Acionando a Garantia Estendida Original da Visa

Troca de informações, benefícios e dúvidas gerais sobre cartões de crédito da bandeira Visa.
DiegoQueiroz Mensagens: 443
Dom Jun 24, 2018 5:06 pm
Pela primeira vez, precisei acionar a Garantia Estendida Original da Visa para um notebook que comprei ano passado.

Tinha o Bilhete de Seguro em mãos (emitido ano passado pelo site, poucos dias depois da compra) e entrei em contato com a Visa com o intuito de saber qual era o procedimento, afinal é essa a instrução que consta no bilhete de seguro.

Primeiro, a atendente da Visa confirmou o número da cartão para identificar que se tratava de um cartão Visa Platinum emitido pela Porto Seguro. Feito isso, ela disse que eu mesmo deveria reparar o notebook em uma assistência técnica autorizada e, em seguida, entrar em contato com a própria Porto Seguro para dar entrada no processo de reembolso. Mencionou que havia um acordo comercial entre Visa e Porto e, por conta disso, os sinistros dos cartões Porto Seguro eram atendidos diretamente pela Porto. Inclusive, a própria central da Visa encaminhou a ligação para a Porto Seguro para que eu pudesse obter mais informações.

Falando com a Porto Seguro, ela informou desconhecer o processo. Que a Garantia Estendida é fornecida pela Visa e que eu deveria tratar tudo com eles. Ou seja, um jogou a responsabilidade para o outro.

Como se não bastasse, todos os bilhetes de seguro que emiti no último ano sumiram do site da Visa, como se eu nunca tivesse emitido eles (o atendente disse que o site passou por uma reformulação). Por conta disso, quando tento iniciar o processo de sinistro pelo site, sou impedido por supostamente não ter emitido os bilhetes de seguro. Sorte a minha que possuo uma cópia, senão ainda teria que provar que emiti os bilhetes.

Já bem chateado com a história, liguei para ambos (Porto e Visa) simultâneamente e iniciei uma conferência para que eles pudessem conversar e chegar em um acordo. A conversa até que foi produtiva, mas não teve jeito:
- a Visa alega que esse é um procedimento existente desde abril/2016 e que o atendente deveria entrar em contato com o supervisor dele para obter mais informações. O atendente da Visa se negou a fazer qualquer tipo de procedimento/chamado interno, pois, segundo ele, essa não era uma responsabilidade dele.
- a Porto Seguro alega que desconhece esse procedimento, mas prontamente abriu um chamado interno para averiguar e me responder em 48 horas.

E cá estou eu, aguardando por um posicionamento (abri um ReclameAqui contra a Visa: http://www.reclameaqui.com.br/visa/ninguem-sabe-como-acionar-a-garantia-estendida_d524D3OgRJG_gjvg" onclick="window.open(this.href);return false;). Em termos de qualidade do atendimento, a Porto Seguro ganhou de longe da Visa. Nas duas vezes que liguei para a Visa, ela parece estar se cagando se estou satisfeito ou não (só faltou falar, "problema seu"). Por outro lado, a Porto não resolveu o problema de pronto, mas se mostrou mais preocupada em resolver e me dar uma resposta nos próximos dias.

Alguém já possou por algo parecido?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Jun 25, 2018 8:16 am
Valeu o relato. Acompanhando para ver o desfecho, que espero resolva seu problema.

soares Mensagens: 504
Seg Jun 25, 2018 10:19 am
Quando oferecem a garantia estendida, ressaltam que é a melhor garantia do mundo, mas.....
Tomara que o caso tenha um final feliz!

DiegoQueiroz Mensagens: 443
Seg Jun 25, 2018 11:20 am
Final feliz eu duvido muito que não vá ter...

Sou rato de Juizado Especial Cível (JEC, me chamam até de "jequeiro"), então eu nem pestanejo para abrir um processo colocando a Porto e a Visa na lide (afinal, elas são solidárias entre elas). O problema é ter que recorrer a isso.

Só fiquei chateado pois eu faço uma super propaganda para todo mundo sobre os "benefícios" dos cartões Platinum/Black/Infinite. É triste saber que, na hora do 'vamos ver', as coisas desenrolam dessa maneira.

Para mim, a qualidade de um atendimento se verifica quando a empresa é capaz de resolver qualquer solicitação administrativamente. Eu não estou solicitando nada de outro mundo, então a Visa tá pecando muito feio...

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jun 27, 2018 9:52 am
Olá DiegoQueiroz,

A Visa leu a sua reclamação e gostaria de entrar em contato com você. Pode nos fornecer seu e-mail e telefone de contato? Por favor, envie para [email protected]

rodrigoburger Mensagens: 16
Qui Jun 28, 2018 10:52 am
Normal. Estes seguros que o cartão oferece é tudo fachada. Já tentei acionar o Seguro de Garantia de Preço e é impossível conseguir receber. Eles sempre alegam que o anúncio tem desconto (Claro que vai ter ué, afinal o preço está mais barato) pela foram de como os produtos são anunciados em TODOS os sites brasileiros (De xxxx / Por: xxxx)

Pura enganação

DiegoQueiroz Mensagens: 443
Qui Jun 28, 2018 2:44 pm
Tive um contato da Porto Seguro hoje.

Eles pediram desculpas pelo ocorrido e, no final das contas, realmente quem dá a tratativa do Seguro de Garantia Estendida Original é a própria Porto Seguro.

O atendente ainda foi claro que é a única emissora que faz isso "no mundo" e o intuito da Porto Seguro é ser menos burocrática no processo, mas que houve um ruído na informação e que o atendente não estava preparado para dar o atendimento no meu primeiro contato.

