on-line na GOL porque preciso despachar mala. Já que vou entrar na fila, entro logo na preferencial e faço tudo.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Out 10, 2017 11:03 am
5 maneiras de você realizar o check-in do seu voo com a GOL Linhas Aéreas https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=15113" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Testes de Check-in”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio