Fraude com o cartão de crédito American Express - The Platinum Card

Informações sobre cartões de crédito e produtos American Express.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Sáb Jun 28, 2014 12:31 pm
Fraude com o cartão de crédito American Express - The Platinum Card

Mesmo com as melhorias realizadas nos últimos anos o número de fraudes envolvendo cartões de crédito ainda é grande. Recebemos um relato assustador do nosso leitor Eduardo, que teve o endereço alterado e ainda solicitaram um cartão adicional.
Hoje pela manhã ao acessar o extrato on-line identifiquei que a fatura havia sido "fechada" nessa madrugada e os pagamentos de ontem ainda foram lançados. Ao acessar o arquivo PDF da fatura identifiquei no final a indicação de isenção de anuidade de um adicional de um nome que não conheço, sendo esse lançamento realizado há 3 dias.

Ao examinar a fatura com mais atenção notei que haviam alterado meu endereço e a partir desse momento tive certeza que se tratava de uma fraude. Antes de entrar em contato com a central de atendimento me dirigi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

Após o registro liguei para a central de atendimento e logo de início o atendimento eletrônico (URA) solicitou que adicionasse o número de cartões adicionais. Quando digitei o correto já fui informado que estava incorreto, quando digitei o correto + 1 (o fraudulento) foi aceito. Após contato com 3 atendentes distintos, finalmente falei com a área de segurança. Confirmaram a minha suspeita: se passaram por mim e solicitaram um cartão adicional e alteração de endereço da entrega.

Essa situação expôs a fragilidade para possíveis fraudes, pois conseguiram confirmar meus dados e no mesmo contato pediram um cartão adicional, além da alteração de endereço sem a necessidade de um comprovante. O endereço alterado é de uma região extremamente periférica do município de São Paulo. Seria pedir demais, mas um simples cruzamento de informações já poderiam identificar que o endereço informado seria extremamente incompatível com o padrão do cartão.

Cancelaram o meu cartão e do adicional fraudulento, entretanto fica a grande questão: como conseguiram todos meus dados para realizar a fraude? Nunca tive nenhuma correspondência da fatura extraviada ou violada.

O que considerei muito desagradável: pedi que cancelassem o envio dessa fatura para o endereço alterado, afinal o criminoso teria as informações dos meus hábitos/locais de consumo. O setor de segurança informou que era com o setor de atendimento. A atendente do setor informou que não poderia efetuar o cancelamento do envio. Ao pedir para falar com a supervisão recebi a informação da supervisora que não poderia garantir essa minha solicitação, pois o setor responsável não trabalho aos sábados. Insisti argumentando que minha solicitação é por motivos de segurança e mesmo assim não obtive sucesso. A supervisora encaminhou um e-mail para a área e na segunda-feira terei que entrar em contato novamente, sempre alegando que não garantiria minha solicitação.

Desculpem pelo longo relato, ,mas a minha intenção é alertar a todos dessa possível fraude. Felizmente o prazo entre o ocorrido e minha ciência foi curto (por coincidências da vida), o que impossibilitou gastos indevidos, mas o que se destaca é a fragilidade dos nossos dados.
Importante esse alerta!

alinesilva Mensagens: 31
Sáb Jun 28, 2014 1:27 pm
Fraude em cartão de crédito é terrível. Hoje mesmo estava tentando resolver uma no cartão da minha mãe. Compras indevidas. Apesar da empresa, até agora, estar colaborando, é muito ruim a sensação de fragilidade. Pior ainda é saber que, segundo os atendentes, a empresa oferece um serviço que avisa por sms, gratuitamente, cada compra realizada, que por descuido, você nunca ativou, o que impediria boa parte dos transtornos, já que as compras foram realizadas em datas diferentes...

GJulio Mensagens: 243
Sáb Jun 28, 2014 1:38 pm
Infelizmente todos estão propensos a isso.
As centrais de atendimento dos cartões geralmente exigem poucos dados para solicitações ou alterações: datas de nascimento, CPF, nomes dos pais, etc... Tudo isso não é muito difícil de ser conseguido. Recentemente vendia-se no centro de São Paulo um DVD com dados detalhados de cerca de 8 milhões de contribuintes Brasileiros. Fonte dos dados? A própria Receita Federal !!!
Quanto à segurança da administradora, eu discordo que eles devam levar em conta o CEP nesse caso. Você pode morar em uma mansão de 2 mil m² em uma área na qual o CEP não seja "nobre", ou em um micro-flat dividido em 2 de 20 m² no Jd Europa. Não dá para exigir que a administradora coloque o seu endereço no Google Street View antes de fazer qualquer alteração.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Jun 28, 2014 2:05 pm
O grande problema do AMEX eh que eles nao tem SMS...AMEX eh jurassico...podiam aproveitar que Bradesco esta assumindo as operacoes do AMEX e colocar o SMS

oca100 Mensagens: 157
Sáb Jun 28, 2014 2:31 pm
Agora eles tem o passbook, igual o amex americano. Mas não é válido para adicionais.


Sent from my iPad using Tapatalk

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jun 28, 2014 2:47 pm
Eu já perdi a conta de quantas vezes eu e minha mulher tivemos cartão clonados. Nem esquento mais a cabeça.

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Sáb Jun 28, 2014 3:07 pm
Ainda mais esse cartão, se passa 100k nele facilmente dependendo do tempo de conta que você tem. Vc leva um prejuízo danado!

antigo arthur
Eduardo Mensagens: 45
Sáb Jun 28, 2014 4:45 pm
GJulio escreveu:Infelizmente todos estão propensos a isso.
As centrais de atendimento dos cartões geralmente exigem poucos dados para solicitações ou alterações: datas de nascimento, CPF, nomes dos pais, etc... Tudo isso não é muito difícil de ser conseguido. Recentemente vendia-se no centro de São Paulo um DVD com dados detalhados de cerca de 8 milhões de contribuintes Brasileiros. Fonte dos dados? A própria Receita Federal !!!
Quanto à segurança da administradora, eu discordo que eles devam levar em conta o CEP nesse caso. Você pode morar em uma mansão de 2 mil m² em uma área na qual o CEP não seja "nobre", ou em um micro-flat dividido em 2 de 20 m² no Jd Europa. Não dá para exigir que a administradora coloque o seu endereço no Google Street View antes de fazer qualquer alteração.
Como destaquei no meu relato, seria pedir demais uma verificação da localidade do endereço, entretanto o que considero importante são mudanças nos procedimentos de segurança, vamos citar meu caso:

-URA questiona número de dependentes: apenas com acesso à base do Amex para obter essa informação, via aquisição de mailing com informações pessoais não conseguiam, ou seja o criminoso teve sucesso apenas na tentativa e erro da resposta, mesmo assim a central não desconfiou no primeiro item.

- foi solicitado um adicional com um sobrenome totalmente diferente do meu, todos os meus adicionais possuem sobrenomes iguais, mesmo assim a central não desconfiou no segundo item.

- foi alterado na mesma ligação meu telefone de contato, mesmo assim a central não desconfiou no terceiro item.

- no mesmo contato foi alterado o endereço de envio, mesmo assim a central não desconfiou no quarto item. Um endereço em bairro localizado em extrema periferia de São Paulo era algo para auxiliar para completar todos os indícios que relatei acima.

Enfim como disse anteriormente meu objetivo é alertar os demais clientes de como tomei ciência da fraude e que também tomem cuidado. Pessoas por exemplo que recebem a fatura online verifiquem sempre se o endereço indicado no arquivo realmente é o seu.

Um simples envio de um SMS informativo de alteração de endereço e solicitação de cartão adicional enviado para o número de telefone cadastrado anteriormente (sem a alteração fraudulenta) poderia ter auxiliado e muito.

Eduardo Mensagens: 45
Sáb Jun 28, 2014 4:48 pm
Fabio escreveu:Eu já perdi a conta de quantas vezes eu e minha mulher tivemos cartão clonados. Nem esquento mais a cabeça.
Também já tive cartão clonado entretanto esse golpe de alteração de endereço e solicitação de cartão adicional nunca tinha visto.

GJulio Mensagens: 243
Sáb Jun 28, 2014 5:29 pm
Sem dúvida o mais lamentável é que não tenham contatado o titular, afinal foi solicitado um cartão adicional para alguém de sobrenome completamente diferente.





Booking.com

Voltar para “American Express”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Anúncio