Em resumo, segundo o atendente, portadores de cartões Porto Seguro tem duas opções para emitir o bilhete de seguro:
- Pelo site da Visa; ou
- Pela Central de Atendimento da Porto Seguro.

Depois, para acusar o sinistro (isto é, acionar a garantia), também existem duas opções:
- Pelo site da Visa (caso o bilhete apareça no site, que não era o meu caso), ou;
- Pela Central de Atendimento da Porto Seguro.

Portanto, vale deixar claro que portadores de cartões Porto Seguro não conseguem emitir o bilhete de seguro ou acusar sinistro pela Central de Atendimento da Visa, que é um procedimento diferente de qualquer outro emissor.

---

Resolvida essa parte, vamos para a segunda parte da novela, que é conseguir de fato ter o problema resolvido.

Meu Notebook é um notebook Gamer da marca MSI e custou 2092.97 USD (8063.79 BRL, na cotação atual). A assistência acredita que será necessário trocar a placa mãe e, além do custo da peça, cobra uma taxa de importação de 2000 BRL (só existe uma assistência técnica autorizada no país). Tenho quase certeza que o custo do reparo será maior ou quase igual o custo do Notebook. Estou curioso para saber como vão tratar o problema.

CrrDs Mensagens: 2
Dom Jul 15, 2018 7:14 pm
@DiegoQueiroz, pela experiência que eu tenho, se o custo do reparo for maior que o valor pago pelo produto, o seu reembolso será pelo valor do produto. A não ser que bata no limite do cartão platinum que é de USD 5.000 por evento, mas não é o seu caso.

Aproveito o tópico para comentar que também tenho sofrido muito com os “pseudo benefícios” da Visa (no meu caso, de um cartão Infinite).

Estou com duas situações em aberto com eles, fora as diversas que já deixei passar, e que provavelmente terei que recorrer ao reclameaqui, consumidor.gov e, se continuar sem resolução, ao JEC.

A primeira situação é justamente um caso de garantia estendida original de um forno de micro-ondas. As alegações para o não pagamento são absurdas, por exemplo, dizem que não cobrem defeitos no condensador e que o equipamento foi ligado numa rede elétrica de tensão mais alta. Ou seja, eles devem ter analisado outro equipamento de uma solicitação de uma outra pessoa. Desde quando micro-ondas tem condensador? E tiraram do nada a informação que foi ligado numa rede mais alta, até porque o equipamento é usado em uma cidade onde a tensão já é 220V, então não teria como ligar em uma mais alta. Mesmo após preencher o formulário de apelação, foi negado o recurso. O valor era de cerca de R$200.

A segunda situação é do seguro de garantia de preço. Eu encontrei o mesmo equipamento por um valor menor em outra loja, dentro do período de 30 dias, e a Visa se nega a ressarcir alegando que uma frase que está na impressão (PDF do site da loja, que eu enviei), diz que o preço só é válido para compras feitas pela internet. Porém a loja só vende pela internet, então a informação é até uma redundância. E eu comprei o produto pela internet, então é exatamente a mesma condição. Neste caso o valor é de cerca de R$800. Ainda estou aguardando a resposta da apelação, mas sem muita esperança de uma resolução.

Já estou prevendo que vou ter que me incomodar com isso, levando até o judiciário. E se tiver que ir por esse caminho, vou juntar todas as negativas de outras situações que tive ao longo dos últimos anos (tive outras 5 ou 6, se não me engano) e que eu deixei passar pra não me incomodar e vou abrir um processo englobando todas, junto com o pedido de danos morais.

Assim como o DiegoQueiroz, eu também sou “jequeiro” (gostei do termo) e também costumo (ou costumava) fazer propaganda para a Visa, mas atualmente tá ficando bem difícil.

Como eu vi aqui nos comentários que a Visa tem lido o FdV, fico a disposição para resolver esses imbróglios administrativamente. Este é caminho que eu gostaria que fosse tomado. E farei a divulgação dos resultados, aqui e em outras redes, com o devido elogio ou crítica de acordo com a solução. Também sou da opinião que a qualidade de uma empresa é fruto da resolução dos problemas nesta esfera. Sinceramente, espero não ter que ir até o judiciário.

DiegoQueiroz Mensagens: 443
Ter Jul 17, 2018 10:13 am
@CrrDs. Muito obrigado pelo relato! É ótimo saber que não estou sozinho!

Confesso que ainda estou protelando o procedimento da garantia estendida porque é um notebook. Ele tem uns problemas irritantes (tela fica piscando, portas USB não funcionam, etc.), mas é um bom notebook. Como preciso dele para trabalhar, acabo deixando para depois: teria que migrar os dados e programas para outro notebook, mas ando muito sem tempo. Mas assim que tiver novidades eu vou postando aqui também.

CrrDs Mensagens: 2
Dom Out 14, 2018 12:12 pm
Desculpem-me pela demora em dar retorno aqui, mas gostaria de informar que consegui resolver uma das situações com a Visa de forma administrativa.

Após eu enviar o formulário de apelação, eles aceitaram os meus argumentos (que foram os mesmos do pedido inicial) e fizeram o reembolso de cerca de R$800 do seguro de garantia de preço.

A situação da garantia estendida relatada não foi resolvida, mas por ser um valor menor eu desisti de ir atrás, por enquanto.

Enfim, poderiam ter resolvido sem causar tanto transtorno ....





Booking.com

Voltar para “Visa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio